Como criar um pop-up no WordPress usando plugins

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Como criar um pop-up no WordPress usando plugins
SB post

Decidiu criar um pop-up para informar seus usuários? Ou captar clientes? Está com medo de usar a ferramenta da forma errada e afastar seu público?

Neste texto vamos apresentar os melhores plugins disponíveis no WordPress para a criação de pop-up e como utilizá-lo da maneira correta.
Utilizando as configurações de gatilhos o seu pop-up pode se tornar menos invasivo para o visitante.

Vem que a gente explica!

O que é um pop-up?

Pop-up é uma janela que abre com o objetivo de informar o visitante sobre diversas situações, como promoções que estão acontecendo no seu site, exibir um formulário para ampliar o número de inscrições e contatos da sua empresa, entre muitas outras coisas.

O pop-up pode ser utilizado de várias formas. Ele pode abrir um vídeo, uma caixa de notificação, formulários de contato, slides ou banners. E com os plugins você pode configurá-lo do jeito que achar melhor.

Essa ferramenta é muito utilizada em estratégias de marketing para aumentar a taxa de conversão ou na captura de leads.

Como configurar o pop-up para que não fique incômodo?

Antes de começar a encher o seu site com pop-up, ou se você acha essa ferramenta extremamente inconveniente, saiba que há várias formas de configurar uma janela pop-up para que ela não apareça a todo momento ou para qualquer pessoa.

O objetivo do pop-up é aprimorar a comunicação com o visitante. Então, é importante que você use da forma correta, para não acabar fazendo o contrário do que você quer, que é: conquistar o público.

Além do pop-up ter um design limpo e amigável para o usuário, é preciso que você configure a segmentação do pop-up. Isso quer dizer que você tem que pensar para qual público ele será apresentado e no posicionamento do pop-up.

Você pode configurar o pop-up para aparecer em diversas situações, como:

  • Posicionamento de leitura: Você pode utilizar o pop-up logo no começo ou no fim da leitura do seu conteúdo. Dessa forma você já tem a atenção desse usuário, e a probabilidade de conversão é muito maior. Enquanto que pop-ups no início, tendem a deixar as pessoas irritadas.
  • Público específico: O pop-up só é ativado a partir da geolocalização da pessoa. (Você pode usar essa opção quando a empresa é muito grande e faz promoções específicas para determinadas regiões, como imobiliárias, por exemplo). O pop-up ainda pode surgir para tipos de dispositivos específicos e fonte que levou o visitante até seu site.
  • Tempo de leitura: A janela só é desbloqueada para o usuário depois de um certo tempo na página. Diferente do posicionamento de leitura, o pop-up só vai aparecer se a pessoa realmente ler o seu texto, e não quando ela estiver rolando a página.
  • Mudança de página: Quando o leitor clica para ver um outro artigo, isso quer dizer que ele já está engajado com o seu conteúdo e talvez decida ler o pop-up e até mesmo se inscrever (caso for um formulário).
  • Saída do site: O pop-up só aparece quando a pessoa decide fechar o site. É uma forma de tentar chamar a atenção para um último retorno ao site.

Configurar o pop-up de forma correta tem como princípio não mostrá-lo para pessoas que não se encaixam no perfil do seu site. Se o usuário não chegou até o fim do seu conteúdo, não tem porque mostrar um pop-up pra ele, provavelmente, ele não vai se interessar.

O pop-up tem que ser mostrado para o público que já ficou engajado com o seu conteúdo.

Para qual finalidade posso usar o pop-up?

Há diversos motivos para usar uma janela pop-up dentro do seu site. Essa ferramenta pode ajudar na sua taxa de conversão ou no aumento das vendas de um produto em promoção. Além disso, você pode alcançar esses outros fatores:

  • Exposição da marca;
  • Informar promoções;
  • Aumento de leads em campanhas de e-mail marketing;
  • Capturar contato dos visitantes;
  • Preenchimento de formulários;
  • Engajar o visitante e assim aumentar a taxa de conversão.

Você ainda pode oferecer descontos e recursos secretos para quem se inscrever na sua lista de e-mails.

Utilizando a ferramenta de pop-up de forma correta, o plugin pode se tornar um aliado importante nas suas estratégias para aumentar a exposição dos seus serviços e produtos.

Se você está pensando em usar o pop-up para conseguir realizar um e-mail marketing, temos uma matéria sobre o que NÃO fazer nas suas ações de e-mail marketing, que pode te interessar.

6 plugins para criar um pop-up no WordPress

sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress (CMS) oferece mais de 58 mil opções de plugins para diversas finalidades. Dentre eles, plugins para a criação de janelas pop-up.

Neste tópico citaremos os mais relevantes do diretório.

1. Popup Maker

Com 300 mil usuários, o plugin Popup Maker é um dos mais populares no WordPress.

Você pode criar avisos de cookies, caixas de vídeo, banners, slides, adesivos e caixas de notificações. E ainda pode controlar a posição, tamanho e animações dos pop-ups.

Em questão de configuração, é possível adicionar vários gatilhos para cada pop-up. Por exemplo, em um momento específico da leitura ou quando o usuário clicar em um determinado elemento.

A frequência com que esse pop-up aparece para o usuário pode ser configurada também, através dos cookies.

Popup Maker possui temas prontos para você escolher. Ele vem acompanhado de um editor, no qual você pode editar o seu pop-up e ver as alterações em tempo real.

O plugin ainda permite a integração com WooCommerce que possibilita exibir os pop-ups de acordo com os itens que a pessoa coloca no carrinho de compras.

Alguns recursos podem não estar disponíveis na versão gratuita, para isso é necessário contratar um pacote para a utilização completa da ferramenta.

2. Popup Builder

O Popup Builder não tem tantos recursos como o Popup Maker, mas permite utilizar qualquer tipo de conteúdo em seus pop-ups, definir o design e os efeitos especiais, além de criar imagens, formulários de inscrição, HTML e regras de exibição.

O plugin também fornece uma extensão para vincular o Google Maps, previsão do tempo, e outras mídias digitais para você aumentar o engajamento com o seu cliente.

Popup Builder faz integração com provedores de serviços de e-mail como o AWeber, Ninja Forms, MailChimp e Gravity Forms. O plugin se conecta ao WooCommerce, dessa forma você pode oferecer descontos para seus clientes, de acordo com a atividade deles dentro da loja.

Uma função que pode ajudar você nas suas futuras campanhas é a de acompanhamento de dados, onde é analisado o comportamento do consumidor. Assim você pode ter uma ideia, em quais áreas o seu pop-up pode ser melhorado.

Lembrando que para ter os recursos avançados, você precisa comprar a extensão Popup Builder.

3. Popup by Supsystic

Este plugin também tem a versão paga e gratuita. Na versão gratuita você pode criar modelos ou usar os modelos que já estão prontos. Ainda é possível fazer a integração com formulários de contatos, ou até mesmo exportar uma lista de inscritos.

Dentre os serviços que a Popup by Supsystic oferece, estão: a verificação de idade; mais de 60 modelos prontos de pop-up; criação de iFrames; PDFs; tela cheia e Google Maps.

Há uma opção de realizar testes de campanhas. Para analisar e identificar qual tipo de propaganda converte mais o público.

O plugin ainda fornece um mecanismo que o usuário só consiga fechar um pop-up se realizar uma ação, como deixar uma curtida ou compartilhar um post.

Para ter a opção de ativar gatilhos como rolagem de tela, pop-up de saída, entre muitas outras funções, é preciso comprar a licença.

4. ARI Fancy LightBox

Para criar um pop-up de vídeo no seu site, o ARI Fancy Lightbox pode fazer isso. Ele tem a capacidade de importar vídeos do Youtube, Dailymotion, Vine, Metacafe e Vimeo.

Ainda é possível mostrar arquivos PDFs, links do Google Maps, páginas de site, suporte a shortcode e visualizar imagens de produtos WooCommerce.

O plugin ainda oferece a opção de manusear o pop-up, como arrastar, toque duplo, movimentos de expandir e minimizar.

O que faz o ARI Fancy Lightbox se destacar dos demais, é que o suporte é de 24h por dia, até mesmo para usuários da versão gratuita.

5. Sumo

Sumo é considerado um dos melhores da categoria de plugins gratuitos para a criação de pop-up. Pelo motivo da ferramenta disponibilizar muitos recursos para impulsionar suas campanhas nas redes sociais, lojas, ou no aumento das listas de e-mails.

Isso porque o plugin oferece a possibilidade de colocar botões de compartilhamento em seus conteúdos, facilitando para os leitores compartilharem seu site em redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e etc.

O Sumo permite de forma fácil a criação dos seus pop-ups, além disso, você pode criar um e-mail de boas-vindas para os que se inscreverem na sua lista de contatos.

O plugin também oferece a opção de gatilhos e segmentação.

Porém, alguns desses recursos podem estar na versão paga do plugin.

6. OptinMonster

OptinMonster é um plugin totalmente pago, porém ele contém mais de 800 mil usuários, este sucesso se deve ao fato de a ferramenta ter sido uma das primeiras a criar o plugin pensando em estratégias de marketing e no gatilho de saída do pop-up.

São cerca de 26 efeitos de gatilhos para você adicionar na hora de configurar. Você ainda pode utilizar os modelos prontos ou criar do zero com as opções de arrastar e soltar, com o uso de CSS personalizados, HTML ou atalhos do WordPress.

Se configurando, sempre que o visitante clicar em uma imagem ou link, um pop-up vai pedir que compre o produto, ou pode até mesmo apresentar um desconto.

Transformando qualquer imagem e link em uma campanha, sua taxa de conversão pode aumentar e o abandono de carrinho pode diminuir.

Como o plugin é pago, você pode utilizar todos os recursos que o OptinMonster oferece, como os gatilhos de saída, geolocalização, tempo na página, rolamento, cliques, entre muitos outros.

Analisando o comportamento do usuário, você não vai incomodá-lo exibindo um pop-up para quem já foi convertido em outra ocasião.

Ao realizar campanhas personalizadas com o OptinMonster, você tem a chance de comparar e saber quais delas foram mais bem sucedidas, para assim, repetir a fórmula.

Para obter os recursos do plugin, o preço do OptinMonster varia de US$9 (em torno de R$45) a US$49 (em torno de R$248) por mês.

Conclusão sobre como criar um pop-up

Falar de pop-up pode ser um assunto difícil, pois alguns usuários acham a ferramenta invasiva e pouco atrativa.

Porém, aliado às estratégias de marketing e configurado da forma correta, o pop-up para WordPress pode aumentar o engajamento do seu site.

Se essa janela não tiver informações necessárias que o seu público esteja de fato interessado, ela só vai atrapalhar o usuário a permanecer no seu site.

Então, use o pop-up do WordPress com moderação!

E o que você pensa sobre os pop-ups? Acostumou? Odeia? Conta pra gente nos comentários!

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