A programação contará com ações para destacar a importância do desenho de observação para a ciência e as potencialidades dessa prática para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento investigativo, uma forma de tornar a aprendizagem divertida e estimulante.
Oficina
A partir de 10 de março até o dia 22 de abril, sempre aos sábados e domingos, será oferecida uma atividade especial para as famílias. Na oficina “Desenhando o Catavento”, inspirada no projeto “Desenhança”, do Museu de Arte Sacra de São Paulo, os participantes aprenderão técnicas de observação e explorar o museu registrando tudo em um “SketchBook”, caderno utilizado pelos desenhistas de observação.
A cada fim de semana será trabalhado como tema uma das grandes áreas da instituição: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, uma forma de ampliar o olhar sobre o local e as exposições. No fim das oficinas, os desenhos serão digitalizados e posteriormente expostos para valorizar e dar visibilidade às diversas formas de ver e descrever o Catavento, além de promover interação e troca de experiências para as famílias.
Mostra
No dia 24 de março, será inaugurada a nova exposição temporária com as obras feitas no 118º Encontro Urban Sketchers. A mostra “Desenhando o Catavento” oferecerá uma imersão nas subjetividades e técnicas dos desenhistas, destacando e ampliando a percepção sobre o museu enquanto espaço de lazer e aprendizado.
Reunindo diversas técnicas amadoras e profissionais, a exposição não privilegia somente o estético, mas também o emocional de cada obra, revelando as impressões pessoais e afetivas dos visitantes e artistas sobre o Museu.
Também haverá um espaço para abrigar os desenhos feitos durante as oficinas, valorizando o olhar do visitante e estimulando a continuidade da prática de observação seja em museus ou em outros espaços urbanos.