Cuidados com a voz são essenciais para os atendentes de call center

Simples atitudes podem ajudar, e muito, a saúde vocal dos atendentes de call center. Confira algumas dicas para cuidados com a voz.

0
221
Call center cuidados com a voz
SB post
A voz é um dos instrumentos mais importantes para os operadores de call center, estar com ela saudável e adequada para aguentar as longas jornadas de trabalho é imprescindível. É através da voz que se dará a comunicação diária, por isso, esta é uma preocupação constante dos setores de Recursos Humanos e segurança do trabalho. Simples atitudes podem ajudar, e muito, a saúde vocal dos atendentes. Confira algumas dicas para cuidados com a voz.

Hidratação
Beber a quantidade de água recomendada diariamente é fundamental para que as cordas vocais sejam hidratadas e tenham maior flexibilidade e vibração. A água diminui o acúmulo de muco e a irritação da garganta. Quando estiver resfriado, o operador de call center deve redobrar a atenção com o consumo de água, já que doente e com o nariz obstruído, é comum que a respiração ocorra pela boca.

Alimentação
Bons hábitos alimentares, uma dieta balanceada e respeitar os horários das refeições, é importante não apenas para a saúde vocal, mas para a saúde como um todo. A mastigação correta de frutas e verduras promove o relaxamento da mandíbula, da língua e da faringe, melhorando a dicção.
Evitar o consumo de alimentos que aumentam a produção de muco, como o chocolate, também é indicado. Além de alimentos que causem má digestão e azia, já que o refluxo gástrico pode irritar a mucosa do trato vocal e torna o ato de falar mais estressante.

Repouso
Após uma longa jornada de trabalho, dê descanso a sua voz, permitindo que as cordas vocais se recuperem do esforço e estejam prontas para recomeçar no próximo dia de trabalho.

Cuide da sua garganta
Sabe aquela irritação chata na garganta que dá uma vontade enorme de pigarrear? Não faça isso, pois ao forçar o pigarro, você pode irritar ainda mais a garganta e piorar a situação. O café, tão consumido durante a jornada de trabalho também deve ser controlado, o consumo excessivo da bebida pode ressecar as cordas vocais e causar acidez no estômago.
Fique atento também ao consumo excessivo de cigarro e álcool, visto que a nicotina resseca as cordas vocais e o álcool irrita as vias respiratórias, exigindo um esforço maior na hora de falar.

Temperatura do ambiente
Usar a voz por muito tempo em locais frios irá afetar a respiração e, consequentemente, a voz. Regule a temperatura do call center para impedir oscilações de temperatura que possam prejudicar a saúde dos operadores. O ideal é que a temperatura seja mantida agradável, nem muito fria e nem muito quente.

De acordo com a Top Use , essas dicas devem ser utilizadas no dia a dia para que as cordas vocais sejam saudáveis e a utilização da voz não seja problema durante o expediente de trabalho. “Usar equipamentos de qualidade que evitem o esforço do atendente para ser compreendido pelo cliente também é uma útil. Ofereça o melhor para os seus colaboradores e aumente a produtividade no seu call center”, explica.

Website: http://www.topuse.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome