Ator e diretor se une a empresários e abre empresa de marketing e produção audiovisual com atuação no Brasil e nos Estados Unidos

Nos últimos anos, enquanto a economia do Brasil estava em recessão, o setor audiovisual continuou a crescer. Este é um mercado bilionário que oferece muitas oportunidades de negócios.

0
620
empresa de marketing e produção audiovisual
SB post

Nos últimos anos, enquanto a economia do Brasil estava em recessão, o setor audiovisual continuou a crescer. Este é um mercado bilionário que oferece muitas oportunidades de negócios.

Segundo o estudo de 2016 “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, realizado pelo SEBRAE, Fundação Dom Cabral e a Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais – APRO, o mercado mundial de produção audiovisual apresentou um faturamento de cerca de US$ 400 bilhões em 2015, tendo gerado milhões de empregos diretos. No Brasil, a mesma pesquisa aponta que a receita operacional líquida das empresas de audiovisual do país chegou a R$ 42,7 bilhões em 2015, com geração de 98,7 mil empregos diretos e 107,6 mil indiretos. Vale ressaltar que a participação do setor audiovisual na economia brasileira chegou a 0,44% em 2015, tendo apresentado um crescimento relativo de 10% entre os anos de 2010 e 2014.

Dentro deste mercado é cada vez maior a força do mercado de vídeos online, especialmente por meio de redes sociais e principalmente por meio do YouTube. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, Fundação Dom Cabral e APRO (2016), o Brasil se destaca como um dos países que apresenta os maiores tempos médios de acesso à internet pelo computador ou celular, com cerca de 5h26 por dia, com destaque especial ao acesso de redes sociais. Sendo assim, o país desponta como um mercado de alto potencial de consumo de mídias digitais.

Aos 17 anos que Rafael Almeida iniciou a carreira como ator na novela “Páginas da Vida,  dirigida por Jayme Monjardim e escrita por Manoel Carlos. Durante as gravações na emissora, ele se interessou e acompanhou todo o processo da equipe técnica da novela, onde ele se apaixonou por esse universo fílmico e criativo.

“Comecei a comprar câmeras, lentes, ler, assistir filmes para analisar movimentação de câmera, direção de fotografia, atuação, figurino, proposta de cor, conceitos, etc. Realmente criei uma obsessão por entender o processo por trás das câmeras. Quais são os mínimos detalhes que fazem o resultado final ser tão sofisticado e diferenciado? Tudo isso começou a me fascinar. Nas pausas das cenas em que eu realizava como ator, perturbava os câmeras, diretores de fotografia e editores com as minhas perguntas curiosas e a minha sede de aprender sobre o assunto! O dinheiro que ganhava era para comprar equipamentos de filmagem, mesmo que fosse apenas para filmar uma viagem com os amigos ou um sarau de música que acontecia na minha casa. Então, como eu queria editar o material que captava, mesmo sendo filmagens amadoras; comecei a minha paixão por edição. Continuei atuando em novelas, fazendo musicais, peças de teatro mas sempre me aprofundando cada vez mais no estudo como diretor”, relembra o ator, atualmente com 29 anos.
A partir daí, Rafael decidiu unir a paixão pela atuação, música e direção. Ele montou uma  produtora de vídeo no Rio de Janeiro quando ainda tinha 19 anos de idade. Para se capacitar ainda mais, estudou cinema, participou de muitos workshops e teve um grande processo de imersão nos estudos para ser diretor.
“Acredito que a minha formação musical e a experiência de 14 anos estudando e trabalhando como ator tiveram um peso muito grande no meu trabalho de direção. Além disso, acredito que o meu maior aprendizado veio de dois lugares: a convivência e troca de experiência com os grandes profissionais da equipe técnica, direção e elenco dos projetos que trabalhei na TV e no Teatro; e da quantidade de referências que busquei assistindo muitas obras de grandes diretores do cinema mundial”, acredita o empresário, ator e diretor.
Rafael perdeu as contas de quantos projetos sua produtora já realizou. Ele acredita que foram mais de 100, entre eles muitos clipes que se destacaram no mercado musical, comerciais publicitários. As visualizações desses trabalhos ultrapassam 500 milhões de visualizações. O prazer era tanto que o artista entrava até em projetos pequenos, despretensiosos, por puro prazer de realizar e vivenciar a experiência artística.
Projetos de artistas renomados da música já foram dirigidos por Rafael Almeida, como: Simone e Simaria, Marcos e Belutti, Brian McKnight, Paulo Ricardo, Banda Onze:20, Jorge Vercillo, Guilherme e Santiago, Cristiano Araújo, Grupo Imaginasamba, Lexa, Grupo Tá Na Mente, Latino, Alinne Rosa, Luiza Possi, Amado Batista, Mano Walter, César Menotti e Fabiano, Jhama, Kevin White, Grupo Oriente, Leonardo Gonçalves e muitos outros. Rafael já dirigiu cenas até com grandes estrelas da TV.
“Durante a realização desses projetos, tive a oportunidade e a honra de dirigir grandes estrelas da televisão brasileira como: Milton Gonçalves, Reynaldo Gianechinni, Fernanda Vasconcellos, Helena Ranaldi, Marcos Pasquim, Thiago Martins, Fernanda Paes Leme, Lua Blanco, Rita Guedes, Rodrigo Sant’Anna, José Loreto, Sidney Sampaio, Julianne Trevisol, Fernanda Souza, Camila Camargo, Raul Gazolla e muitos outros. A experiência de trabalhar como diretor com um elenco como esse não tem preço. A cada projeto, um grande aprendizado e uma linda história. Além de se construir um laço de amizade, respeito e muita gratidão por todo aprendizado que eles me proporcionaram e vivenciamos no set de filmagem”, conta.
Mudança para os Estados Unidos
Recentemente, a Bmouse Productions, empresa do diretor em sociedade com Tom Gonçalves e Alexandre Pimentel, foi estruturada em Orlando, na Flórida, mas continua atendendo, além dos americanos, clientes brasileiros. O foco do empreendimento é marketing e produção audiovisual. Um lado da empresa cria idéias de marketing, planejamento e execução de campanhas para empresas e marcas. O outro  faz a produção audiovisual de comerciais, clipes de música, vídeos institucionais, projetos para cinema, TV e internet.
 “Já começamos a realizar campanhas publicitárias para algumas empresas do Brasil e dos EUA. Além de continuar produzindo clipes de música no Brasil para as principais gravadoras e artistas. Temos uma equipe no Brasil e uma equipe em Orlando para atender todos os projetos. Estou começando a separar alguns roteiros que pretendo dirigir ainda esse ano para participar dos festivais de cinema internacionais e temos a intenção de produzir séries para as plataformas de streaming”, conta ele.
O multifacetado artista acredita que nada é fácil em lugar nenhum e para crescer profissionalmente, realizar projetos de alta qualidade e sucesso; nunca poderá faltar muito trabalho, esforço e dedicação. A mudança para os Estados Unidos foi sugestão dos sócios da empresa.
“Quando recebi o convite dos meus sócios, Tom Gonçalves e Alexandre Pimentel, para entrar na sociedade da empresa e mudar para os EUA; estava acabando as gravações da última novela em que trabalhei (O Rico e Lázaro – 2017) como ator e já estava decidido a começar a aplicar a minha experiência como diretor em novos segmentos de projetos. Quando era criança já tinha um certo delírio com a Disney, Hollywood, musicais da Broadway, etc. Em 2016, decidi estudar inglês e música em Los Angeles e me identifiquei muito com o país. Aliás, visitei os Estados Unidos diversas vezes e sempre me batia uma vontade de morar e expandir a minha vida profissional para o mercado americano. Uma vez encontrei o Rodrigo Santoro em um camarote no carnaval e conversamos sobre sonhos, coragem e força! Aquela conversa me inspirou mais ainda, até por ele ser uma das minhas maiores referências no trabalho como ator. Pretendo continuar trabalhando em projetos no Brasil, até porque amo atuar em novelas, sou patriota e já estou com muita saudade de tudo e de todos. A Bmouse Productions está em Orlando e atendemos empresas no Brasil e nos EUA. Eu moro nos Estados Unidos mas sonho e realizo nos EUA e no Brasil. O objetivo é expandir e nunca limitar”, finaliza.

Website: http://www.bmouseproductions.com

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome