Editora Mackenzie lança livro em quadrinhos sobre clássicos literários

Proposta pedagógica inovadora aponta para diferentes possibilidades de estudar literatura com outras linguagens

0
257
SB post

A Editora Mackenzie lança no próximo dia 2 de março, às 15h30, o livro A adaptação em quadrinhos dos clássicos literários na formação leitora. O lançamento acontece durante a Aula Magna de Pós-Graduação em Letras, no Auditório Edifício Reverendo Wilson (Rua Piauí, 143 – Higienópolis – SP), da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A obra, escrita pela professora Fernanda Isabel Bitazi, funda-se na proposta de conhecer a tradição literária ao lado de obras concebidas na linguagem das histórias em quadrinhos. É um trabalho que visa desenvolver um leitor competente não só do texto literário, como também da adaptação quadrinizada. Essa proposta pedagógica é inovadora e aponta para diferentes possibilidades de estudar literatura com outras linguagens.

Destinada a professores do ensino básico e superior, o livro debruça-se sobre a necessidade de a escola fazer o jovem leitor perceber que o deleite estético também pode surgir dos sentidos depreendidos das especificidades estéticas dos objetos artísticos, sendo esses textos literários ou não. Assim, empreender, junto desse jovem, um estudo “em paralelo” entre os clássicos literários e suas adaptações quadrinizadas pode ser um caminho para ele aprimorar seus critérios de avaliação e desfazer equívocos de julgamento sobre as obras que escolhe ou que lhe são dadas a ler.

O que se espera com tal estudo é que o jovem compreenda que os quadrinhos não são, obrigatória e necessariamente, caracterizados pela simplicidade estética, e que os clássicos literários não devem ser considerados chatos devido a seu estilo marcadamente difuso e descritivo.

Sobre a autora

Fernanda Isabel Bitazi é mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Sua linha de pesquisa está centrada em duas frentes: no estudo das práticas leitoras desenvolvidas no interior da escola e nos estudos intersemióticos, sobretudo no que se refere ao diálogo entre a literatura e outras mídias e ao modo como esse diálogo vem sendo trabalhado no espaço escolar. Atualmente é professora orientadora de Sala de Leitura em uma unidade escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), tendo exercido também a função de professora de Língua Portuguesa na mesma rede de ensino.

O livro

Título: Adaptação em quadrinhos dos clássicos literários na formação leitora
Autora: Fernanda Isabel Bitazi
Editora: Editora Mackenzie
Ano: 2017
Nº de páginas: 128
Altura: 22,5 cm.
Largura: 15,5 cm.
Preço de capa: R$ 105,67
ISBN: 978-85-8293-693-1

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome