ERP para varejo: Quais são os benefícios desse sistema de gestão?

0
25
ERP para varejo: Quais são os benefícios desse sistema de gestão?
SB post

ERP é um software de gestão administrativa que integra todos os departamentos de uma empresa, com ele você pode automatizar os processos, fazer os controles e principalmente analisar os dados e tomar decisões corretas.

Basicamente automatizando o processo de vendas, você deixa o sistema mais eficiente, agilizando o atendimento ao cliente.

Algumas funcionalidade mais comuns encontradas nesse tipo de sistema de gestão, são:

  • Controlar facilmente o caixa da sua empresa;
  • Controle de estoque;
  • Contas a pagar e receber;
  • Controle das comissões dos vendedores;
  • Controle das despesas com o patrimônio e pessoal.

O que é um sistema de ERP para varejo?

Desta forma, o software ERP para varejo é um sistema integrado que centraliza e automatiza as operações e processos de uma empresa varejista, desde a gestão de vendas, estoque, finanças, compras e recursos humanos até mesmo áreas como logística, marketing e atendimento ao cliente.

Focando em proporcionar uma visão abrangente do negócio, permitindo uma gestão eficiente de todas as etapas, desde o recebimento de mercadorias até a venda final ao cliente.

Segundo alguns especialistas, companhias que implementam um sistema ERP relataram um aumento médio de 14,3% em sua produtividade.

Por que implementar um software para comércio varejista?

Antes de adotar um sistema de gestão, como um ERP para varejo, os lojistas buscam ferramentas que se adequem às suas necessidades, nicho de mercado e canais de venda.

Atualmente os ERP´s unificam as operações das lojas físicas e virtuais, além de integrar outros canais de venda, como redes sociais e marketplace, se for o caso da sua loja.

Além de permitir a gestão centralizada de todas as atividades comerciais em uma única plataforma, esse tipo de sistema de gestão também oferece uma variedade de recursos integrados.

Quais as principais vantagens do Sistema ERP?

Quais as principais vantagens do Sistema ERP?

A vantagem mais conhecida de ter um sistema ERP é a ajuda que ele pode dar na gestão da sua empresa, pois com essa ferramenta você pode:

  • Acompanhar diariamente o lucro das suas vendas;
  • Saber em tempo real quais os itens do seu estoque ficará abaixo do ponto mínimo;
  • Analisar o fluxo de caixa para os próximos dias;
  • Ter um DRE (demonstrativo de resultados) de forma consolidada ou por atividades;
  • Saber quais clientes compram mais e os produtos que mais vendem ou saber os produtos que não vendem há tantos dias, por exemplo.

Além disso, também é comum encontrar nesses softwares um módulo CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), com esta ferramenta você pode registrar todos os contatos feitos com os seus clientes e fornecedores, descrevendo os assuntos que foram tratados, classificando por:

  1. Televendas
  2. SAC
  3. Pós- venda
  4. Financeiro
  5. Técnico

Como saber se a sua empresa precisa de ERP?

  • Informações mal organizadas:

Caso entenda que as informações e dados da sua empresa não estão organizadas de um jeito prático e fácil ou então que os processos demoram muito, o ERP pode ser a solução para isso.

Ter as informações certas e com acesso prático ajuda muito qualquer negócio para conseguir tomar melhores decisões de forma muito mais ágil.

  • Uso de diversos sistemas:

Se a sua empresa estiver utilizando vários sistemas independentes, ter um ERP único pode facilitar o processo da empresa por unificar todos os processos em um único lugar.

Com isso o estabelecimento pode ganhar tempo e dinheiro, até porque o ERP pode ser um pacote melhor para o negócio tanto em agilidade quanto financeiramente.

  • Erros e falhas:

Outro ponto a ser considerado é se estão ocorrendo muitos erros ou falhas em determinados pontos na sua empresa, inclusive entender se os dados que estão sendo trabalhados são reais e atuais.

Muitas vezes empresas trabalham dados errados ou até antigos que se baseiam nisso para realizar planejamentos, e consequentemente, passam a caminhar por direções erradas.

Se isso estiver acontecendo frequentemente o ERP pode ajudar a resolver isso, principalmente integrando e facilitando os processos do negócio diminuindo as chances de erros.

  • Padronização:

O ERP ajuda também a padronizar processos para deixar o fluxo de trabalho mais organizado, por isso, caso o seu negócio tenha parâmetros internos diferentes isso pode acabar atrapalhando muito o andamento da empresa e o ERP pode ajudar bem nesta questão.

  • Crescimento:

Se estiver planejando um crescimento maior para a sua empresa o ERP pode ser muito importante para auxiliar nisso, principalmente porque conseguirá organizar e padronizar processos, fluxo de informações e criará uma base sólida para conseguir trabalhar com o crescimento de um negócio, tudo de um jeito prático, ágil e organizado.

Leia também: AS VANTAGENS DE UMA CONTA DIGITAL INTEGRADA AO SISTEMA ERP

Conclusão sobre o sistema de ERP para varejo

O grande diferencial das empresas hoje em dia é um bom relacionamento com os clientes e parceiros, sendo assim o CRM é fundamental para a sua empresa.

O software ERP se tornou ferramenta essencial para as tomadas de decisões mais assertivas, ajudando em ideias e decisões de gestores do mundo todo.

Em resumo, um ERP para varejo é uma ferramenta fundamental para empresas que buscam aumentar sua eficiência operacional, melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento sustentável do negócio em um ambiente cada vez mais competitivo.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome