Saúde bucal também necessita de check-up preventivo, alerta especialista

Com prevenção, o paciente consegue se livrar de dores, extrações desnecessária de dentes e doenças decorrentes de bactérias

0
580
Saúde bucal também necessita de check-up preventivo, alerta especialista
SB post

O check-up do coração e de carro já é uma rotina na vida das pessoas. Mas poucos sabem que este procedimento também é de grande importância para a saúde bucal e o bem-estar. Os exames preventivos de rotina podem detectar problemas em estágios iniciais diversos, como cáries e doenças que podem evoluir para o coração, antes mesmo deles se manifestarem. Com esta medida, o paciente consegue se livrar de dores, extrações desnecessária de dentes e doenças decorrentes de bactérias.

De acordo com o Cirurgião Dentista Marco Aurélio Rela, sócio e fundador da Clínica Audace Odontologia Preventiva, de Campinas (SP), o número de pessoas que procuram cuidar da saúde bucal no Brasil é muito baixo. “A cada 100 adultos cientes de que possuem algum problema odontológico, apenas 8% procuram ajuda antes de sentir dor”, estima.

Segundo Marco Aurélio Rela, o check-up – uma metodologia ainda incipiente no Brasil – permite que a boca seja olhada em sua esfera macro, com câmeras intraorais de alta definição que visualizam toda a arcada dentária, gengivas, língua, céu da boca, bochechas. “Fazer um check-up evita 98% das dores e, também, que se tornem problemas graves, como tratamentos complexos. Sem falar do bem-estar do paciente, que pode ser tratado antes mesmo que a dor apareça”, explica “A adoção de uma odontologia preventiva pode ser dez vezes mais econômica, por detectar o problema antes de entrar em fase de desenvolvimento”, alerta.

Como funciona o check-up Odontológico?

Assim como fazemos com nosso coração ou com o carro, a recomendação é que o check-up da saúde bucal será feito uma vez ao ano, através de uma série de imagens da cavidade bucal, com câmeras intraorais de alta definição, que permitem analisar detalhadamente a boca: dentes, cor, textura, papila incisiva, saliências palatinas, entre outros.

Segundo Rela, o exame proporciona rastrear todos os tecidos moles da região bucal com aumento de até 60 vezes. Uma cárie em fase inicial, por exemplo, que não poderia ser vista a olho nu ou com radiografia, é detectada com as câmeras. E quanto antes começar, mais bem-estar o cliente tem. “Além de adultos, a Audace realiza também o check-up kids, quando a criança está em fase de crescimento e pode ter a saúde bucal acompanhada desde cedo para evitar problemas e dores no futuro. O check-up dará o direcionamento claro para os responsáveis da criança de qual conduta a ser seguida, de acordo com as imagens obtidas. Por exemplo: necessidade de avaliação para aparelhos dentários, exames complementares como radiografias, entre outros”.

Como a prevenção pode ajudar na estética?

Muitas vezes o paciente chega na clínica e pede por um clareamento dentário, uma faceta de cerâmica. É preciso que o cliente compreenda que a estética e a saúde caminham juntas e são molas propulsoras umas das outras. Antes de se fazer um clareamento ou prótese, são analisadas a saúde da gengiva, a presença ou não de cáries para, depois partir para a estética. Com a boca saudável, a estética entra de forma muito mais eficaz e consciente.

De acordo com o Cirurgião Dentista, atualmente a odontologia conta com um novo passo em sua evolução, um segmento que coloca a saúde em primeiro plano e pensa no bem-estar do paciente. “A Audace Odontologia Preventiva rompe as barreiras do medo, falta de tempo e dor, as maiores queixas dos clientes, e abre uma janela de possibilidades para se ter controle da saúde bucal e evitar qualquer desconforto. Isso porque realiza um novo protocolo odontológico que avalia, através de câmeras intraorais de alta definição, toda a cavidade bucal e permite, assim, detectar problemas que a olho nu ou com a tradicional radiografia não são capazes em fase inicial”.

Website: https://audacesaude.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome