Cuidados que os pais precisam se atentar na escolha de óculos para os filhos

A escolha de óculos para os pequenos não deve estar limitada apenas a questão da lente indicada. Confira as dicas da oftalmologista Dra. Renata Alves, membra da Associação americana de pediatria, oftalmologia e estrabismo, para que o período de adaptação e o uso dos óculos seja o mais saudável para a criança.

0
674
SB post

O início do período escolar é, na maioria dos casos, o momento onde os pais descobrem que os filhos estão com algum tipo de dificuldade para enxergar. Após os exames e o diagnóstico do oftalmologista, pode ser que o médico decida que seu filho precisa utilizar óculos. Isso não deve ser nenhum motivo de pânico para os pais, pelo contrário. É o momento de compreender que, a partir da receita passada pelo profissional, a qualidade de vida e o desempenho escolar do seu filho certamente melhorará drasticamente e que, caberá a você, reverter qualquer recepção negativa do pequeno a essa nova necessidade.

Muitos pais ficam com dúvidas nesse momento, principalmente na escolha do modelo dos óculos, já que uma infinidade de opções estão disponíveis no mercado. Necessário ter em mente que, tão importante quanto escolher as lentes adequadas para corrigir o problema visual, a escolha da armação dos óculos deve ser cuidadosamente pensada. Nessa hora, você não pode se deixar levar pelo apelo de uma armação que destaque algum personagem preferido da criança ou pela cor que passe um ar mais descontraído. A armação deve atender às necessidades pertinentes aos olhos e ao rosto das crianças! É claro que o uso dos óculos deve ser encarado com algo positivo. Então, sempre que a criança puder estar envolvida na escolha dos seus, melhor!!

Algumas dicas na hora de definir armações de óculos para crianças são importantes e a oftalmologista Renata Alves (CRM 83.686), diretora técnica da Clínica Oftalmológica In Sight localizada em São Paulo, tem alguns conselhos importantes para os papais que estão angustiados com esse momento: “materiais metálicos podem ferir o rosto do seu filho, além de poderem causar alergias e a sugestão é preferir as opções de silicone, emborrachadas ou acetato que são resistentes e mais leves”. O apoio do nariz (com ou sem plaquetas), são fundamentais na escolha e, continua a médica: “as plaquetas quando presentes na armação dos óculos, precisam estar acomodadas diretamente no rosto, visando o conforto e evitando que seu filho se machuque durante o uso. Devem ser macias, de silicone preferencialmente e a desatenção a esse ponto da armação pode até comprometer o desenvolvimento do nariz da criança”. Atente-se também para as hastes laterais. Ainda segundo as recomendações da Dra Renata Alves “as hastes devem ser bem flexíveis e se ajustar certinho ao tamanho da cabeça da criança, para evitar que os óculos fiquem caindo, ou mesmo que apertem demais a cabeça. Existe a possibilidade de se colocar nas hastes, elásticos que se prendem atrás da cabeça, especialmente para as crianças menorzinhas, ou mesmo naquelas que praticam esportes, para que a armação não se solte facilmente”.

Por fim, leve seu baixinho para experimentar os óculos antes de comprá-los. Lembre-se que cuidar da visão dessa turminha é também atribuição de vocês: papais, mamães e responsáveis! Em caso de dúvidas, converse com um oftalmologista.

Website: http://www.clinicaoftalmo.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome