4 dicas para melhorar a saúde bucal da sua família

0
14
4 dicas para melhorar a saúde bucal da sua família
SB post

A saúde bucal tem sido uma preocupação para todos aqueles que entendem a sua importância. Muito mais do que uma questão estética, ter uma boca saudável significa estar livre de dores, de doenças e de infecções.

Além disso, as pessoas têm notado, cada vez mais, a influência da saúde bucal na melhora da autoestima, assim como de sua qualidade de vida. Isso é algo que todos querem para a sua família, não é mesmo? 

Por esse motivo, mais pessoas têm procurado por um plano de saúde odontológico no Brasil. Esse número vem crescendo, inclusive, de maneira mais rápida que os convênios médicos. 

 

2. Monte um kit de higiene para cada um

Com a correria do dia a dia, são poucas as pessoas que realizam todas as refeições em casa. Por esse motivo, é importante que cada membro da família tenha em suas bolsas ou mochilas um kit de higiene bucal.

Esse kit deve conter apenas o essencial para realizar as escovações de maneira eficiente. É importante lembrar que os produtos mudam de acordo com a idade. Sendo assim, o que você comprar para você não é o mesmo que comprará para os seus filhos.

O essencial é que, independente da idade, as escovas tenham cerdas macias para não danificar o esmalte do dente. As escovas de dente das crianças devem ser apropriadas para a sua idade, possuindo um tamanho menor. Assim como o creme dental infantil, que deve ser usado até pelo menos os dez anos, por conter menos flúor.

Além disso, é interessante perguntar à escola em que os seus filhos estudam, se eles incentivam as crianças a escovar os dentes após as refeições que realizam. Dessa forma, é possível assegurar que as escovações ocorrem com frequência. 

2. Atente-se a alimentação

A alimentação impacta diretamente na saúde bucal, uma vez que é através dos resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e a língua que as bactérias se alimentam, produzindo ácidos que causam uma deterioração dentária.

O açúcar e os carboidratos ricos em amido são os maiores vilões dessa história. Os ácidos produzidos pelas bactérias em contato com esses alimentos, causam uma maior desmineralização dos dentes, fazendo com que tenha um maior aparecimento de cáries.

Essa é um dos principais problemas em relação à saúde bucal, que acomete tanto crianças quanto adultos. Por esse motivo, é essencial que os lanches, doces, refrigerantes e, até mesmo, os sucos de caixinha que possuem um alto teor de açúcar sejam substituídos por alimentos mais saudáveis.

Por mais difícil que seja explicar para as crianças o porque o açúcar é tão prejudicial à saúde, o essencial é criar o hábito de comprar ou fazer lanches saudáveis e, ao mesmo tempo, que sejam gostosos, incentivando-os a comer. 

Além disso, alguns alimentos ricos em cálcio são essenciais para que os dentes e ossos cresçam mais fortes e resistentes. Alimentos fibrosos como maçãs, peras e cenouras cruas fornecem uma maior limpeza aos dentes, através do atrito causado durante a mastigação.

 

3. Vá em consultas regulares ao dentista

As consultas devem acontecer uma vez a cada semestre, nos casos em que as bocas já estejam saudáveis. É essencial que os pais habituem os filhos a visitar a clínica odontológica desde pequenos, para que eles estejam acostumados com o profissional, assim como com os procedimentos que serão realizados.

Mesmo durante a infância, é importante que as crianças vão ao dentista. Inclusive, muitos odontopediatras indicam que a primeira consulta seja quando os primeiros dentinhos começarem a nascer, que varia entre os quatro e nove meses.

Além disso, os pais devem não apenas levar as crianças para a consulta, mas realizar a consulta com eles, deixando que o profissional em questão também faça uma avaliação da sua saúde bucal. Afinal, o exemplo é uma das melhores e mais eficientes maneiras de ensinar os seus filhos.

 

4. Tenha um plano odontológico

Possuir um plano de saúde odontológico pode ser benéfico de diversas maneiras, mas as principais delas são:

  • Economia;
  • Rede credenciada;
  • Emergências.

Essa é uma das principais maneiras de economizar e, ainda assim, cuidar da saúde bucal de sua família. Existem alguns planos familiares, em que o valor varia de acordo com a idade e a quantidade de pessoas.

Além disso, o plano de saúde odontológico oferece algo que todos os pais se preocupam: um lugar para correr em caso de acidentes e emergências, existem inclusive alguns consultórios odontológicos 24 horas, oferecendo uma maior comodidade e segurança para todos da sua família. 

Essas são algumas dicas práticas para colocar no seu dia a dia e que podem ajudar na saúde bucal da sua família, afinal, são as pessoas que mais amamos e que merecem cuidados especiais. 

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome