Volta às aulas: aprenda a controlar o peso do seu filho

Cardiologista aponta o que os pais devem fazer para a alimentação ser saudável e sem risco para o coração

0
593
SB post

Bolachas recheadas, bolos, doces, refrigerantes e sucos de caixinha. Esses produtos que costumam compor o lanche das crianças e que parecem inofensivos na verdade podem se tornar uma bomba calórica para as crianças. Alimentos industrializados contém, normalmente, um alto teor de gordura trans e podem aumentar o colesterol ruim (LDL) contribuindo para o aumento nos índices de obesidade infantil.

“O alto teor de sódio nesses alimentos, que são levados nas lancheiras e até comercializados na cantina da escola,  é extremamente prejudicial afetando a pressão arterial e causando riscos ao coração”, afirma o cardiologista Paulo Frange.

O médico defende que o nutricionista deveria ser a porta de entrada nos postos de saúde em casos de atendimento pré-natal, ambulatórios de hipertensão ou problemas gastrointestinais, antes mesmo do médico.

“É preciso erradicar a obesidade que se transformou em epidemia”, destaca o Médico.

Uma pesquisa feita no Brasil pela Vigitel, um sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas, apontou que a obesidade no país cresceu 60% em dez anos. A porcentagem de indivíduos obesos pulou de 11,8% para 18,9%, isso quer dizer que um em cada cinco brasileiros, um está acima do peso. A consequência é o aumento de doenças crônicas e metabólicas e de alta morbidade, como o diabetes que foi de 5,5% para 8,9% e a hipertensão arterial de 22,5% para 25,7%. Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade custa ao Sistema Único de Saúde (SUS) quase R$ 500 milhões por ano.  Recentemente o relatório divulgado pela ONU sobre a obesidade e o sobrepeso destaca que 7,2%  das crianças menores de cinco anos na América Latina e Caribe  sofrem com sobrepeso.

Saiba mais sobre o Médico e vereador Paulo Frange

Paulo Frange é vereador eleito pelo PTB em São Paulo desde 1997 e está em seu sexto mandato. É um dos mais atuantes da câmara tendo mais de quatrocentos e sessenta projetos protocolados, 160 aprovados e sancionados em lei e 201 em trâmite. Entre os destaques da atuação do vereador, estão leis relacionadas à saúde, Política Urbana e Administração. É de autoria do vereador a lei que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito e Transporte que prevê o financiamento de ações que envolvam a educação no trânsito, a sinalização, a engenharia de tráfego e de campo, o policiamento e fiscalização através do direcionamento de recursos proveniente das multas de trânsito. Atualmente o vereador é o relator da lei de zoneamento. Nascido em Uberaba, Minas Gerais, Dr. Paulo Frange é médico cardiologista tendo iniciado a carreira no Instituto Dante Pazzanese e durante 15 anos foi diretor clínico do Centro Hospitalar Dom Silvério Gomes Pimenta, atual Hospital São Camilo de Santana, o maior complexo hospitalar da Zona Norte de São Paulo. E é na área da saúde que está uma das suas maiores bandeiras como vereador, a construção do Hospital Municipal da Vila Brasilândia.

Vereador Paulo Frange
https://www.facebook.com/paulofrangepress/
http://www.paulofrange.com.br/
https://twitter.com/paulofrange
Paulo Frange (@paulofrange) | Twitter

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome