A Unibes Cultural – centro que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo – está com inscrições abertas para o programa Janelas para o Conhecimento, que traz diversos cursos voltados para filosofia, tecnologia, artes, música, além de atualidades, judaísmo e hebraico moderno.
Entre as atividades em destaque neste início do programa estão cursos pontuais sobre temas variados, como Fotografia: Explorando as câmeras dos smartphones, para ensinar como tirar maior proveito dos telefones inteligentes; Cabeça aberta: discos, filmes e livros que criaram o mundo de hoje, onde o jornalista Alexandre Matias desvenda como a produção cultural de algumas épocas influenciaram as posteriores; e Storytelling para Jornalistas, com Bruno Scartozzoni, fundador do Escritório Caldinas, sob a curadoria de Sergio Lüdtke.
Inovação, economia criativa e marketing de influência também são assuntos para cursos e workshops, como Gestão Cultural e Economia Criativa, parceria do programa Elaborando Projetos da Gaia Brasil com a Rede de Economia Criativa Brasil e Unibes Cultural, onde o participante aprenderá a administrar seu empreendimento e seus projetos, e Teoria U – Inovando a partir do futuro emergente, método criado no MIT (Massachussets Institute of Technology), em um programa desenhado pela Zoé Inova voltado para interessados em aprender, vivenciar e aplicar a Teoria U.
Hebraico Moderno está entre os cursos livres que acontecem regularmente no espaço cultural, assim como o Curso de Cultura Judaica: Tradição, História e Curiosidades, ministrado pela coordenadora de cursos da Unibes Cultural, Cecilia Ben David. O tema será tratado ainda nos encontros Judaísmo na Vida Contemporânea, com o rabino Ruben Sternschein, que falará sobre política, economia, sexualidade e arte; no curso Assuntos contemporâneos e judaísmo, com Leandro Karnal e o rabino Ruben Sternschein; e em Alma e Política: Suas digitais identitárias por toda uma encarnação, com o rabino Nilton Bonder. Estes cursos e encontros são abertos para todo o público, não apenas para a comunidade judaica, e tem atraído pessoas de todas as religiões.
“O público frequentador do centro cultural é bastante diversificado em todas as suas atividades e busca conhecer o idioma hebraico, a história e costumes do povo judeu, além de frequentar as palestras que discutem o mundo contemporâneo”, diz Cecilia.
A Unibes Cultural fica na rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação do metrô Sumaré e a agenda detalhada de palestras e cursos, com o investimento necessário para cada atividade, está disponível no site da instituição: www.unibescultural.org.br. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educacao@unibescultural.org.br.
Ao completar dois anos de atividade, a Unibes Cultural consolida seu papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Assim, a instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de espaço, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Website: http://unibescultural.org.br/