No ano passado as exportações chilenas de alimentos para o Brasil alcançaram US$ 1,013 bilhão, a maior cifra dos últimos quatro anos. Por isso, ganha destaque a participação desse país na APAS Show 2018. Através do escritório comercial do país no Brasil, o ProChile (www.prochile.gob.cl), 19 destacadas empresas chilenas do setor alimentício estarão com estandes na maior feira supermercadista brasileira. Vinhos, frutos secos, alimentos processados e frutos do mar serão os protagonistas da delegação no evento, que acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.
Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a feira chega à sua 34ª edição como o ponto de encontro do setor, para fazer novos contatos, expandir negócios e compartilhar informações sobre temas atuais e novas tendências. Fazendo sua sexta participação consecutiva na APAS Show, o ProChile trará a maior delegação de sua história (em 2016 e 2017 haviam sido 15 empresas).
Para promover seus produtos, o Chile terá no evento: 13 empresas de vinhos (Requingua, Aresti, Butron Budinich, Pérez Cruz, Bis wines, Via wines, Terraustral, Cremaschi Furlotti, Aura wines, grupo Viñedos y Frutales, La Rosa, Undurraga, Sur Valles); 2 de frutos secos (ICB, Southern Walnuts); 2 de produtos do mar (Blumar, AquaChile); 1 de leite vegetal (Vilay); e 1 de alimentos processados (Fruselva América).
“Em 2018, quando celebramos o aniversário de 40 anos em solo brasileiro, o ProChile visa estreitar ainda mais os laços com o país, que em 2017 foi o quarto destino das exportações do Chile, e o primeiro para América Latina, para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1.964 bilhão, crescimento de 9% em comparação ao ano anterior”, explicou a diretora do escritório comercial do Chile no Brasil, María Julia Riquelme.
O principal objetivo da agência é a promoção dos alimentos que provém do nosso vizinho sul-americano, que há anos ocupa um papel de destaque na indústria alimentar mundial, focando na qualidade, inocuidade, rastreabilidade, garantia internacional e sabor natural de seus produtos e na solidez política e econômica do país.
- Por meio de 26 acordos comerciais assinados com 64 países, o Chile atualmente possui livre acesso aos principais mercados no mundo.
- Hoje, o Chile alcança mercados, com preferências tarifárias, que abrangem cerca de 64% da população mundial, que correspondem a 86% do PIB global.
- Durante 2017, as exportações chilenas de produtos somaram US$ 68,3 bilhões, 13% maior em comparação a 2016. 50,9% dos embarques corresponderam ao envio de produtos não cobre.
- Em 2017, as exportações chilenas de alimentos foram de US$ 15,8 bilhões, acréscimo de 3% em relação ao ano anterior, emergindo como um dos setores de maior peso nas exportações do país.
- As exportações de produtos agropecuários somaram US$ 7,7 bilhões em 2017, representando 25% das exportações não cobre e posicionando-se como o maior item exportado.
- O macro setor da Pesca e Aquicultura ficou em 2017, como o terceiro maior exportador no Chile, com envios de US$ 6,3 bilhões, apresentando aumento de 16% em comparação a 2016.
- Os embarques nacionais do macro setor Vinhos alcançaram US$ 2,024 bilhões em 2017, registrando o valor mais alto na história do Chile, superando pela primeira vez a barreira dos US$ 2 bilhões de dólares em exportação.
* FONTE: Departamento de Inteligência Comercial de ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.
ACORDO CHILE – BRASIL (MERCOSUL)
- O Acordo de Complementação Econômica entre o Chile e o MERCOSUL (ACE N° 35) foi assinado em 25 de julho de 1996 e entrou em vigor em 01 de outubro do mesmo ano.
- A proximidade geográfica, somada à confiança que existe entre os empresários brasileiros e chilenos, faz do Brasil um dos principais parceiros comerciais dos últimos anos.
- Em 2017, o Brasil foi o quarto destino das exportações do Chile para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1,964 bilhão, crescimento de 9% em comparação com o ano anterior.
- Este crescimento foi impulsionado pelas vendas de salmões, que somaram US$ 582 milhões em 2017, com US$ 58 milhões adicionais, em relação ao exportado em 2016. Outros produtos do setor de alimentos que registraram importante incremento no valor exportado ao Brasil foram: nozes (+ US$ 7 milhões), azeite de oliva (+ US$ 7 milhões), tomate processado (+ US$ 6 milhões), alho fresco (+ US$ 5 milhões) e vinho carmenère engarrafado (+ US$ 4 milhões).
No âmbito da visita do Presidente Sebastián Piñera ao seu homólogo Michel Temer, em 27 de abril de 2018, os países assinaram um acordo de contratação pública e um protocolo de investimento em serviços financeiros. Além disso, anunciaram que começarão a trabalhar em uma proposta de acordo bilateral de livre comércio que complementaria o ACE 35, incluindo novas disciplinas.
Exportações chilenas de alimentos para o mundo
Fonte: Subdepartamento de Informação Comercial, Departamento de Estudos, DIRECON-ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.
Exportações de alimentos para o Brasil (Mil US$) | % Var. | Dif MUS$ | |||||
2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 17/16 | 17/16 | ||
Brasil | 1.001.537 | 872.090 | 964.307 | 1.012.538 | 5% | 48.231 | |
1 | Salmão e truta | 550.316 | 479.680 | 524.305 | 582.079 | 11% | 57.773 |
2 | Vinho tinto,engarrafado, mezclas | 50.022 | 53.725 | 57.189 | 63.189 | 10% | 5.999 |
3 | Nozes | 43.795 | 32.646 | 25.589 | 32.756 | 28% | 7.167 |
4 | Maçãs frescas | 35.027 | 28.376 | 73.284 | 30.430 | -58% | -42.855 |
5 | Uvas frescas | 46.934 | 36.055 | 30.026 | 28.947 | -4% | -1.079 |
6 | Vinho tinto, Cabernet sauvignon, engarrafado | 18.994 | 17.857 | 20.251 | 26.160 | 29% | 5.909 |
7 | Azeite de oliva | 19.637 | 11.851 | 15.847 | 22.656 | 43% | 6.809 |
8 | Vinho tinto, Carmenère, engarrafado | 13.438 | 12.432 | 13.833 | 17.402 | 26% | 3.569 |
9 | Kiwis frescos | 11.573 | 12.315 | 11.863 | 13.896 | 17% | 2.033 |
10 | Tomate processado (conserva, pure e suco) | 11.239 | 8.551 | 7.507 | 13.144 | 75% | 5.637 |
11 | Ameixas frescas | 11.782 | 17.304 | 16.290 | 12.161 | -25% | -4.129 |
12 | Cerejas frescas | 10.775 | 10.129 | 12.642 | 11.741 | -7% | -901 |
13 | Leite em pó | 15.231 | 1.278 | 14.190 | 10.072 | -29% | -4.118 |
14 | Cerejas em conserva e confitadas | 11.219 | 6.406 | 7.701 | 8.415 | 9% | 714 |
15 | Óleo de pescado | 3.293 | 3.892 | 6.342 | 8.335 | 31% | 1.994 |
16 | Alho fresco | 420 | 775 | 2.773 | 8.261 | 198% | 5.488 |
17 | Vinho branco engarrafado (Riesling, Pinot Blanc, mesclas e outros) | 6.242 | 7.149 | 6.090 | 8.064 | 32% | 1.974 |
18 | Amêndoas | 8.551 | 22.298 | 10.189 | 8.012 | -21% | -2.177 |
19 | Pêssegos e nectarinas frescas | 9.415 | 9.770 | 10.616 | 7.730 | -27% | -2.886 |
20 | Produtos derivados de animais | 6.140 | 5.019 | 5.189 | 7.191 | 39% | 2.002 |
21 | Vino branco, Sauvignon blanc, engarrafado | 5.113 | 4.835 | 6.094 | 6.889 | 13% | 795 |
22 | Vinho tinto, Merlot, engarrafado | 3.762 | 3.362 | 4.846 | 6.250 | 29% | 1.403 |
23 | Ameixas secas | 17.860 | 3.641 | 3.363 | 5.048 | 50% | 1.685 |
24 | Vinho branco, Chardonnay, engarrafado | 3.872 | 4.083 | 4.407 | 4.952 | 12% | 545 |
25 | Carne de ovinos | 2.586 | 3.466 | 3.200 | 4.357 | 36% | 1.157 |
Outros | 84.301 | 75.196 | 70.679 | 64.400 | -9% | -6.279 | |
Elaboraçãp Subdepto. Informação Comercial, con cifras do Banco Central em l 08/01/2018 |
PRODUTOS CHILENOS NA MESA E NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS
MARCAS SETORIAIS
Através de uma associação entre o setor público e o privado, o Chile implementou nos principais mercados do mundo, uma estratégia de promoção internacional de produtos relevantes. O Brasil não foi exceção. Nos últimos anos, o Chile trabalhou para mostrar os benefícios de seus produtos aos importadores, às cadeias de distribuição e ao consumidor brasileiro, dando a conhecer as qualidades da origem.
As campanhas das marcas Setoriais no Brasil são lideradas pelo setor de alimentos. O vinho, o salmão e o azeite chileno têm contribuído para divulgar suas qualidades aos consumidores e, consequentemente, seu aumento na demanda brasileira.
Em agosto de 2012 teve início a primeira campanha no Brasil: “Salmon de Chile”, desenvolvida pelo ProChile em conjunto com SalmonChile, cuja missão é dar a conhecer os principais atributos deste produto tanto no canal Horeca, como ao consumidor final.
Dentro do setor de alimentos também encontramos a “Wines of Chile”, marca que representa o vinho chileno no mundo. Busca se posicionar como um produto único, de vinhos sustentáveis, diverso e de qualidade Premium.
“Azeite Oliva do Chile” foi a terceira marca a entrar no mercado. Precisamente na Apas 2014 foi sua estreia e esta busca destacar as vantagens comparativas que o Chile possui para produzir azeite de oliva extravirgem e as características de qualidade excepcional do produto.
O trabalho público privado das Marcas Setoriais do Chile no Brasil, com o apoio dos importadores e a eleição dos consumidores locais, nos permitiu contribuir com o incremento na participação de mercado.
Empresas participantes
Nome para Catálogo Oficial | Site | Produtos |
AquaChile | www.aquachile.com | Salmão Atlantico, Salmão Coho, Truta |
Aresti Chile Wine | www.acw.cl | Vinho: Merlot, Chardonnay Vichuquen, Cabernet Sauvignon |
Aura Wines | www.aurawines.cl | Vinho Tinto e Branco |
BIS Wines | www.beverages-is.com | Sangría Amor Los Amantes (tinta), formato lata 250 cc, Sangría Amor El Diablo (rosada), formato lata 250 cc, Sangría Amor La Fuerza (branca), formato lata 250 cc, Vinho engarrafado. |
BLUMAR | www.blumar.com | File fresco e congelado de salmão do Atlántico, Porções frescas e congeladas de Salmão do Atlantico, Pescado fresco inteiro de salmão Atlantico. |
Viña Cremaschi Furlotti | www.cf.cl | Vinho engarrafado. |
FRUSELVA AMÉRICA | www.fruselvaamerica.com | Purê de maçã, smoothies, produtos orgânicos, papinha para bebe orgânico e convencional. |
GRUPO VIÑEDOS Y FRUTALES | www.vyfwineco.com | Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah. |
ICB S.A. | www.icb.cl | Amendoim salgado com mel, amendoim salgado, pistache tostados, amêndoas tostadas, amêndoas com el, amêndoas e nozes in natura granel. |
Inversiones Nulan. Vilay | www.vilay.cl | Leite de arroz (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml, Leite de amêndoas (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml, |
SOUTHERN WALNUTS | WWW.SOUTHERNWALNUTS.CL | Nozes com e sem casca. |
SUR VALLES WINE GROUP | www.survalles.com | Vinhos: varietais, vinhos reserva especial, reserva, gran reserva, super premium |
VIA WINES | www.viawines.com | Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc,Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah. |
VIÑA BUTRON BUDINICH | www.bbw.cl | Vinho tinto e vinho branco |
VIÑA LA ROSA | www.larosa.cl | Vinhos: Rosé, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Carmenere, Cabernet Sauvignon. |
Viña Pérez Cruz | www.perezcruz.com | Vinho tinto com DO Maipo Andes |
VIÑA REQUINGUA | www.requingua.com | Vinhos: varietal, seleto, reserva, gran reserva e family reserve. |
VIÑA TERRAUSTRAL S.A. | www.terraustralwines.com | Vinho |
VIÑA UNDURRAGA | www.undurraga.cl | Vinhos: Cabernet Sauvignon, Carmenere, Pinot Noir. |
Serviço
APAS Show 2018
Data: De 7 a 10 de maio
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP)
Pavilhão Chileno: Estandes 372 / 392
Site: www.apasshow.com.br
Website: http://www.prochile.gob.cl
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?