Florianópolis: os atrativos da ilha da magia

0
1170
SB post

Oiii, gentee!!!

Capital do estado de Santa CatarinaFlorianópolis também é conhecida como Ilha da Magia e para os íntimos, Floripa. Localizada no Leste do estado de Santa Catarina, é banhada pelo Oceano Atlântico e é uma das três capitais brasileiras que são “ilhas-capitais” no território brasileiro.

O por que de se denominar de Ilha de Magia? Reza a lenda que o nome veio dos folclores e lendas da ilha nos tempos mais remotos, onde bruxas a lobisomens tomavam conta do local, ao ponto de os pescadores ouvirem risada em alto-mar e terem suas embarcações roubadas sem explicações. Lendas a parte, a ilha é um encanto mesmo e tem sua magia com as praias lindas e tranquilas.

Destacamos os melhores pontos turísticos da cidade, prédios arquitetônicos que contam um pouco da história de Florianópolis, e claro, as mais belas praias da ilha.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Estrategicamente posicionada entre a Praia do Forte e Praia de Jurerê, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa integra o triângulo defensivo (junto com a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones) da Baía Norte do estado de Santa Catarina. O passeio nos remete a época (1740) da ocupação portuguesa na ilha e ainda podeos comtemplar uma bela vista no local.

Palácio Cruz e Sousa

Hoje o Palácio é sede do Museu Histórico de Santa Catarina, está localizado na Praça XV, no centro da ilha, mas desde sua construção no século XVIII, o Palácio Cruz e Sousa foi a “Casa do Governo”. Sofreu várias reformas arquitetônicas até manter os ares ecléticos na decoração. A suntuosa escadaria, acompanhada das balaustrada e os balcões em mármore de Carrara chamam atenção dos visitantes. Desde 1984 o Palácio foi tombado pelo estado de Santa Catarina e pelo município de Florianópolis.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

Unidade de Conservação criada em 1981 apresenta o melhor modelo de infraestrutura de lazer e educação ambiental, aliada à preservação do meio ambiente. São mais de 2.030 hectares e ainda abriga a maior lagoa de água doce da costa catarinense, a Lagoa do Peri. Além da lagoa, o parque possui três trilhas ecológicas, com muitas cachoeiras, sítios históricos, córregos e outras atrações ecológicas e remanescentes da Mata Atlântica.

Projeto TAMAR

Projeto TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas no Brasil, todas com ameaça de extinção. Em Santa Catarina há sede do projeto desde 2005 na região da Barra da Lagoa, em Floripa.

Praia do Ingleses

É uma das praias mais conhecidas e famosas de Florianópolis. Localizada no bairro Ingleses, ao norte da ilha, possui 4,83km (51.57 miles) de extensão, sendo possível aproveitas vasta faixa de areia, mar aberto em tons de azul com poucas ondas. A praia do ingleses é o local indicado para passeios náuticos e sandboard (surfe de areia!!)

Praia da Joaquina e Dunas da Joaquina

No leste da ilha de Floripa, no Distrito da Lagoa da Conceição, temos a Praia da Joaquina, até o ano de 1975 era conhecida como Praia do Campeche. Os três mil metros de extensão são convidativos para surfistas e esportistas de outras categorias a beira mar. As Dunas da Joaquina também são procuradas para a pratica de sandboard. Quando a noite cai, a praia da Joaquina continua sendo o ponto de encontro para os agitos noturnos, com boa estrutura na orla.

Praia do Santinho

No Distrito do Rio Vermelho (40km (24.85 miles) do centro de Florianópolis) temos a Praia do Santinho. São dois km de extensão de praia com mar aberto e agitado. Nessa praia encontramos atrativos únicos, como a arte rupestre com mais de cinco mil anos e a Pedra do Santinho que deu nome a praia.

Praia de Jurerê Internacional

Bairro nobre e luxuoso de Florianópolis, Jurerê Internacional (até pelo nome sabemos que o nível social é outro) atrai muitos turistas e nativos que querem diversão de qualidade nas chamadas Beach Club. Aqui é música eletrônica e muito champanhe a beira mar. A praia que é sede desses encontros de alto padrão é a praia de Jurerê e seus 3km (1.86 miles) de extensão. No verão o movimento é intenso, mas ainda é possível encontrar um lugar ao sol com tranquilidade.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!

E não esqueça de “amar” o post ????

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome