Chile supera 1 bilhão de dólares em exportações de alimentos ao Brasil

Esta semana, o país do Pacífico, através do escritório comercial, ProChile, mostrará a força de seus alimentos na maior feira supermercadista do Brasil, APAS Show 2018. Dezenove empresas chilenas, ligadas a indústria do vinho, frutos secos, alimentos processados e frutos do mar, participarão do evento.

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No ano passado as exportações chilenas de alimentos para o Brasil alcançaram US$ 1,013 bilhão, a maior cifra dos últimos quatro anos. Por isso, ganha destaque a participação desse país na APAS Show 2018. Através do escritório comercial do país no Brasil, o ProChile (www.prochile.gob.cl), 19 destacadas empresas chilenas do setor alimentício estarão com estandes na maior feira supermercadista brasileira. Vinhos, frutos secos, alimentos processados e frutos do mar serão os protagonistas da delegação no evento, que acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a feira chega à sua 34ª edição como o ponto de encontro do setor, para fazer novos contatos, expandir negócios e compartilhar informações sobre temas atuais e novas tendências. Fazendo sua sexta participação consecutiva na APAS Show, o ProChile trará a maior delegação de sua história (em 2016 e 2017 haviam sido 15 empresas).

Para promover seus produtos, o Chile terá no evento: 13 empresas de vinhos (Requingua, Aresti, Butron Budinich, Pérez Cruz, Bis wines, Via wines, Terraustral, Cremaschi Furlotti, Aura wines, grupo Viñedos y Frutales, La Rosa, Undurraga, Sur Valles); 2 de frutos secos (ICB, Southern Walnuts); 2 de produtos do mar (Blumar, AquaChile); 1 de leite vegetal (Vilay); e 1 de alimentos processados (Fruselva América).

“Em 2018, quando celebramos o aniversário de 40 anos em solo brasileiro, o ProChile visa estreitar ainda mais os laços com o país, que em 2017 foi o quarto destino das exportações do Chile, e o primeiro para América Latina, para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1.964 bilhão, crescimento de 9% em comparação ao ano anterior”, explicou a diretora do escritório comercial do Chile no Brasil, María Julia Riquelme.

O principal objetivo da agência é a promoção dos alimentos que provém do nosso vizinho sul-americano, que há anos ocupa um papel de destaque na indústria alimentar mundial, focando na qualidade, inocuidade, rastreabilidade, garantia internacional e sabor natural de seus produtos e na solidez política e econômica do país.

  • Por meio de 26 acordos comerciais assinados com 64 países, o Chile atualmente possui livre acesso aos principais mercados no mundo.
  • Hoje, o Chile alcança mercados, com preferências tarifárias, que abrangem cerca de 64% da população mundial, que correspondem a 86% do PIB global.
  • Durante 2017, as exportações chilenas de produtos somaram US$ 68,3 bilhões, 13% maior em comparação a 2016. 50,9% dos embarques corresponderam ao envio de produtos não cobre.
  • Em 2017, as exportações chilenas de alimentos foram de US$ 15,8 bilhões, acréscimo de 3% em relação ao ano anterior, emergindo como um dos setores de maior peso nas exportações do país.
  • As exportações de produtos agropecuários somaram US$ 7,7 bilhões em 2017, representando 25% das exportações não cobre e posicionando-se como o maior item exportado.
  • O macro setor da Pesca e Aquicultura ficou em 2017, como o terceiro maior exportador no Chile, com envios de US$ 6,3 bilhões, apresentando aumento de 16% em comparação a 2016.
  • Os embarques nacionais do macro setor Vinhos alcançaram US$ 2,024 bilhões em 2017, registrando o valor mais alto na história do Chile, superando pela primeira vez a barreira dos US$ 2 bilhões de dólares em exportação.

* FONTE: Departamento de Inteligência Comercial de ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.

 

ACORDO CHILE – BRASIL (MERCOSUL)

  • O Acordo de Complementação Econômica entre o Chile e o MERCOSUL (ACE N° 35) foi assinado em 25 de julho de 1996 e entrou em vigor em 01 de outubro do mesmo ano.
  • A proximidade geográfica, somada à confiança que existe entre os empresários brasileiros e chilenos, faz do Brasil um dos principais parceiros comerciais dos últimos anos.
  • Em 2017, o Brasil foi o quarto destino das exportações do Chile para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1,964 bilhão, crescimento de 9% em comparação com o ano anterior.
  • Este crescimento foi impulsionado pelas vendas de salmões, que somaram US$ 582 milhões em 2017, com US$ 58 milhões adicionais, em relação ao exportado em 2016. Outros produtos do setor de alimentos que registraram importante incremento no valor exportado ao Brasil foram: nozes (+ US$ 7 milhões), azeite de oliva (+ US$ 7 milhões), tomate processado (+ US$ 6 milhões), alho fresco (+ US$ 5 milhões) e vinho carmenère engarrafado (+ US$ 4 milhões).

No âmbito da visita do Presidente Sebastián Piñera ao seu homólogo Michel Temer, em 27 de abril de 2018, os países assinaram um acordo de contratação pública e um protocolo de investimento em serviços financeiros. Além disso, anunciaram que começarão a trabalhar em uma proposta de acordo bilateral de livre comércio que complementaria o ACE 35, incluindo novas disciplinas.

 

Exportações chilenas de alimentos para o mundo

Fonte: Subdepartamento de Informação Comercial, Departamento de Estudos, DIRECON-ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.

Exportações de alimentos para o Brasil (Mil US$) % Var. Dif MUS$
2014 2015 2016 2017 17/16 17/16
Brasil 1.001.537 872.090 964.307 1.012.538 5% 48.231
1 Salmão e truta 550.316 479.680 524.305 582.079 11% 57.773
2 Vinho tinto,engarrafado, mezclas 50.022 53.725 57.189 63.189 10% 5.999
3 Nozes 43.795 32.646 25.589 32.756 28% 7.167
4 Maçãs frescas 35.027 28.376 73.284 30.430 -58% -42.855
5 Uvas frescas 46.934 36.055 30.026 28.947 -4% -1.079
6 Vinho tinto, Cabernet sauvignon, engarrafado 18.994 17.857 20.251 26.160 29% 5.909
7 Azeite de oliva 19.637 11.851 15.847 22.656 43% 6.809
8 Vinho tinto, Carmenère, engarrafado 13.438 12.432 13.833 17.402 26% 3.569
9 Kiwis frescos 11.573 12.315 11.863 13.896 17% 2.033
10 Tomate processado (conserva, pure e suco) 11.239 8.551 7.507 13.144 75% 5.637
11 Ameixas frescas 11.782 17.304 16.290 12.161 -25% -4.129
12 Cerejas frescas 10.775 10.129 12.642 11.741 -7% -901
13 Leite em pó 15.231 1.278 14.190 10.072 -29% -4.118
14 Cerejas em conserva e confitadas 11.219 6.406 7.701 8.415 9% 714
15 Óleo de pescado 3.293 3.892 6.342 8.335 31% 1.994
16 Alho fresco 420 775 2.773 8.261 198% 5.488
17 Vinho branco engarrafado (Riesling, Pinot Blanc, mesclas e  outros) 6.242 7.149 6.090 8.064 32% 1.974
18 Amêndoas 8.551 22.298 10.189 8.012 -21% -2.177
19 Pêssegos e nectarinas frescas 9.415 9.770 10.616 7.730 -27% -2.886
20 Produtos derivados de animais 6.140 5.019 5.189 7.191 39% 2.002
21 Vino branco, Sauvignon blanc, engarrafado 5.113 4.835 6.094 6.889 13% 795
22 Vinho tinto, Merlot, engarrafado 3.762 3.362 4.846 6.250 29% 1.403
23 Ameixas secas 17.860 3.641 3.363 5.048 50% 1.685
24 Vinho branco, Chardonnay, engarrafado 3.872 4.083 4.407 4.952 12% 545
25 Carne de ovinos 2.586 3.466 3.200 4.357 36% 1.157
Outros 84.301 75.196 70.679 64.400 -9% -6.279
Elaboraçãp Subdepto. Informação Comercial, con cifras do Banco Central em l 08/01/2018

 

PRODUTOS CHILENOS NA MESA E NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS

MARCAS SETORIAIS

Através de uma associação entre o setor público e o privado, o Chile implementou nos principais mercados do mundo, uma estratégia de promoção internacional de produtos relevantes. O Brasil não foi exceção. Nos últimos anos, o Chile trabalhou para mostrar os benefícios de seus produtos aos importadores, às cadeias de distribuição e ao consumidor brasileiro, dando a conhecer as qualidades da origem.

As campanhas das marcas Setoriais no Brasil são lideradas pelo setor de alimentos. O vinho, o salmão e o azeite chileno têm contribuído para divulgar suas qualidades aos consumidores e, consequentemente, seu aumento na demanda brasileira.

Em agosto de 2012 teve início a primeira campanha no Brasil: “Salmon de Chile”, desenvolvida pelo ProChile em conjunto com SalmonChile, cuja missão é dar a conhecer os principais atributos deste produto tanto no canal Horeca, como ao consumidor final.

Dentro do setor de alimentos também encontramos a “Wines of Chile”, marca que representa o vinho chileno no mundo. Busca se posicionar como um produto único, de vinhos sustentáveis, diverso e de qualidade Premium.

“Azeite Oliva do Chile” foi a terceira marca a entrar no mercado. Precisamente na Apas 2014 foi sua estreia e esta busca destacar as vantagens comparativas que o Chile possui para produzir azeite de oliva extravirgem e as características de qualidade excepcional do produto.

O trabalho público privado das Marcas Setoriais do Chile no Brasil, com o apoio dos importadores e a eleição dos consumidores locais, nos permitiu contribuir com o incremento na participação de mercado.

 

Empresas participantes

 

Nome para Catálogo Oficial Site Produtos
AquaChile www.aquachile.com Salmão Atlantico, Salmão Coho, Truta
Aresti Chile Wine www.acw.cl Vinho: Merlot, Chardonnay Vichuquen, Cabernet Sauvignon
Aura Wines www.aurawines.cl Vinho Tinto e Branco
BIS Wines www.beverages-is.com Sangría Amor Los Amantes (tinta), formato lata 250 cc, Sangría Amor El Diablo (rosada), formato lata 250 cc, Sangría Amor La Fuerza (branca), formato lata 250 cc, Vinho engarrafado.
BLUMAR www.blumar.com File fresco e congelado de salmão do Atlántico, Porções frescas e congeladas de Salmão do Atlantico, Pescado fresco inteiro de salmão Atlantico.
Viña Cremaschi Furlotti www.cf.cl Vinho engarrafado.
FRUSELVA AMÉRICA www.fruselvaamerica.com Purê de maçã, smoothies, produtos orgânicos, papinha para bebe orgânico e convencional.
GRUPO VIÑEDOS Y FRUTALES www.vyfwineco.com Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah.
ICB S.A. www.icb.cl Amendoim salgado com mel, amendoim salgado, pistache tostados, amêndoas tostadas, amêndoas com el, amêndoas e nozes in natura granel.
Inversiones Nulan. Vilay www.vilay.cl Leite de arroz (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml, Leite de amêndoas (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml,
SOUTHERN WALNUTS WWW.SOUTHERNWALNUTS.CL Nozes com e sem casca.
SUR VALLES WINE GROUP www.survalles.com Vinhos: varietais, vinhos reserva especial, reserva, gran reserva, super premium
VIA WINES www.viawines.com Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc,Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah.
VIÑA BUTRON BUDINICH www.bbw.cl Vinho tinto e vinho branco
VIÑA LA ROSA www.larosa.cl Vinhos: Rosé, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Carmenere, Cabernet Sauvignon.
Viña Pérez Cruz www.perezcruz.com Vinho tinto com DO Maipo Andes
VIÑA REQUINGUA www.requingua.com Vinhos: varietal, seleto, reserva, gran reserva e family reserve.
VIÑA TERRAUSTRAL S.A. www.terraustralwines.com Vinho
VIÑA UNDURRAGA www.undurraga.cl Vinhos: Cabernet Sauvignon, Carmenere, Pinot Noir.

 

Serviço

APAS Show 2018
Data: De 7 a 10 de maio
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP)
Pavilhão Chileno: Estandes 372 / 392
Site: www.apasshow.com.br

Website: http://www.prochile.gob.cl

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