Em Santo André, abertas inscrições para o 3º Encontro de Pesquisadores do Parque Nascentes de Paranapiacaba

Interessados podem se inscrever até 2 de maio e encontro ocorrerá no dia 5 de maio

0
542
SB post

A vila de Paranapiacaba recebe no dia 5 de maio, o 3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. No dia 6 haverá saída de campo, opcional aos interessados em conhecer o parque. As inscrições podem ser feitas até 2 de maio pelo endereço eletrônico parquenascentes@santoandre.sp.gov.br. Na mensagem é preciso informar nome completo, telefone de contato, escolaridade e instituição à qual o interessado pertence. Haverá emissão de certificado de participação.

Segundo os organizadores, os encontros têm como objetivo difundir o conhecimento científico gerado pelas pesquisas realizadas no parque e região. Os dois primeiros aconteceram em 2015 e 2016. Além das apresentações abertas ao público, os encontros também contribuem para a discussão da importância da região de Paranapiacaba enquanto patrimônio natural, científico e cultural da região de florestas da Serra do Mar.

O 3º encontro dá sequência a esta iniciativa com discussões acerca da relevância do Alto da Serra, na região de Paranapiacaba, para o estado atual do conhecimento científico e acadêmico e também de sua importância estratégica na conservação do patrimônio natural, científico e cultural.

No primeiro dia de evento, no Clube União Lyra-Serrano, das 9h às 15h30, cinco pesquisadores farão relatos sobre seus trabalhos, além de uma breve apresentação sobre a unidade de conservação. No segundo, das 9h às 13h, haverá uma saída de campo no parque, opcional aos interessados em conhecer o local.

Parque Nascentes – O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP) foi criado em 2003 pelo decreto n° 14.937. Com uma área de mais de 4 milhões de m², protege um importante remanescente de Mata Atlântica ainda preservada na Região Metropolitana de São Paulo.

Entre as ações para preservar seus recursos naturais, tem-se estimulado a realização de pesquisas científicas.  Em 15 anos de existência o parque foi objeto de estudo de dois pós-doutorados, seis doutorados, sete mestrados, três trabalhos de conclusão de curso de graduação de nível superior e diversas pesquisas e trabalhos técnicos, dentre eles o próprio Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

O 3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Departamento de Parques Municipais da Prefeitura de Santo André. Mais informações pelo telefone 4439-1308/1323.

Serviço:

3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Dia 5 de maio, das 9h às 15h30, no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n), relatos de pesquisadores; dia 6 de maio, das 9h às 13h, saída de campo no parque opcional aos interessados em conhecer o local.

Inscrições gratuitas: até 2 de maio pelo endereço eletrônico: parquenascentes@santoandre.sp.gov.br

Haverá emissão de certificado de participação

Programação completa:

Dia 5 de maio (Clube União Lyra-Serrano – Avenida Antonio Olyntho)

9 às 9h30 – Credenciamento.

9h45 – Abertura do evento – Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo André.

10h – Breve apresentação sobre o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Palestrante: Leandro Wada Simone – Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC), é gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.

10h15 – Serviços Ecossistêmicos na região do Alto da Serra. Palestrante: Edilene Vieira Fazza – Engenheira Ambiental e mestranda em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC.

10h50 – Estrutura e aspectos clínicos de uma taxocenose pós-declínio: anuros da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Palestrante: Diego de Almeida da Silva – Biólogo e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC.

11h25 – Histórico e atual situação da poluição atmosférica na região de Paranapiacaba. Palestrante: Lúcia Helena Gomes Coelho – Graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, professora-adjunta do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC.

11h55 – Mesa de encerramento das apresentações da manhã.

12h30 – 13h30 – Almoço

13h45 – Diversidade de espécies de anuros de Paranapiacaba ou a comparação entre as diversidades do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. Palestrante: Vanessa Kruth Verdade – Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre, doutora e pós-doutora em Zoologia, é professora-adjunta na UFABC.

14h20 – Status atual da população de Actinote zikani. Palestrante: Ronaldo Bastos Francini – Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutor em Zoologia para USP, professor titular da Universidade Católica de Santos desde 1997.

14h – Mesa de encerramento das apresentações da tarde.

15h30 – Encerramento do evento

Dia 6 de maio:

9h às 13h – saída de campo pelo parque (opcional)

Texto: Marcos Imbrizi

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome