5 dicas de marketing para empreendedores

Todo empreendedor precisa saber a importância de investir em marketing, afinal, nenhuma empresa sobrevive sem captação e retenção de clientes

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O Marketing é uma área extremamente ampla e complexa. Existem milhares de combinações de estratégias que podem ser utilizadas – das mais simples até elaboradas campanhas multimilionárias. Com o planejamento correto, não é necessário gastar rios de dinheiro com propaganda para criar um sistema de marketing eficiente. O que o empresário precisa é de um pouco de know-how e um conjunto de recursos-chave à sua disposição.

Empreendedores devem ficar atentos às principais estratégias de marketing que irão garantir a saúde financeira e o relacionamento da empresa com o consumidor. Tudo isso utilizando baixo investimento e métodos muito simples:

1. Trabalhe a imagem da empresa

O consumidor está cada vez mais exigente. Muita gente , atualmente, recusa-se a comprar com empresas que consideram irresponsáveis em relação ao meio-ambiente, a causas sociais e aos direitos trabalhistas, por exemplo.

Por isso, é importante trabalhar esse fator no branding da empresa. Apenas ter boas políticas de contratação e direitos e fazer algumas doações para causas nobres pode significar uma melhora incrível na maneira que os clientes enxergam a corporação.

2. Propaganda boca a boca não é superada por nada

Se existe uma regra de ouro no marketing, é essa: não subestime a propaganda boca a boca. Clientes satisfeitos fazem muito mais do que voltar à empresa: eles divulgam, indicam, elogiam. Esse tipo de publicidade é muito valioso. Isso porque o consumidor estará recomendando o negócio para pessoas que confiam nele e apreciam sua opinião. Para potencializar esse tipo de marketing, é importante que as empresas trabalhem em melhorar a experiência do consumidor.

“A praticidade e conveniência para o cliente deve estar acima de tudo”, constata Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/). “É por isso que optamos por passar a fazer o atendimento online. Percebemos que, com a rotina corrida do mundo atual, é isso que o cliente mais precisa”, completa.

Disponibilizar brindes simples, como calendários de mesa e marca-páginas também pode ser uma estratégia interessante. Esses itens são vistos o tempo todo, ou no caso do marcador, frequentemente emprestados para outras pessoas. Essa é uma oportunidade de expandir o alcance da marca.

3. Marketing de conteúdo é um importante investimento

Entrar no mundo digital também é fundamental. As estratégias de marketing de conteúdo têm se provado cada vez mais eficientes e relevantes para empresas de todos os setores.

Manter um blog com informações importantes e interessantes mostra ao consumidor que a empresa está preocupada em ser útil de outras formas além dos serviços pagos que oferece. Esse efeito também pode ser alcançado pela distribuição de revistas e folders informativos.

4. Tenha cartões de visita sempre à mão

A imagem de profissionalismo e seriedade contida em um simples cartão de visitas não deve ser subestimada. Esse é um ótimo método, tanto para fortalecer o networking com fornecedores e outros profissionais da área quanto para aumentar a carta de clientes. É essencial para todo empreendedor andar sempre munido de cartões de visitas .

“O cartão de visitas é um dos impressos mais procurados no site. O formato é muito versátil. É possível fazer personalizações de todos os tipos e essa é uma forma barata e eficiente de transmitir o branding da empresa rapidamente,” comenta Camila.

5. Mantenha contato direto com os seus clientes

A comunicação é um fator importantíssimo em todos os setores. O cliente deve se sentir ouvido e valorizado. Isso pode ser alcançado por meio do estabelecimento de uma via de comunicação dinâmica e eficiente.

As listas de e-mails e as redes sociais são uma ferramenta poderosa para esse fim. Por isso, é importante não esquecer de divulgar esses meios em todos os materiais, inclusive nos impressos. Dessa forma, os clientes que forem atendidos pessoalmente podem encontrar a empresa na web com facilidade.

Sobre a gráfica Eskenazi

A Gráfica Eskenazi atua no mercado gráfico há 60 anos. A última novidade da empresa é a atuação na web, através de um sistema de gráfica online prático, rápido e que oferece preços competitivos. Com parque gráfico próprio, a empresa é capaz de garantir a qualidade de ponta em suas impressões. Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

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