Para o bem ou para o mau, o Chat GPT está impactando a sociedade. Saiba como!

0
26
Para o bem ou para o mau, o Chat GPT está impactando a sociedade. Saiba como!
SB post

No início do ano, a mãe do menino Alex somente descobriu que o filho era portador de uma doença rara, depois de utilizar o Chat GPT para pesquisar os sintomas. Com o diagnóstico de síndrome da medula ancorada, o menino foi encaminhado para uma cirurgia, da qual ainda está se recuperando.

O caso foi muito repercutido nas últimas semanas, pela forma como simboliza os impactos do Chat GPT na sociedade atual.

Seja na comunicação cotidiana, na disseminação de informações, na criação de conteúdo ou mesmo no auxílio em tarefas complexas, a IA está moldando o mundo de maneiras profundas e variadas.

Mas, afinal, o que é essa ferramenta? Como ela funciona? E, principalmente, quais são os pontos positivos e negativos desses impactos?

Entenda o Chat GPT

Desenvolvido pelo laboratório estadunidense OpenAI, o Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial que funciona como um mecanismo de buscas.

Ela é capaz de entender e responder a perguntas, fornecer informações, redigir textos e até mesmo simular conversas com uma variedade de personalidades e estilos.

Com sua capacidade de gerar respostas coerentes e contextualmente relevantes, ele é frequentemente utilizado em plataformas de mensagens e redes sociais para interações humanas simuladas. Seu funcionamento baseia-se em diferentes etapas:

  1. A primeira delas é um treinamento que utiliza uma vasta quantidade de dados textuais da internet, que abrangem desde publicações jornalísticas a mensagens de redes sociais.
  2. Em seguida, ocorre um direcionamento para tarefas mais específicas, feito com a ajuda de dados supervisionados, fornecidos por humanos.
  3. Ao final do processo, o conhecimento obtido pelo Chat GPT é utilizado para atender os serviços solicitados pelos usuários, seja uma pergunta ou uma tarefa. A ferramenta analisa o contexto da conversa e gera uma resposta que seja coerente e relevante.

Ele basicamente funciona utilizando uma arquitetura de rede neural avançada para compreender e gerar texto de maneira coerente e relevante.

Seu processo de pré- treinamento, geração de texto baseada em contexto e capacidade de aprendizado contínuo o tornam uma ferramenta poderosa para uma variedade de aplicações no processo de linguagem “natural”.

Não tão bonito quanto parece

Apesar dos avanços que a ferramenta vem oferecendo, como o caso de Alex, nem tudo são flores no que diz respeito ao Chat GPT, pois muitas polêmicas circulam o seu funcionamento, bem como as práticas de sua desenvolvedora, a OpenAI.

Por um lado, ele pode ajudar na produção de conteúdo educacional e informativo, ampliando o acesso ao conhecimento. No entanto, também pode ser usado para espalhar desinformação e teorias da conspiração, alimentando um ambiente de desconfiança.

Em janeiro de 2023, uma reportagem da revista Time revelou que a empresa utiliza trabalhadores terceirizados para rotular dados.

Essa “força de trabalho oculta”, como foi chamada pela companhia, recebia o equivalente a apenas dois dólares por hora, além de lidar com diversos problemas de saúde mental, em decorrência da exposição a conteúdos tóxicos.

O que o Chat GPT pode significar para a mídia/jornalismo?

A mera existência do Chat GPT coloca vários campos em risco, sendo o jornalismo um dos principais.

Em julho, a OpenAI anunciou um investimento de 10 milhões de dólares na AJP (Projeto de Jornalistas Americanos, em tradução livre), com o objetivo de treinar o uso da inteligência artificial na prática jornalística.

Desta forma, listamos alguns desafios e limitações enfrentados pela mídia quando o assunto é IA.

  • Risco de disseminação de desinformação e fake news devido à capacidade das IA´s de garagem textos convincentes;
  • Necessidade de implementação de práticas robustas de verificação de fatos para mitigar esse problema;
  • Limitações na capacidade da IA de compreender o contexto e a subjetividade das notícias.

A inteligência artificial tem potencial para revolucionar a mídia como um todo, oferecendo novas maneiras de criar, distribuir e consumir notícias, no entanto é muito importante abordar essas inovações com cautela e responsabilidade, garantindo que elas sejam usadas para promover a precisão, transparência e qualidade na apuração dos fatos.

Vantagens e desvantagens do Chat GPT

Vantagens e desvantagens do Chat GPT

Em resumo, o impacto da inteligência artificial na sociedade é mais complexo do que podemos imaginar no momento.

Enquanto oferece oportunidades para melhorar a comunicação, ampliar o acesso ao conhecimento e aumentar a eficiência em várias áreas, também apresenta desafios significativos relacionados à autenticidade, confiança e responsabilidade.

Desta forma, algumas vantagens e desvantagens podem ser mencionadas, como:

Vantagens do ChatGPT:

  • Geração de texto coerente;
  • Eficiência na automação de tarefas;
  • Personalização de conteúdo;
  • Melhoria na eficiência de comunicação.

Desvantagens do ChatGPT:

  • Risco de desinformação;
  • Limitações da compreensão de contexto;
  • Dependência da qualidade de dados de treinamento
  • Questões éticas e de privacidade;

Portanto, é essencial abordar essas questões de forma ética e ponderada, garantindo que o uso de Chat GPT beneficie verdadeiramente o bem estar e o progresso da sociedade.

É crucial abordar essas vantagens e desvantagens de forma equilibrada ao considerar a implementação e o uso das IA´s em diversas aplicações.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome