Desafiados a encontrar e desenvolver respostas à pergunta: “Como solucionar problemas na área de atendimento ao cliente utilizando somente um dispositivo móvel?”, dois estudantes da equipe Help Lovers, da Faculdade Impacta, criaram um sistema que coloca consumidores de elite dos produtos de uma empresa à frente do processo de atendimento a clientes, aproximando os usuários da marca por meio de atendimento humanizado e diferenciado.
Com o projeto, eles venceram a primeira maratona de codificação e inovação (Hackathon) promovido pela Coddera, empresa especializada em desenvolvimento de software para contact center, autoatendimento e serviços a clientes, durante a Expo CIEE São Paulo 2018 (Feira do Estudante), considerada a maior feira estudantil da América Latina, realizada entre os dias 25 e 27 de maio.
A ferramenta criada por Júlio Cesar Santos e Jéssica Santana, tem como base o aproveitamento daqueles ‘especialistas’ e amantes de uma marca e que vivem resolvendo os problemas dos amigos e familiares. A ideia consiste em usar este tipo de cliente a serviço de uma marca de forma que eles possam ser recompensados por essa ajuda ao atender clientes não só da família.
Como desenvolvedores da solução vencedora, Júlio e Jéssica garantiram como prêmio a possibilidade de um estágio de três meses nas empresas do Grupo A5. Ao final deste período, os dois participantes poderão ter o contrato de estágio estendido. O segundo lugar ficou com o time MedPlat, da universidade Anhembi Morumbi, cujos membros terão direito a um curso presencial na área de tecnologia. Já a terceira posição foi conquistada pela equipe Grupo X, da PUC, e seus formadores ganharam um curso on-line na mesma área.
Para o Gerente de Fábrica da Coddera, idealizador e coordenador do Hackathon, Mario Cereda, o evento superou os objetivos nesta primeira edição. “A qualidade das ideias apresentadas demonstrou o potencial criativo dos estudantes e a capacidade desta geração em encontrar alternativas para problemas reais mesmo ainda não tendo a experiência de lidar com as dificuldades de relacionamento entre empresas e clientes no dia a dia”, disse.
O diretor da Coddera, Flavio Ditt, avalia que além de muito interessantes, as soluções desenvolvidas na competição oferecem viabilidade prática de execução. “Temos certeza que tanto os jovens que receberemos no estágio, como os membros das demais equipes são representantes de uma geração com potencial elevado a ser desenvolvido”, afirma o executivo reforçando a definição de que a experiência de buscar conexão com os estudantes por meio do hackathon foi coberta de êxito e veio para ficar.
O estudante Paulo Alodio dos Santos, da PUC, foi enfático ao afirmar que a experiência de participar do Hackathon foi incrível. Segundo ele, a atividade proporcionou um aumento significativo do conhecimento sobre o funcionamento das empresas, revelou como é possível vender os produtos, como conversar com os diretores e outros aspectos do dia a dia no ambiente corporativo. “Eu não tinha ideia de como era isso e nesses três dias que ficamos criando nosso projeto eu consegui desenvolver minha network, falei com muitas pessoas que entendem do assunto, elas me explicaram muito mais da minha área e eu tive muito mais ideia sobre o que eu faço. Foi como se eu tivesse juntado um ano de conhecimento e armazenado ele em três dias”, analisou.
Sobre a Coddera:
Empresa do Grupo A5, a Coddera é especializada em soluções que facilitam a interação entre clientes e empresas. Em suas três linhas de serviços – Fábrica de Software; Inteligência e Integração de Dados (Analytics); e Produtividade/Qualidade – a Coddera e sua equipe altamente capacitada entregam soluções que melhoram a experiência do cliente no relacionamento com as empresas, independentemente dos canais que são utilizados durante essa interação (voz, mensagens e/ou aplicativos). Ainda com soluções próprias, atua também no back office, oferecendo automação e otimização dos processos de negócios.
A Coddera trabalha como parceira estratégica como Google, AWS, Genesys, Avaya e Nuance, implementando soluções complementares a seus portfólios. Com sede em São Paulo e um escritório no Rio de Janeiro, tem como principais clientes: Bradesco, Vivo, Oi, Tivit, Atento, Teleperformance, Fleury, Dasa, Carrefour, 99Táxi, Liberty Seguros, Sitel, entre outros.
A Coddera foi premiada pela ABT (Associação Brasileira de Telesserviços), por três anos consecutivos. Em 2015, na XV edição do prêmio, na condição de empresa revelação, em 2016, em duas categorias com sua solução de automação de processos (M.O.E) e em 2017, com a Solução Service to Sales. Em 2018, foi premiada no Stevie Award for Sales & Customer Service em Las Vegas, com a solução de Tela Única.
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