Teste genético identifica pessoas com predisposição ao câncer de mama ou de ovário

Cânceres hereditários podem ser diagnosticados em estágio ainda inicial

0
562
SB post

No Brasil, o câncer de mama ocupa o segundo lugar como um dos tipos mais frequentes em mulheres. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de 59.700 mil ocorrências da doença. Trata-se de uma das principais formas de cânceres hereditários – seguido do de ovário, e que ocorre devido uma mutação em alguns dos genes herdados pelo pai ou mãe. Segundo dados do Inca, cerca de 10% dos casos de câncer são hereditários.

Mas como saber se uma pessoa tem predisposição ou não a essas formas da doença? De acordo com a Dra. Michele Migliavacca, médica geneticista do Laboratório Atalaia, para a obtenção desse tipo de diagnóstico, os especialistas recomendam a realização do teste de sequenciamento dos genes BRCA 1 e BRCA 2. A especialista explica que o procedimento é feito por meio de uma coleta de sangue, onde o DNA da paciente é extraído para análise.

O teste é indicado para pessoas que atendam aos critérios de diagnóstico da predisposição. “Para isso, a mulher deve passar por uma avaliação com um especialista que investigará a história da família e do paciente. Após a confirmação, a prevenção precoce deve ser iniciada com a realização de exames em uma idade mais jovem e com maior frequência que o restante da população. Assim, é possível detectar o câncer em estágio ainda inicial”, acrescenta.

O Laboratório Atalaia disponibiliza o teste de sequenciamento dos genes BRCA 1 e BRCA 2 para obtenção do diagnóstico de predisposição para câncer de mama ou de ovário hereditário. Para informações sobre unidades e serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.

Sobre o Atalaia
Com 19 unidades de atendimento, o Atalaia é referência em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista e Trindade. Com quase 50 anos, o Laboratório oferece mais de três mil tipos de exames, serviço de vacinas e coleta domiciliar, todos garantidos e acreditados por programas como o PALC (Programa de Acreditação a Laboratórios Clínicos) e o Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). O Atalaia conta com unidades totalmente revitalizadas, com café da manhã exclusivo e espaço infantil com a Turma do Tamandú. Visando mais conforto para seus pacientes, alguns pontos de atendimento disponibilizam totem carregador de celular, óculos de realidade virtual que ajudam na aplicação das vacinas e serviço de manobrista. Para mais informações acesse o site http://www.atalaia.com.br ou entre em contato no Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.

Website: http://www.atalaia.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome