Azeite de oliva: saudável é o extravirgem de verdade

Azeites elaborados no Chile são 100% extravirgens, mais frescos e saudáveis

0
571
SB post

Muito se ouve a respeito dos benefícios proporcionados pelo consumo regular do azeite de oliva, mas o que realmente importa é saber que, para ser efetivamente saudável, este ingrediente tão presente no dia a dia dos brasileiros deve ter uma característica indispensável: ser verdadeiramente extravirgem.

Para receber a certificação que atesta sua pureza e qualidade, no entanto, o produto deve seguir padrões rigorosos – da plantação ao engarrafamento – como já acontece entre os produtores do azeite de oliva do Chile, que utilizam um sistema de produção no qual a azeitona é colhida e o azeite é extraído em menos de 12 horas.

Além disso, a colheita é estrategicamente definida para acontecer no momento em que as frutas alcançam seu estado de maturação ideal, dando origem a produtos altamente selecionados, 100% extravirgens e livres de fraudes, seguindo protocolos internacionais de segurança alimentar.

A partir daí, chegam à mesa dos consumidores azeites de oliva chilenos verdadeiramente extravirgens, frescos, com equilíbrio entre seus matizes picantes e amargos, além, claro, dos benefícios que um bom azeite traz para a saúde.

Todos estão relacionados aos polifenóis, ácidos graxos naturais encontrados em plantas medicinais e matérias-primas de alta qualidade, como as azeitonas utilizadas na produção dos azeites de oliva extravirgens, que concentram diferentes vitaminas (A, D, K e E) e oferecem uma série de vantagens para o organismo humano:

– Coração: o consumo regular do azeite extravirgem, rico em gorduras monoinsaturadas, estimula a eliminação do colesterol ruim (LDL) no organismo, enquanto contribui para a elevação dos níveis de HDL, a versão “do bem” dessa gordura, o que reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

– Pele: por concentrar alta quantidade de polifenóis – um azeite verdadeiramente extravirgem reúne mais de 30 tipos destes antioxidantes -, o “ouro líquido” é ótimo para auxiliar na vitalidade da pele, atuando contra o envelhecimento e o consequente aparecimento de rugas.

– Articulações e músculos: os azeites extravirgens também são ricos em oleocanthal, substância antioxidante que possui ação anti-inflamatória e ajuda a combater as mais diversas dores físicas.

– Ossos e circulação: a presença de doses consideráveis de vitamina K torna o consumo do azeite chileno um verdadeiro aliado para manter ossos saudáveis e auxiliar no processo de coagulação do sangue.

“Ciente de que o consumidor brasileiro exige produtos saudáveis e está sempre à procura de uma boa relação custo X qualidade, a indústria chilena oferece um produto de altíssima qualidade: o Azeite de Oliva Extravirgem do Chile. Usado corretamente, ele entrega propriedades saudáveis e alternativas culinárias surpreendentes”, explica Gabriela Moglia, gerente da ChileOliva, associação que representa os produtores de azeites chilenos.

ChileOliva

Os principais produtores estão agrupados na Associação ChileOliva, com 37 empresas associadas, que concentram mais de 93% de participação na indústria. Atualmente, o Chile possui por volta de 24 mil hectares plantadas e 30 moinhos que produzem mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extra virgem. A colheita acontece nos meses de maio, junho e julho. Mais informações: www.chileoliva.cl.

ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.

Mais informações para a imprensa: CH2A Comunicação
Direção: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenação: Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br
Tel. +55 11 3253.7052 | Cel. +55 11 9 7641-7472
Assessoria de imprensa | Eventos | Textos & Conteúdo

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome