Intercâmbio: dicas para não ser pego de surpresa e cair em armadilhas

ML Intercâmbios, especialista em intercâmbios para Irlanda ajuda você analisar o que deve escolher na hora de viajar

0
518
SB post

O número de jovens e adultos que optam por intercâmbios para os Estados Unidos ou Europa vem crescendo a cada ano. Dois fatores são os mais significativos na hora da decisão de deixar o país, o primeiro é o fator econômico do país em crise que faz com que busquem melhores condições de emprego e estudos e a busca por uma especialização qualificada em instituições de ensino no exterior, para valorizar ainda mais o currículo na hora da contratação.

Mas ficar fora do país por meses, exige do aluno uma atenção redobrada na hora de contratar a instituição, a agência que vai representa-lo no exterior, os professores, enfim, são inúmeros os casos de alunos que tiveram problemas ao chegar no país escolhido. Segundo o diretor da ML Intercâmbios de São Paulo, André Guimarães, o maior problema encontrado é quando alunos escolhem por conta própria e sem garantias, chegam ao exterior e dão com a cara na porta, sem local para ficar, sem escola, sem ajuda. Por isso, a importância de ter uma agência orientando e garantindo qualidade tanto no estudo do aluno, quanto na moradia e segurança do intercambista.

Veja algumas dicas fundamentais na hora de planejar seu intercâmbio:

Programe-se com antecedência. Em países que exigem visto de entrada, esse documento pode demorar para ser concedido.

Preste atenção ao clima. Muitos dos destinos procurados pelos paulistanos têm inverno bem mais rigoroso que o nosso. A maioria dos países possuem inverno com temperatura negativas, como Dublin por exemplo, que chega a -5 graus. Levar casados, luvas e protetores de orelha são essenciais.

Converse com pessoas que passaram pelo mesmo programa que você quer fazer, afinal ter relatos de experiências já vividas ajudam na hora da decisão final do roteiro e do curso.

Um dos fatores mais importantes, segundo André Guimarães, é o aluno não ir sem um seguro-saúde. Se houver a possibilidade de praticar esportes radicais, veja se a cobertura está inclusa no pacote. O seguro saúde é fundamental para casos de urgência. O custo particular para despesas hospitalares em países do exterior é absurdamente caro.

Pergunte se o curso escolhido é reconhecido pelas escolas do Brasil e no caso de pós-graduação, verifique se o seu nível linguístico é compatível com o exigido.

Confira se a agência de viagem faz parte de federações nacionais ou internacionais. Vale checar também se a empresa tem escritórios próximos ao seu destino. No caso da ML Intercâmbios, André conta que a primeira unidade foi fundada em Dublin e a segunda recentemente em São Paulo, justamente para garantir receptivo local, infraestrutura especializada e o melhor rendimento do aluno.

Contrate uma operadora tarimbada em programas de intercâmbio e desconfie de orçamentos muito fora da média do mercado, e por último, mas não menos importante leia o contrato com atenção. Cheque a cláusula de desistência, pois imprevistos podem acontecer. “O melhor é ir à agência, conhecer quem estará representando, telefones e e-mails de contatos, enfim, a agência é uma extensão da família, estamos de prontidão para ajudar e resolver problemas.” Finalizou André.

Mais informações:
ML Intercâmbios – AL. Santos, 200 5º andar – São Paulo

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome