Oficina e exposição marcam mês de aniversário do Catavento Cultural

Atividades educativas serão realizadas em parceria com o grupo “Urban Sketchers” e o Museu de Arte Sacra de São Paulo

0
798
SB post
No mês em que comemora aniversário, o Museu Catavento, espaço cultural da ciência da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará duas atividades em parceria com o grupo “Urban Sketchers” e com o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A programação contará com ações para destacar a importância do desenho de observação para a ciência e as potencialidades dessa prática para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento investigativo, uma forma de tornar a aprendizagem divertida e estimulante.

Oficina

A partir de 10 de março até o dia 22 de abril, sempre aos sábados e domingos, será oferecida uma atividade especial para as famílias. Na oficina “Desenhando o Catavento”, inspirada no projeto “Desenhança”, do Museu de Arte Sacra de São Paulo, os participantes aprenderão técnicas de observação e explorar o museu registrando tudo em um “SketchBook”, caderno utilizado pelos desenhistas de observação.

A cada fim de semana será trabalhado como tema uma das grandes áreas da instituição: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, uma forma de ampliar o olhar sobre o local e as exposições. No fim das oficinas, os desenhos serão digitalizados e posteriormente expostos para valorizar e dar visibilidade às diversas formas de ver e descrever o Catavento, além de promover interação e troca de experiências para as famílias.

Mostra

No dia 24 de março, será inaugurada a nova exposição temporária com as obras feitas no 118º Encontro Urban Sketchers. A mostra “Desenhando o Catavento” oferecerá uma imersão nas subjetividades e técnicas dos desenhistas, destacando e ampliando a percepção sobre o museu enquanto espaço de lazer e aprendizado.

Reunindo diversas técnicas amadoras e profissionais, a exposição não privilegia somente o estético, mas também o emocional de cada obra, revelando as impressões pessoais e afetivas dos visitantes e artistas sobre o Museu.

Também haverá um espaço para abrigar os desenhos feitos durante as oficinas, valorizando o olhar do visitante e estimulando a continuidade da prática de observação seja em museus ou em outros espaços urbanos.

serviço

Mês de aniversário do Museu Catavento
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II – Brás – São Paulo – SP
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 16h (permanência até 17h)
Telefone: (11) 3315-0051
www.cataventocultural.org.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome