Nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo afirma que se alimentar inadequadamente pode favorecer o aparecimento trombose

A alimentação auxilia na prevenção da trombose, pois pode melhorar a circulação sanguínea.

0
663
SB post

A Trombose Venosa Profunda é causada pelo desenvolvimento de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo no interior das veias responsáveis por levarem o sangue de volta ao coração, em um local ou momento inadequados, sendo uma consequente reação inflamatória do vaso. A má alimentação é um dos fatores que favorecem o surgimento da doença.

“Se alimentar inadequadamente, com excesso de gorduras, pouca ingestão de fibras e consumo exagerado de álcool, pode levar a problemas de circulação sanguínea, favorecendo o surgimento da trombose”, explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.

Já uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais, além da ingestão de dois litros de água diariamente podem auxiliar na integridade dos vasos sanguíneos e favorecer uma melhor circulação sanguínea, segundo o profissional, que também listou alimentos que podem prevenir a trombose:

– Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Consuma de 3 a 4 porções de frutas diariamente. Uma boa maneira de inserir as frutas no seu dia a dia, é através de sucos, que além de refrescantes, também ajudarão a absorver os nutrientes necessários.

– Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos. O suco substitui uma porção de fruta, por exemplo.

– Linhaça e chia: Ricos em vitamina do complexo B, auxiliam na boa circulação do sangue. Também são fontes de ômega 3, que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Consuma 1 colher de sopa ao dia.

– Alho: Melhora a circulação do sangue, ajuda a controlar a pressão arterial e alivia as dores estomacais. Utilize como tempero nas preparações do dia a dia.

– Salmão e sardinha: Peixes ricos em ômega 3, nutriente que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e diminui a inflamação. Consuma pelo menos 2 vezes na semana.

– Castanhas: Ricas em vitaminas, fibras e gorduras boas, as castanhas auxiliam a circulação sanguínea, ajuda a combater o câncer, protege o coração e promove o crescimento muscular. É recomendado um a duas unidades por dia.

Segundo Alexander, é preciso atenção ao excesso de vitamina K, pois ela é responsável pela coagulação e pode deixar o sangue mais grosso

“Diminuir os alimentos ricos em vitamina K se torna importante caso a pessoa possua tendência a formar trombos ou já faça algum tratamento para a trombose. Ela não deve ser retirada da alimentação, mas deve-se evitar ou diminuir o consumo de grandes fontes de vitamina K como os vegetais verde escuros e os miúdos”, completa o nutrólogo.

Website: http://dralexander.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome