Dicas valiosas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez

0
59
Dicas valiosas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez
SB post

Viajar, sem sombra de dúvidas, é um desejo de muitas pessoas. A possibilidade de conhecer outros lugares do mundo, culturas, estilos de vida e até outros indivíduos é bastante incentivadora. Mas também é assustador para quem for viajar sozinho pela primeira vez.

O texto de hoje abordará algumas dicas e orientações que você deve estar atento ao se planejar para viajar sozinho a primeira vez, o que é essencial levar, o que você deve prestar atenção e alguns dos melhores lugares para se visitar.

Viajar por si só já é uma experiência muito rica e satisfatória. Somente o fato de largar uma rotina de trabalho e estudos para simplesmente se distrair, ter um pouco de entretenimento e conhecer lugares que nunca visitou antes, é algo bastante fantástico.

Independentemente se o seu trabalho é dentro de uma empresa de engenharia elétrica ou você trabalha por conta, às vezes é bom tirar um tempo para si e conhecer as maravilhas que o mundo tem a oferecer, seja em outro estado ou outro país.

E, seja por suas férias não combinarem com as de outras pessoas ou simplesmente por preferência própria, é muito provável que, em algumas dessas vezes, você tenha que viajar sozinho(a) e sentir na pele essa experiência.

Será interessante que tenha preparo para que não aprenda tudo na base da dificuldade no caminho, como se planejar com antecedência e pensar em um roteiro de viagem, por exemplo, se você visitará a fabricante de etiquetas adesivas da cidade durante o percurso.

Portanto, para responder essa e outras dúvidas, além de ficar por dentro do que é necessário para viajar sozinho pela primeira vez, confira o tópico a seguir.

 

Primeiramente: o que é necessário?

Embora seja potencialmente mais simples do que viajar com mais pessoas, ainda sim é necessário um certo planejamento e cuidado ao começar a programar a sua viagem para descobrir outros lugares do país e do mundo.

Além de pensar no lugar e no período que ficará de viagem, é necessário pensar no dinheiro que será gasto e com o que gastará. Até mesmo um hotel simples pode possuir um sistema de automação residencial e elevar o processo da hospedagem.

Seguindo essa linha de raciocínio, alguns elementos devem ser bastante planejados antes da sua primeira experiência viajando sozinho, que são:

  • Dinheiro que será gasto;
  • Lugar de destino;
  • Principais atrações locais;
  • Hospedagem;
  • Cuidado com as bagagens.

Ou seja, até mesmo coisas simples podem demandar muito tempo e podem acabar saindo de controle, caso você nem cogite tal possibilidade, diferente de, por exemplo, um material para borracharia que você simplesmente liga ou faz uma cotação para adquirir.

E é sempre bom lembrar que, essa é a sua primeira viagem, portanto, alguns costumes devem ser postos em prática desde já para que você não crie maus hábitos para possíveis novas viagens que você fará futuramente.

Sem mais delongas, confira algumas de nossas dicas e orientações para que a sua primeira viagem seja um sucesso.

 

01 – Escolha o destino

O destino é o primeiro lugar que você deve pensar antes de começar o seu planejamento, afinal, ele ditará diversas outras circunstâncias, elementos e ações que você deverá tomar para calcular o que precisa saber antes da viagem.

Isso ajuda a você conhecer o lugar e entender quanto gastará, onde dormirá, quais as principais atrações, entre muitos outros. Tal decisão impacta até mesmo coisas mais simples, como a renovação de licença ambiental do hotel que se hospedará.

Existem diversos motivos que podem te incentivar a viajar para um determinado lugar. Pode ser uma imensa vontade sua, talvez a cultura e crença local ou, até mesmo, conhecer os marcos históricos. A variação é bastante alta.

 

02 – Faça um planejamento financeiro

Sempre é importante se planejar financeiramente antes de começar uma viagem, seja a primeira ou a décima. E, tão importante quanto esse elemento citado, é sempre levar mais dinheiro do que você estimou, principalmente para caso ocorram imprevistos.

Mesmo que o dinheiro a mais seja algo bastante comum e simples, como uma cesta básica de natal, é extremamente comum que algumas coisas não saiam como planejadas e você acabe gastando mais do que previu.

Por isso, é melhor prevenir do que remediar. Pense no gasto da viagem e tenha ao menos um reserva para possíveis contratempos, nem que seja apenas R$50 a mais.

 

03 – Pesquise um pouco sobre o local

Uma estratégia bastante comum realizada por diversas pessoas no mundo é pesquisar sobre o destino que se está indo e, consequentemente, entender um pouco mais sobre a história local e sobre as principais atrações.

Claro que existem coisas que podem não ser tão divulgadas, como a fama de uma possível empresa de locação de tendas para eventos, mas a ideia principal é saber com
antecedência os principais pontos turísticos do lugar e o que é possível fazer no local.

Também, caso já esteja no local ou queira descobrir um pouco mais por conta própria, pode ser interessante conversar com moradores locais e até mesmo em centros urbanos com alguns feirantes e vendedores. Quem melhor conhece o lugar do que as pessoas que nele moram?

 

04 – Hospedagem é essencial

De nada adianta planejar tudo e pensar em mil e uma maneiras de passar seus dias no destino de sua viagem se não tiver um local para dormir e passar o tempo com segurança. Por isso, a hospedagem é parte fundamental da viagem, e que você deve pensar e muito.

Existem diversas empresas que oferecem bons hotéis e, até mesmo, chalés para que você fique durante o período de sua estadia, muitos localizados próximos a centros. Também há a possibilidade de ficar hospedado em casas com aluguéis, caso essa seja a sua vontade.

Muitos desses hotéis oferecem diversos serviços, até mesmo aluguel de carro para noiva. O importante é estar bem localizado e perto de um supermercado, farmácia ou algum outro estabelecimento que seja essencial para você.

 

Lugares para visitar em sua primeira viagem

Agora que você já tem ideia do que é necessário para se preparar em sua primeira viagem, é bastante interessante que saiba alguns dos locais mais belos, inspiradores e que valem muito a pena visitar. Confira agora mesmo a lista a seguir!

 

Paraty – Rio de Janeiro

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos lugares mais charmosos, aconchegantes e acolhedores de todo o Brasil. Paraty é uma cidade linda e que passa uma sensação de tranquilidade para todos que a conhecem, deixando um gostinho de quero mais na hora de ir embora.

Um dos principais pontos turísticos é a contemplação de estruturas, casas e igrejas históricas dos séculos 17 e 18. Caso prefira, pode visitar suas belas praias ou, até mesmo, o Centro Histórico, barzinhos e praças da região.

Uma curiosidade bastante interessante é que tanto os moradores quanto visitantes dizem que estar na cidade é uma espécie de viagem no tempo, já que pouca coisa mudou desde os anos de 1800.

 

Foz do Iguaçu – Paraná

Essa é uma das experiências mais marcantes com a natureza para qualquer pessoa que viaje para lá, principalmente se for sozinho. É bastante chamativa também para quem gosta de esportes radicais, tendo o local diversos deles e muitos entusiastas.

Mas o principal atrativo são as Cataratas do Iguaçu, um grande patrimônio da humanidade e uma das visões e sensações mais belas já vistas. Isso sem mencionar um provável passeio no Parque do Iguaçu e pacotes que envolvem trilhas e um “banho” de algumas cachoeiras das cataratas.

 

Viena – Áustria

Saindo um pouco do foco do Brasil, a Áustria é um país belíssimo e a cidade de Viena é um dos lugares mais bonitos já vistos, sendo um local turístico que muitos visitantes gostam de estar por causa do aconchego, recepção e quantidade de atrações.

Caso você goste de diferentes tipos de cafés, museus e teatros, saiba que a Áustria é o local que você está procurando.

 

Considerações finais

O texto de hoje abordou diversas dicas e orientações de muito valor para você que pretende viajar sozinho (a), informando alguns cuidados necessários e precauções, além de alguns dos lugares mais bonitos e chamativos para a sua primeira viagem.

Claro que cada um decide por si só o que fará e como fará, mas considere utilizar as informações desse texto e adapte a sua realidade, aproveitando ao máximo cada segundo de sua viagem, criando uma memória e um momento incrível de sua vida.

Pois bem, o que resta agora é sentar e planejar como você realizará tal viagem. Aproveite e desfrute dos bons momentos!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome