Metodologias ativas e blended learning trazem inovação à educação

Metodologias ativas de ensino e aprendizagem têm provocado inovações na educação presencial, blended e a distância. Esses são temas da JOVAED – Jornada Virtual ABED de Educação a Distância, um evento gratuito e online organizado pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, e de um curso online oferecido pela Artesanato Educacional e coordenado pelo professor João Mattar.

0
632
Metodologias ativas e blended learning trazem inovação à educação
SB post

Metodologias ativas de ensino e aprendizagem, como sala de aula invertida (flipped classroom), peer instruction (ensino por pares), design thinking, aprendizagem baseada em games e gamificação são estratégias inovadoras que vêm influenciando tanto a educação presencial, quando o ensino híbrido (blended learning) e a educação a distância (EaD).

Estes temas serão explorados na JOVAED — Jornada Virtual ABED de Educação a Distância, um evento online, aberto e gratuito organizado pela ABED — Associação Brasileira de Educação a Distância, que ocorrerá entre 09 a 29 de Junho de 2018. Os inscritos terão direito a Certificado de participação emitido pela ABED após o final do evento.

A JOVAED envolverá diversas atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: Google Classroom, Facebook, Blogger, Moodle, WordPress, Google Forms, WhatsApp, Udemy e Wix. As atividades serão coordenadas por diversos profissionais que se destacam na prática, pesquisa e reflexão sobre EaD no Brasil. Alguns exemplos de atividades são: “Conheça o Kahoot e Plickers: Gamificando as atividades avaliativas nas aulas de língua estrangeira”, “Design Thinking e o Professor Maker”, “O uso de games no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes” e “O uso do WhatsApp como recurso didático pedagógico na sala de aula”.

O tema geral da JOVAED em 2018 é “Pesquisa em Educação a Distância”. Daniela Karine Ramos, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora na área do uso de games em educação (inclusive em EaD), por exemplo, coordenará a atividade “Como elaborar questionários para pesquisa e avaliação?”. Segundo Daniela, “há vários fatores que precisam ser observados na elaboração e validação de questionários para que sejam adequados e cumpram da melhor forma seus objetivos.” Assim, a atividade procura apresentar as principais características de um bom questionário, propondo exercícios práticos e oferecendo dicas para sua elaboração.

Maiores informações sobre a JOVAED podem ser encontradas em: http://www.abed.org.br/hotsite/jovaed-2018/pt/apresentacao/

A Associação Brasileira de Educação a Distância é uma sociedade científica sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, criada em 21 de junho de 1995. Maiores informações sobre a ABED podem ser encontradas em seu site: http://www.abed.org.br/site/pt/

Esses são também alguns dos temas de um curso online oferecido pela Artesanato Educacional que começa nesta semana. Para João Mattar, professor, pesquisador e orientador no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter e coordenador do curso, “a combinação dessas metodologias com tecnologias como realidade virtual e aumentada e inteligência artificial deve marcar as tendências da educação nos próximos anos”.

O programa do curso inclui temas como Blended Learning, Método de Caso, Aprendizagem baseada em Problemas, Aprendizagem baseada em Projetos, Aprendizagem baseada em Games e Gamificação, Sala de Aula Invertida, Peer Instruction, Design Thinking, Dramatização, Avaliação por Pares e Autoavaliação.

Maiores informações sobre o curso você encontra em: http://artesanatoeducacional.blogspot.com/2018/04/metodologias-ativas-para-educacao.html

A Artesanato Educacional atua na área de tecnologia educacional e educação a distância, produzindo material didático e prestando consultoria na área. É também uma editora, com livros publicados como: Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem, do professor da Poli (USP) e do Insper Romero Tori.

Maiores informações no site: http://www.artesanatoeducacional.com.br

Website: http://www.artesanatoeducacional.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome