Importância de manter a higiene bucal diariamente

0
22
Importância de manter a higiene bucal diariamente
SB post

O Brasil é um dos países que mais se preocupam com as questões de higiene bucal, sendo crescente o número de pessoas que têm procurado uma clínica odontológica e profissionais especializados para realizarem seus tratamentos.

Ao mesmo tempo, também é crescente a preocupação com a estética, sendo um dos países que mais realizam intervenções estéticas. Essas duas questões estão intimamente ligadas, uma vez que um dos motivos na alta dos tratamentos odontológicos é, exatamente, para melhorar a estética facial.

Entretanto, cuidar de sua saúde bucal é muito mais do que isso e, ao mesmo tempo, um complementa o outro. Ter um sorriso bonito, que é a grande busca de muitas pessoas, significa também ter uma maior qualidade de vida.

Por todos esses motivos, a higiene bucal torna-se tão necessária na vida das pessoas, sendo uma das razões para melhorar a autoestima e, ao mesmo tempo, o bem-estar. Alguns profissionais atualmente associam a saúde bucal à saúde emocional.

Cuidados com a higiene bucal

O principal motivo para manter a higiene bucal no dia a dia, entretanto, ainda é a prevenção de doenças causadas pela falta de higiene. Uma boca saudável significa estar livre de dores e infecções, além de ter toda a funcionalidade em perfeito estado.

Por esse motivo, a ida à clínica odontológica pelo menos uma vez por semestre torna-se tão essencial. Por mais que a pessoa tenha a melhor higienização possível durante a semana, algumas limpezas apenas o profissional consegue realizar, além de ser igualmente necessária  para a prevenção.

Grande parte da saúde bucal se baseia na prevenção. Isso porque, de fato, essa é a melhor maneira de evitar que os problemas atinjam sua boca. Mais do que isso, prevenir também é uma questão econômica, uma vez que os tratamentos odontológicos para diversas doenças normalmente são mais caros.

Cuidados diários

Os cuidados diários são aqueles que sempre ouvimos os profissionais da saúde falar sobre: escovar os dentes ao menos três vezes por dia, de preferência logo após as principais refeições para que todos os resíduos de alimentos sejam retirados. 

Além disso, o uso do fio dental é essencial para uma maior higienização, devendo ser utilizado uma vez por dia. A escova, por mais eficiente que seja, ainda não alcança todos os lugares da boca. O fio dental, então, tem o papel de retirar aqueles alimentos que ainda estão presos entre os dentes, mesmo após a escovação.

Na sua próxima consulta na clínica odontológica, pergunte ao seu dentista se você está realizando a escovação da maneira correta. Caso não esteja, isso pode impactar negativamente em todo o trabalho, não surtindo o efeito esperado. Por isso, ninguém mais ideal que o profissional que cuida de toda a boca para te auxiliar na maneira certa de escovar os dentes, promovendo maior proteção a sua boca.

Além disso, é importante atentar-se à escolha dos produtos: uma escova ideal é aquela com cerdas macias, para que não prejudique o esmalte dentário. Já o creme dental, deve ser com flúor, pois essa é uma das maneiras mais eficientes de evitar a desmineralização dos dentes, que causa a cárie.

Cuidados a longo prazo

Esses são alguns cuidados não datados, mas que você deve atentar-se durante toda a sua vida para que os seus efeitos sejam benéficos para o seu corpo. Apesar de influenciar diretamente na saúde da boca, vai além do que esperamos quando falamos sobre higiene bucal.

Alguns alimentos influenciam diretamente na higiene de sua boca, tanto em um aspecto negativo, quanto positivo. Por esse motivo, manter uma dieta balanceada, consumindo diferentes nutrientes é essencial para uma boca (e um corpo) saudável.

A boca agrupa diversas bactérias que vivem ali e a escovação serve para retirar os resíduos de alimentos antes que elas possam se alimentar deles, causando uma deterioração dentária. 

Entretanto, o alimento mais prejudicial à saúde bucal é o açúcar. Isso porque, junto a uma bactéria específica existente na boca, ocorre a liberação de substâncias ácidas que causam a desmineralização do dente. Esse processo, quando ocorre muitas vezes, pode provocar uma fissura no esmalte dentário, desenvolvendo a cárie.

Outros alimentos e bebidas, entretanto, podem causar manchas nos dentes quando ingeridos em excesso. É o caso de bebidas como o café, chá preto, refrigerante de cola que, além do alto teor de açúcar, por ser gaseificada também estraga o esmalte dentário.

Por esses motivos, o ideal é deixar esses alimentos, assim como os carboidratos ricos em amido, para as refeições principais, pois o esperado é que você realize a higienização bucal logo após. Para os lanches entre as refeições, você pode escolher entre esses alimentos:

  • Ricos em cálcio: laticínios (leite, queijo), soja, brócolis e grão-de-bico;
  • Ricos em vitamina C: kiwi, laranja, manga, melão;
  • Fibrosos: maçã, pera, sementes e cereais.

Além disso, é essencial que seja ingerido, no mínimo, dois litros de água por dia, pois isso auxilia diretamente na produção de saliva, que tem um papel importante na proteção da boca, no amolecimento de alimentos e na remineralização dos dentes.

De qualquer maneira, a melhor forma de manter a higiene bucal é buscando orientação na clínica odontológica. Para uma boca saudável, o recomendado é que as visitas sejam feitas uma vez a cada seis meses, no máximo. Entretanto, caso apareçam outros problemas ou se você sentir sintomas de alguma doença bucal, é importante ir ao dentista imediatamente. 

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome