Veja qual é a importância do profissional da engenharia de produção

Confira qual é o papel e a importância do profissional da engenharia de produção em uma fábrica.

0
592
SB post

Como engenheiro de produção e escrevendo diversos conteúdos para o Blog Industrial (https://www.nomus.com.br/blog-industrial), pensei que seria muito interessante falar sobre a importância do profissional da engenharia de produção em uma indústria.

Primeiro vamos começar com o básico, o que é a engenharia de produção?

A engenharia de produção é o ramo das engenharias que trabalha com a melhoria e implantação de sistemas, envolvendo:

pessoas
materiais
equipamentos
energias
informações

Compete a ela projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços. Ou seja, a produção não trata somente de bens, mas também de serviços. Não sei se você já parou para pensar nisso, mas normalmente quando se fala em produto, se pensa em um bem, entretanto um serviço também pode ser considerado como produto do trabalho de quem o realiza.

O que faz um engenheiro de produção?

Antes de falar sobre o que faz uma engenheira ou um engenheiro de produção, acho importante citar uma definição de engenheiro que achei bastante interessante, direto da Wikipédia:

“Um engenheiro é um profissional de engenharia, preocupado com a aplicação do conhecimento científico, matemática e criatividade para desenvolver soluções para problemas técnicos.”

Portanto, os engenheiros e engenheiras de produção são parte extremamente importante em indústrias e empresas que procuram soluções para seus problemas de produção de bens e serviços. Com isso, é possível aumentar a produtividade e serem mais rentáveis.

O que faz um engenheiro de produção em uma indústria?

Engenheiros de produção industriais determinam quais os modos mais eficientes para utilizar os fatores básicos de produção (pessoas, máquinas, materiais, informações e energia) para fornecer um serviço ou fabricar um produto. Eles são o elo entre as metas propostas pela administração e o desempenho operacional e buscam a todo momento aumentar a produtividade através da gestão de pessoas, métodos, organização de tecnologias e processos de negócios.

Para elucidar problemas de produção e organizacionais, os engenheiros industriais estudam os produtos e suas demandas. Desenvolvem sistemas de controle gerencial para auxiliar no controle de custos e gestão financeira, além de projetar sistemas de planejamento e controle da produção.

Em quais áreas um Engenheiro de Produção pode atuar em uma indústria?

Em uma indústria, um engenheiro habilitado em produção pode trabalhar em setores como:

Compras
Comercial
Programador da Produção
Marketing
Financeiro
Supervisor de Linha
Analista de PCP
Gerente de Produção
Diretor Industrial

Como pode ver a importância de um profissional de engenharia de produção em uma indústria é enorme. Para conhecer ainda mais detalhes o seu papel e como seguir nessa carreira, indico o link: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/12/a-importancia-do-profissional-da-engenharia-de-producao-em-uma-industria/

Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/12/a-importancia-do-profissional-da-engenharia-de-producao-em-uma-industria/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome