A Ajinomoto Co. pode exportar a expectativa de vida saudável japonesa?

Todos querem ter uma vida longa. Mas o fato desse desejo estar se tornando realidade representa um grande desafio para o Japão como um todo. Como resultado, o Japão está mudando seu foco de simplesmente prolongar a vida para prolongar a longevidade saudável. A lógica é bastante simples: quanto mais saudáveis e independentes forem os membros mais velhos de uma sociedade, melhor será sua situação.

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Longevidade – ótima para as pessoas, mas desafiadora para um país

Por que os japoneses vivem tanto?
Quando você imagina a vida no Japão, que tipo de imagem vem à mente?

A maioria das pessoas provavelmente imagina a vida em um quarto pequeno, em uma grande cidade. Pegar um metrô tão lotado pela manhã que às vezes você não consegue colocar os pés no chão. Fazer hora extra regularmente depois da meia-noite. E provavelmente começar a fumar para conseguir lidar com todo esse estresse.

A verdade é que essa impressão não é necessariamente incorreta. Em uma recente pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar do Japão, até 40% dos homens em idade profissional informaram que “não conseguem dormir” devido ao estresse no ambiente de trabalho. Os japoneses também fumam consideravelmente mais tabaco que a maioria das pessoas em outros países: mais de um terço dos homens com idade superior a 15 anos fumam.

Seria muito difícil ouvir um especialista afirmando que altos níveis de estresse, sono insuficiente e tabagismo são comportamentos saudáveis. Ainda assim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa média de vida no Japão é de 83,7 anos. Isso significa que o país possui a mais alta expectativa de vida do mundo.

Embora seja impossível explicar completamente como isso possa ser verdade, normalmente, o “estilo de vida a pé” e a dieta japonesa são indicados como as principais causas da avançada longevidade do país. De acordo com outro relatório da OMS, 98% das crianças japonesas em idade escolar vão para a escola caminhando ou pedalando, o que significa que a maioria delas realiza seus 60 minutos diários de atividade física, de moderada a vigorosa, simplesmente indo à escola. Em relação à alimentação, em comparação com outras nações desenvolvidas, os japoneses tendem a comer menos calorias por dia, mais vegetais e menos doces.

Sendo uma empresa japonesa com um longo histórico em Alimentação e Ciência, a Ajinomoto Co., Inc. (“Ajinomoto Co.”) procura entender melhor os princípios da longevidade e espalhá-los pelo mundo.

Longevidade – ótima para as pessoas mas desafiadora para o país
Todos querem ter uma vida longa. Mas o fato desse desejo estar se tornando realidade representa um grande desafio para o Japão como um todo. Embora a quantidade de idosos japoneses continue a crescer, a população em geral está diminuindo. Como resultado, espera-se que o percentual de pessoas com 65 anos ou mais atinja quase 40% da população total por volta de 2050. Isso representa vários desafios para o país, incluindo a perda de produtividade no ambiente de trabalho porque, afinal, a maioria das pessoas deseja se aposentar um dia, e a disparada dos custos com cuidados de saúde e enfermagem de idosos.

Como resultado, o Japão está mudando seu foco de simplesmente prolongar a vida para prolongar a longevidade saudável. A lógica é bastante simples: quanto mais saudáveis e independentes forem os membros mais velhos de uma sociedade, melhor será sua situação.

Como a Ajinomoto Co. pode ajudar?
Quando não há outras doenças, um dos maiores problemas físicos enfrentados pelos idosos é denominado sarcopenia, a perda de massa e força muscular esquelética que ocorre devido à idade avançada. A sarcopenia pode levar a uma variedade de deficiências na saúde, normalmente associadas à idade avançada, incluindo problemas de mobilidade e maior risco de quedas e fraturas. Em geral, os japoneses têm consumido cada
vez menos proteínas e, em comparação com os jovens, os idosos são menos capazes de gerar novos músculos. Como resultado, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão publicou metas para o consumo de proteína nos diversos grupos etários.

Problemas de saúde associados à sarcopenia
• Disfunções motoras
• Maior risco de quedas e fraturas
• Capacidade comprometida de realizar atividades da vida diária
• Perda da independência
• Maior risco de morte

A nutrição adequada é claramente um fator crucial para uma boa saúde. Os aminoácidos, que são componentes essenciais das proteínas, são elementos chave para uma nutrição suficiente e balanceada. Como uma das maiores empresas do mundo em pesquisa e produção de aminoácidos, a Ajinomoto Co. ocupa uma posição natural para estimular um impacto positivo nessa área. Assim, estamos ativamente envolvidos na promoção da longevidade com saúde do Japão, através de uma variedade de programas comunitários e através do nosso produto “Amino L40”.

O “Amino L40” é uma mistura patenteada de nove aminoácidos essenciais (incluindo L-Leucina 40%), vitais para a síntese de proteína no músculo6. A Ajinomoto Co. oferece este produto a outras empresas na área de Alimentação e Nutrição como ingrediente alimentar. Os testes clínicos mostram que idosos que tomam esse suplemento e realizam exercícios moderados (60 minutos duas vezes por semana) têm um aumento significativamente maior na massa e força muscular das pernas e caminham mais rápido que idosos que não tomam o suplemento e não se exercitam.

Além de usar o “Amino L40” em seus próprios suplementos nutricionais, durante anos a Ajinomoto Co. participou de parcerias ativas com várias outras empresas no Japão com foco em levar os benefícios do “Amino L40” para o público em geral através de produtos alimentícios. Essas parcerias renderam misturas para bebidas, curry, sopa de missô e marshmallow, entre outros. Estamos sempre buscando mais parceiros em potencial para atuação em conjunto e integrar os benefícios dos aminoácidos com produtos alimentícios.

No futuro, o mundo
O Japão está passando por um “boom de idosos” atualmente, mas e no futuro? À medida que a expectativa de vida média aumenta em todo o mundo, muitos países podem enfrentar um desafio semelhante: ajudar milhões e milhões de idosos a se manterem saudáveis e o mais independentes possível.

A Ajinomoto Co. tem o orgulho de estar na vanguarda da promoção da “longevidade saudável” no Japão, mas não estamos satisfeitos em parar por aqui. Estamos comprometidos em ajudar sociedades em todo o mundo a ter vidas não só mais longas, mas também melhores.

(Obs: ) O “Amino L40” é comercializado atualmente no Japão e nos Estados Unidos, mas estão os considerando outras oportunidades internacionais com base nas leis e regulamentações locais.

Website: http://www.ajinomoto.com.

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