O que as escolas podem fazer para ajudar no combate à obesidade

Segundo a OMS o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões até 2025

0
603
SB post

Crianças de zero a cinco anos não são um desafio apenas no que diz respeito à educação. A obesidade já é registrada em níveis altos nessa faixa etária. Hoje, são cerca de 350 mil crianças acometidas pelo problema. A projeção da Organização Mundial da Saúde é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões.

Com a obesidade, meninos e meninas correm um alto risco de se tornarem adultos cardíacos, hipertensos, diabéticos, com problemas pulmonares, de articulação ou até mesmo vítimas precoces de alguns tipos de câncer.

Para promover hábitos alimentares saudáveis, educadores têm feito esforços para formar pais e alunos mais conscientes da importância de comer bem.

No Colégio Amorim, a alimentação é um tema transversal, presente nos currículos de todas as etapas de ensino. A escola tem um departamento que cuida dos assuntos pertinentes ao cuidado com a saúde integral dos alunos. O assunto obesidade é tratado como conteúdo em Palestras e Projetos dentro da sala de aula e em diversos encontros para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares. “Esses Projetos ultrapassam as paredes da escola com sugestões e dicas de cardápios adequados para cada faixa etária. Além de tratar dos riscos que envolvem a obesidade como prejuízos na saúde, bullying…dentre outros. Alimentação saudável é pauta de reunião com conversas de conscientização e assunto abordado em sala de aula como conteúdo acadêmico pedagógico, em todos os segmentos escolares do Ensino Infantil ao Médio”, afirma.

Conheça os itens recomendados e os que devem ficar fora do cardápio escolar:

– Os sucos de frutas, as bebidas lácteas e outras preparações com adição de açúcar devem ser oferecidos ao consumo conforme a preferência do consumidor pela adição ou não do ingrediente;

– Pelo menos uma opção de fruta da estação, inteira ou em pedações, ou na forma de suco;

– Conteúdo pedagógico e exposição de material de comunicação visual sobre determinados temas, como alimentação e cultura, refeição balanceada, grupos de alimentos e suas funções, hábitos e estilos de vida saudáveis e preparo, consumo e importância de frutas e hortaliças para a saúde;

– Salgados só assados;

Itens que devem ficar fora dos cardápios escolares:

– Balas, pirulitos, gomas de mascar e biscoitos recheados;
– Refrigerantes e sucos artificiais;
– Salgadinhos industrializados;
– Frituras em geral;
– Alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% das calorias totais.

Website: http://www.colegioamorim.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome