Inscrições abertas para os cursos de 2018 da Escola de Música Tom Jobim

Emesp oferece cursos gratuitos de vários instrumentos a quem já tem conhecimento; há atividades para diferentes faixas etárias

0
576
SB post

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim. O processo seletivo dos cursos de formação que começam em 2018 são todos gratuitos, e os interessados podem se inscrever até 27 de novembro, neste link.

A Emesp oferece duas modalidades: Cursos de Formação Continuada e Cursos de Formação Avançada, ambos para quem já tem conhecimentos musicais.

A Formação Continuada se dá em três ciclos, com vagas para instrumentos variados, desde violino e violoncelo até harpa e acordeão. Já a Formação Avançada corresponde ao quarto ciclo, no qual o aluno pode se dedicar a uma outra área de formação, como composição ou música antiga.

As duas modalidades são independentes, assim como seus ciclos, não sendo necessário que o aluno tenha feito os ciclos anteriores para poder se inscrever no desejado. Ao candidato, basta ter os conhecimentos necessários exigidos pela prova para concorrer.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Emesp Tom Jobim, na página do processo seletivo, na qual o candidato encontra também o edital, com todas as informações necessárias para inscrição, cronogramas e conteúdos programáticos.

O candidato pode se inscrever em um único curso e as provas da primeira fase acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro, enquanto a segunda fase será de 11 a 14 do mesmo mês.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 17 de janeiro e as matrículas deverão ser efetuadas até o final do referido mês. As aulas com as novas turmas têm início em 5 de fevereiro.

Cursos de Formação Continuada

Dividido em três ciclos, cada um para uma faixa etária, focam no ensino de um instrumento musical, além de oferecer disciplinas de apoio para o aproveitamento completo do aprendizado de música. Para cada um dos ciclos, são oferecidos cursos em instrumentos distintos.

O 1º ciclo destina-se a candidatos com até 13 anos, com aulas nos períodos matutino ou vespertino; já o 2º pode ser cursado por pessoas até 16 anos, com aulas vespertinas, sendo que ambos os ciclos têm duração de 3 anos.

Com duração de 2 anos, o 3º ciclo é voltado para alunos de até 21 anos e oferece vagas nos períodos matutino, vespertino ou noturno. Todos têm carga horária total de 6 horas semanais.

Cursos de Formação Avançada

Para 2018, os candidatos podem escolher entre os cursos de música antiga, composição, ambos com quatro anos de duração; de regência coral, que dura três anos; ou a Academia de Ópera Theatro São Pedro, com duração de dois anos. Sem limite de idade, os cursos são destinados a pessoas com conhecimento musical avançado e consistem em uma especialização musical em uma das áreas.

Todos os cursos têm carga horária de até 6 horas semanais e se realizam nos três períodos, envolvendo disciplinas práticas, individuais e coletivas, e disciplinas teóricas.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome