Saiba como coordenar uma equipe de marketing e atingir resultados

Neste texto, vamos trazer algumas dicas para que você, gestor, possa montar e coordenar com eficiência a sua equipe de marketing e comunicação.

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Lembre-se que para dar vazão à criatividade é importante, como líder, saber ouvir.

Coordenar uma equipe de marketing não é tarefa para qualquer pessoa. É preciso ser um gestor completo e possuir ampla visão do negócio e senso apurado de talentos. Afinal, um time escolhido para falar da sua empresa e do seu produto precisa não só de bons colaboradores, mas profissionais multidisciplinares, plurais.

É importante contratar pessoas capazes de compreender bem os objetivos propostos em cada tarefa e, mais que isso, executar o trabalho com dinamismo e precisão.

Neste texto, vamos trazer algumas dicas para que você, gestor, possa montar e coordenar com eficiência a sua equipe de marketing e comunicação.

– Dê prioridade às metas e aos objetivos da empresa
Antes de delegar tarefas, separar os times e alinhar os trabalhos, é fundamental estabelecer, com prioridade, os objetivos e metas da empresa. Isso significa que a qualidade e profissionalismo começam em você, gestor.

Ao ter definido de maneira clara os objetivos do trabalho, o próximo passo é repassar toda essa informação à equipe de maneira transparente e didática. Todos precisam estar em sintonia, cientes das metas a serem alcançadas, para que o trabalho aconteça, de fato, com integração e coerência.

Lembre-se que quando os funcionários têm acesso à visão completa do processo, fica mais fácil compreender cada etapa. Informe-os, tire dúvidas e aceite sugestões para que o trabalho seja realizado com excelência.

– Delegue as tarefas e destaque a importância de cada profissional
Ao delegar as tarefas para a equipe de marketing, é fundamental deixar claro a essencialidade do papel de cada um da equipe para a realização do todo.

Isso significa que é crucial explicar, para todo o time, a importância do serviço de cada membro da equipe de marketing, enumerando de maneira simples, mas convincente, como a responsabilidade e o trabalho em grupo são fundamentais.

Ao destacar a importância de cada membro do time de marketing, você não só valoriza o profissional, como também motiva os colaboradores de maneira individual e em grupo.

Individual porque cada um ganha consciência da responsabilidade de sua tarefa. Em grupo porque todos se sentem dispostos a realizar e a colaborar para que o trabalho, de fato, apareça.

– Divida a equipe de marketing em pequenos núcleos por segmentos
Mesmo sendo importante a contratação de profissionais diversificados, com experiências distintas e conhecimentos múltiplos, é importante saber separar as equipes de acordo com suas definições.

O objetivo da separação por segmentos é criar, dentro de um grupo maior, mininúcleos colaborativos, em que os profissionais possam ajudar e serem ajudados pelos colegas.

No dia a dia, esse grupo contribuirá para a elaboração de trabalhos mais consistentes e completos, graças a essa colaboração, que geralmente acontece de forma natural entre funcionários que atuam na mesma área.

– Planeje cada etapa do trabalho para nortear a equipe
É importante produzir um planejamento que traga detalhes de todos os processos de comunicação e marketing de uma campanha ou trabalho pontual. Também é fundamental apresentar, nesse planejamento, o papel de cada núcleo dentro do conjunto de ações que deverão ser executadas.

Essa preparação servirá como norte para toda equipe e deixará visível, para o time, as tarefas e prazos que precisam ser cumpridos por cada um e em conjunto.

É claro que algumas situações exigem a readaptação do planejamento. Isso é normal; não é necessário criar um processo engessado, pois poderá até mesmo prejudicar a qualidade do produto final. O que importa mesmo é não começar o trabalho sem diretriz, sem pesquisas, sem ações conversadas e aprovadas com antecedência.

Não dispense um bom brainstorm — que nada mais é do que uma reunião para discussão de ideias e trocas de conhecimento sobre um determinado tema. Converse com a equipe, peça opinião dos colaboradores para que o planejamento seja formatado, desde o início, da maneira mais completa possível.

– Mantenha o foco, mas seja leve
É interessante usar o bom humor e o companheirismo para levar o dia a dia com a sua equipe de maneira leve e produtiva. Mas é fundamental saber separar brincadeiras e conversas pessoais de atitudes profissionais.

Manter o foco é essencial. Por isso, um trabalho bem realizado é aquele que possui não só um planejamento, como já dissemos acima, mas também um cronograma a ser cumprido rigorosamente.

Se puder, seja flexível e compreensivo, mas cobre resultados. Cobre produtividade, trabalho realizado e qualidade. Quando se perde o foco, perde-se também uma boa oportunidade de agradar ao cliente e, consequentemente, fidelizá-lo.

– Seja amigável, mas tenha e exija atitude
Quem não gosta de ser coordenado por uma pessoa agradável, educada, compreensiva e ajudadora? O bom relacionamento entre liderança e equipe é fundamental, mas para que o resultado apareça, de fato, é preciso atitude, de todos os lados.

Você e seus gerenciados estão ali com um propósito. E esse objetivo jamais pode ser perdido em meio às ações do dia a dia. É preciso que a atitude seja uma constante, uma característica inerente ao líder e aos liderados. A proatividade, ou seja, o desejo de fazer acontecer e a ação, em si, faz toda a diferença nos resultados obtidos.

Atitude é fundamental para quem deseja alcançar resultados satisfatórios. Jamais perca a sua.

– Incentive a criatividade da equipe
Uma característica também importante ao profissional que trabalha com marketing é a criatividade. Quando formar sua equipe de trabalho, preze por essa habilidade e você verá trabalhos mais bonitos, completos e interessantes.

A criatividade cativa pela sua forma original de apresentar algo que todos já conhecem; um time criativo de marketing é, sem dúvida, um diferencial que fará com que a sua empresa se destaque entre as demais.

Lembre-se que para dar vazão à criatividade é importante, como líder, saber ouvir. Opiniões, sugestões e até mesmo críticas da equipe podem ser o primeiro passo para a realização de um trabalho inovador e de sucesso.

O equilíbrio, o foco, a proatividade e a busca pela produtividade e criatividade são, em suma, as características fundamentais para quem deseja gerenciar uma equipe de marketing.

Por: Raphael Oliveira, Coordenador de Marketing e vendas na GhFly.
E-mail: raphael.oliveira@ghfly.com

Website: http://www.ghfly.com/

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