Ir além da poupança é oportunidade de valorizar capital

Mercado financeiro oferece uma gama diversa de investimentos que são tão seguros e podem render mais que a caderneta

0
341
SB post

Com a recente mudança no rendimento da poupança, muitos brasileiros se viram confusos sobre como aplicar dinheiro com segurança e rentabilidade. De fato, o novo cenário provocou grandes dúvidas entre os investidores.

A boa notícia é que o mercado financeiro oferece uma gama diversa de possibilidades para investir e valorizar capital. Quem ainda está se sentindo perdido pode buscar auxílio de profissionais da área. Com ajuda especializada, será mais fácil entender o contexto e fazer decisões mais acertadas.

Outra boa dica é buscar conhecimento sobre a área antes de tomar uma decisão de investimento. Felizmente, é possível ter acesso a cursos, palestras, webinários e e-books pela internet. Só é preciso estar atento para consumir informação de qualidade, provenientes de materiais elaborados por profissionais qualificados.

Ao estudar e aprender sobre as oportunidades que o mercado oferece, o investidor estará mais preparado para escolher as aplicações financeiras que mais se encaixam em suas expectativas.

Além disso, o conhecimento será muito importante na hora de fugir de situações desfavoráveis e outras aplicações que não cumprem o que prometem.

Novos horizontes

Quem não está satisfeito com o rendimento poupança hoje e quer conhecer algumas possibilidades para ir além da caderneta, pode começar a aprender desde já sobre algumas modalidades disponíveis, como por exemplo o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário, as Letras de Crédito e a Bolsa de Valores.

Tesouro Direto

Considerado por muitos o primeiro passo para sair da poupança, o programa criado pelo governo federal e a Bolsa de Valores brasileira também oferece segurança e praticidade. Outra vantagem é que o investimento inicial é bastante acessível, sendo possível começar a aplicar com apenas R$ 30.

Com poucos cliques, os investidores interessados podem acessar o site oficial e adquirir títulos públicos que podem render mais que a caderneta – mesmo com a incidência de Imposto de Renda. Com tantos benefícios, não surpreende a crescente popularidade do Tesouro Direto entre os brasileiros de todo o país.

Certificado de Depósito Bancário

Popularmente conhecido pela sigla CDB, estes títulos são emitidos por bancos e também podem ter rentabilidade maior que a poupança. Entre as possibilidades, estão títulos que oferecem liquidez diária e que pagam taxas interessantes, especialmente para quem deseja manter o dinheiro investido por mais tempo.

Por serem assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), a segurança de um banco menor é a mesma de um grande banco. Sendo assim, vale a pena pesquisar entre instituições menos conhecidas pois elas tendem a oferecer taxas mais atraentes.

Antes de decidir, no entanto, é essencial estar ciente de todos os detalhes, em especial sobre o prazo de carência, isto é, o período exigido em que o dinheiro deverá permanecer investido sem poder ser resgatado.

Letras de Crédito

Quem deixa dinheiro guardado na poupança porque não paga Imposto de Renda, pode se interessar pelas LCs. Elas são títulos que funcionam como uma ponte entre investidores com desejo de valorizar capital e pessoas em busca de financiamento para suas atividades profissionais.

A LCI está ligada ao ramo de imóveis e a LCA é vinculada ao agronegócio. Dessa forma, é possível investir e ajudar a fomentar estes setores tão importantes da economia brasileira. Um ponto positivo é que as LCs também são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos.

Isso significa que, caso a instituição financeira em que foi feita a aplicação declare falência, o investidor de LCI e LCA não será prejudicado. Contudo, é importante estar atento às condições do FGC para ressarcir investidores lesados.

Bolsa de Valores

Quem quer sair da poupança também pode começar a investir em ações. A Bolsa de Valores ainda é tida por muitos como um ambiente exclusivo para executivos e milionários. Todavia, esse pensamento tem perdido cada vez mais espaço entre os investidores brasileiros.

A Bolsa é bastante democrática e tem entregado excelentes resultados àqueles que sabem aproveitar o momento certo para comprar e vender ativos. Eleito o melhor investimento de 2016, o Mercado de Ações atraiu muitos interessados nos últimos tempos.

Como foi possível observar, quem quer aplicar dinheiro com maior rentabilidade que a poupança tem diversas possibilidades para aproveitar no mercado financeiro. Existem ainda outras modalidades interessantes disponíveis. O mais importante é definir objetivos e identificar o perfil de investidor para facilitar essa escolha.

Website: https://blog.toroinvestimentos.com.br/rendimento-poupanca-juros

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome