Dias de calor exigem hidratação redobrada para evitar cálculos renais

O número de pessoas com pedra nos rins cresce 30% durante o verão. Por isso, nessa época do ano, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como cólica renal e pedras nos rins.

0
510
SB post

Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos.

Você sabia que o número de pessoas com pedra nos rins cresce 30% durante o verão? Por isso, nessa época do ano, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como cólica renal e pedras nos rins.

O médico urologista Lucas Sfier Galdino explica que, a elevação da temperatura, principalmente, em locais com mais umidade, gera maior perda de líquidos pelo suor. “Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos”, esclarece.

Uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada. Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. “Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros”, revela.

Além da água, outros líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins são os sucos naturais e os chás de coloração clara. Sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio e, por isso, não são recomendados. Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos.

Esses cuidados devem ser tomados por homens e mulheres em qualquer época da vida. Porém, as crises de cálculos renais são mais frequentes no público masculino. Segundo o urologista, isso ocorre porque eles apresentam uma maior resistência à ingestão de líquidos e, em geral, mantêm hábitos nocivos ao sistema urinário, como a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos sem a hidratação adequada.

Sobre o Uro Centro Jaraguá
O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome