Ipem-SP começa a avaliar balanças utilizadas em feiras livres

Os comerciantes devem levar os instrumento de medição para serem verificados nas delegacias regionais do órgão

0
568
SB post
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, inicia a partir desta terça-feira (21) a avaliação de balanças utilizadas nas feiras livres pelos vendedores e permissionários de varejo do municípios de São Paulo.Para fazer a avaliação, os comerciantes devem procurar pelo serviço de verificação de balanças nas Delegacias de Ação Regionais do IPEM-SP Sul, Leste, Oeste e Norte de São Paulo. O atendimento acontece das 9h ás 15h, às segundas-feiras, e das 13h às 16h, de terça às sextas-feiras, exceto feriados.

Antes de levar as balanças, os comerciantes devem fazer o agendamento de data e horário. É necessário levar a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada. O valor da taxa depende do tipo do instrumento de medição. A emissão da GRU e o agendamento devem ser feito pelo site do Ipem-SP.

No dia da avaliação, os comerciantes devem levar os seguintes documentos: CPF ou CNPJ, cartão de matrícula (permissão de uso emitida pela Prefeitura Municipal de São Paulo), comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa metrológica (GRU).

As balanças serão avaliadas de acordo com os testes de erros de medição determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Também serão examinadas as características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado geral de conservação, marcas e verificação de lacres.

O comerciante que usar as balanças fora do parâmetro exigido podem ser autuados pelos fiscais do Ipem-SP nas fiscalizações rotineiras. Já os consumidores, podem se informar sobre os seus direitos por meio do Guia Prático de Consumo, contendo as orientações do órgão na hora da compra de serviços, incluindo as normas de utilização das balanças pelo comércio. A publicação está disponível pela internet (clique aqui para acessar).

Os feirantes podem obter mais informações sobre a avaliação das balanças pessoalmente nas Delegacias de Ações Regionais do Ipem-SP ou por telefone. Confira os endereços e telefones de contato.

Delegacia de Ação Regional Sul

Rua Muriaé, 154, Alto do Ipiranga

Telefone (11) 3581-2332

Delegacia de Ação Regional Leste

Rua Secundino Domingues, 415/443, Vila Alpina

Telefone (11) 2024-1233

Delegacia de Ação Regional Oeste

Avenida Afrânio Peixoto, 188, Butantã

Telefone (11) 5062-7761

Delegacia de Ação Regional Norte

Rua da Lagoa, 331, Cumbica, em Guarulhos

Telefone (11) 2488-8744

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome