Aqueles que desejam se especializar em segurança da informação no mercado nacional devem buscar cursos e treinamentos na área
A Tecnologia da Informação (TI) está presente em quase todos os aspectos da vida moderna. Ela pode ajudar com tarefas diversas, como estacionar veículos ou diagnosticar doenças – e é por isso que o setor de TI é um dos que mais cresce em todo um mundo.
Em um contexto em que o fenômeno da digitalização faz com que as pessoas e empresas estejam cada vez mais dependentes das funcionalidades e ampliações oferecidas pela TI, é crescente também a preocupação com a segurança da informação.
Afinal, constantemente, empresas recebem notícias de seus sistemas de TI foram violados, seus resultados financeiros vazados e que seus planos de negócios ou modelos confidenciais podem estar comprometidos. Pior: que dados pessoais de seus clientes e funcionários foram disponibilizados online! Isso faz com que o mercado perca a confiança na marca, que o preço de suas ações despenque e pode até mesmo causar problemas legais para seus responsáveis.
À medida que a tecnologia cresce – mais rápido todos os dias –, as empresas e profissionais de TI precisam estar prontos para evitar situações como essa. Assim, a atualização dos conhecimentos sobre segurança da informação é fundamental para o mercado. Há, inclusive, uma grande demanda por profissionais de TI devidamente certificados na área.
Certificação em segurança da informação: como obter a sua?
“Aqueles que desejam se especializar em segurança da informação no mercado nacional devem buscar cursos e treinamentos na área”, diz Dario Caraponale, sócio da Strong Security Brasil (https://www.strongsecurity.com.br/). A empresa é focada em soluções de segurança da informação e possui larga experiência em implementações, suporte e consultoria na área de TI, sendo referência no mercado por seu pioneirismo e inovação.
No que diz respeito ao oferecimento de certificações, a Strong Security Brasil atua como representante de algumas das maiores empresas de treinamento em segurança da informação do mundo: (ISC)², EC-COUNCIL, CompTIA, PECB.
O objetivo da Strong Security Brasil é fornecer aos clientes treinamentos para a obtenção das principais certificações profissionais em segurança da informação do mundo. “Os treinamentos permitem que as empresas tenham profissionais qualificados para a execução das atividades dentro de suas organizações. Também possibilitam que os profissionais tenham suas qualificações comprovadas internacionalmente, valorizando o currículo”, conta Caraponale.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada uma das certificações intermediadas pela Strong Security Brasil:
(ISC)²- International Information Systems Security Certification Consortium
A (ISC)², International Information Systems Security Certification Consortium, é a principal organização sem fins lucrativos dedicada à certificação de profissionais na área de segurança da informação. Na Strong Security Brasil é possível obter os seguintes treinamentos certificados pela (ISC)²:
CISSP – Certified Information Systems Security Professional.
CSSLP – Certified Secure Software Lifecycle Professional.
SSCP – Systems Security Certified Practitioner.
Todos os cursos do (ISC)² oferecidos pela Strong Security Brasil têm duração de 40 horas e são destinados para profissionais da área de Segurança da Informação ou Security Officer.
CompTIA
A CompTIA é considerada como voz da indústria mundial de tecnologia da informação. Estabelecida como uma associação de comércio sem fins lucrativos que promove os interesses globais dos profissionais e das empresas de TI, a organização concentra seus programas, no cenário nacional, em certificações e ensino.
Na Strong Security Brasil o profissional de TI pode adquirir as seguintes certificações oferecidas pela CompTIA:
CompTIA Security+
CompTIA Network+
Cloud Essentials
CSA+ – CompTIA Cybersecurity Analyst
CASP – CompTIA Advanced Security Practitioner
EC-Council
A International Council of E-Commerce Consultants (EC-Council) é uma organização que se dedica ao desenvolvimento de cursos e à distribuição de certificações na área de Segurança da Informação e Comércio Eletrônico.
A tradição da empresa faz com que ela seja líder mundial em certificações e treinamentos na área de segurança eletrônica. Os certificados oferecidos pela Strong Security por meio da EC-Council são:
CEH – Certified Ethical Hacker
CHFI – Computer Hacking Forensic investigator
ECSA – EC-COUNCIL Certified Security Analyst
CND – Certified Network Defender
CCISO – EC-COUNCIL Information Security Officer
PECB
O PECB é um organismo de certificação de pessoas, sistemas de gestão e produtos com padrões internacionais. Como fornecedora global de serviços de treinamento, exame, auditoria e certificação, a PECB, além de várias outras áreas, atua na segurança da informação e tecnologia da informação.
A Strong Security Brasil oferece três certificações do PECB na área de Segurança da Informação:
ISO 27001 Foundation
ISO 27001 Lead Implementer
ISO 27001 Lead Auditor
Mercado de trabalho da segurança de informação no mundo
O mercado de trabalho para profissionais de segurança de informação está em alta no mundo todo. O analista de segurança de informação, segundo a consultoria Robert Half, pode ganhar de R$ 3 (cargo de analista) a R$ 22 mil mensais (gerentes).
Segundo pesquisa da Burning Gass Technologies, a área cresceu 74% entre 2007 e 2017, duas vezes a taxa de crescimento de outros trabalhos de TI.
Dentre as atribuições do cargo, podemos citar a importante tarefa de criar ferramentas que garantem a confidencialidade e autenticidade dos arquivos de uma empresa.
Para 2019, as expectativas são boas: segundo estudo recente da Deloitte, mais de 1,5 milhão de vagas abrirão em todo o mundo até 2019, devido também ao aumento de ataques de hackers e malwares.
Por que se certificar em segurança da informação?
As vagas em TI estão disponíveis, o que realmente falta são candidatos devidamente qualificados.
As certificações ajudam os profissionais da área a se destacarem no mercado. Em outras palavras, elas mostram o quanto você está engajado com o processo contínuo de aprendizado. Assim, realmente podem significar uma grande mudança na sua carreira.
Acesse: https://www.strongsecurity.com.br/treinamentos/
Website: http://www.strongsecurity.com.br
Assim, seu fundamento e realizar uma gestao de riscos, de forma a diagnostica-los e minimiza-los no ambiente interno. Isso e feito por meio de politicas, procedimentos e implementacoes tecnicas preestabelecidas pela norma. A ISO 27001 LEAD AUDITOR certifica o colaborador para auditar um Sistema de Gestao de Seguranca da Informacao (SGSI), qualificando-o tambem para gerenciar uma equipe de auditores responsaveis por principios, tecnicas e procedimentos necessarios. Ao conquistar essa certificacao, ele estara habilitado para realizar auditorias tanto internas quanto externas.