Pinacoteca de São Bernardo recebe a exposição “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”

Com realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) com apoio da IDBrasil, gestora do Museu da Língua Portuguesa, a mostra foi inaugurada na quinta-feira (12/04)

0
554
SB post

A Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) recebe, a partir de 12 de abril, às 19h, a exposição “Origem dos Nomes dos Municípios Paulista”. A mostra surgiu a partir do livro de mesmo nome publicado pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em 2004, em parceria com Helder Perri Ferreira, que realizou o levantamento do nome dos 645 municípios paulistas. Com entrada gratuita, a mostra fica em São Bernardo até 12 de maio.

A exposição apresenta conceitos sobre história, geografia e política como instrumentos para a compreender a formação e a divisão do estado em municípios e o motivo de cada um ter recebido determinado nome. A influência da língua indígena, principalmente da tupi-guarani, é marcante para o entendimento do idioma português falado no território paulista.

“Com muita alegria recebemos mais uma ação do Governo do Estado em nossa cidade. A Secretaria de Cultura tem o objetivo de trazer ações e atividades que agreguem importantes espaços, como a Pinacoteca, com o intuito de democratizar a cultura”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Com 70m², distribuídos em quatro contêineres/display, a  exposição “A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” explora seis eixos: 1) – o que é um município, como ele se forma e se nomeia; 2) – os topônimos: a grande influência das línguas indígenas; 3) – a fé católica – os santos de devoção que viraram nomes de cidades; 4) – os personagens e as homenagens; 5) – o nome dos municípios; 6) – “quem nasce aqui se chama como?”.

Entre os destaques está a tela touchscreen, na qual o público pode criar “cidades ideais” – decidindo se elas ficarão no campo ou na praia, qual será a base da economia, arquitetura, entre outras características. A mostra também conta com a versão digitalizada do livro de Squeff e Ferreira, com os 645 municípios paulistas catalogados com seus respectivos nomes. Para se ter uma ideia, um terço terço dos nomes dos municípios tem alguma influência indígena; cerca de 40 carregam o nome de alguma personalidade histórica; e 59 ostentam nomes de santos da Igreja Católica.

O secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli, ressaltou a importância da ida desta exposição para a Pinacoteca. “Trata-se de um espaço amplo e agradável, mas que, infelizmente, não era muito conhecido da população. Por isso, estamos trabalhando para fazer desse local um polo multicultural aberto para todas as pessoas, com diversas ações culturais”, ressaltou.

Com apoio da Prefeitura de São Bernardo, a mostra é organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, ACAM Portinari e Aquiprom, com parceria da IDBrasil, gestora do Museu da Língua Portuguesa.

Por: Kati Dias

Serviço

Exposição: “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”

Local: Pinacoteca de São Bernardo

Endereço: Rua Kara, 105, Jardim do Mar

Visitação: 12 de abril a 12 de maio, terça a sábado, das 10h às 18h; e quinta-feira, das 10h às

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome