Grupo Impacta ensina três importantes lições de gestão sobre modelos de negócios

Aprenda com os maiores líderes da área e impulsione sua carreira em 2018

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No mercado empresarial toneladas de suor e trabalho duro, um pouco de sorte, visão estratégica e tempo, separam um avanço singelo de um sucesso retumbante. Isso porque chegar ao topo é uma jornada longa, que não se faz da noite para o dia.
A boa notícia? É possível tomar alguns atalhos. Como? Prestando atenção ao que os profissionais bem-sucedidos têm a dizer. Afinal de contas, eles já calçaram os seus sapatos, isto é, já estiveram na situação em que você está hoje.
O Grupo Educacional Impacta Tecnologia, especializado no treinamento de profissionais preparados para assumir posições de liderança nos mercados de Tecnologia da Informação, Gestão e Design, apresenta abaixo três dicas de gestores consagrados sobre modelos de negócios para quem quer saber mais:

1. Saiba agir com antecedência

O diretor-executivo Josh Manion, Chief Executive Officer da Ensighten, empresa norte-americana de soluções de alta tecnologia para o setor de marketing, afirma que é preciso antecipar-se aos problemas para ser vitorioso. “Ganhar exige que você trate as dificuldades com bastante antecedência, porque cada pequeno movimento tem um peso enorme na jornada”.

Ele propõe uma medida inusitada: aprender xadrez. “Para mim, o jogo foi fundamental para conseguir o rigor necessário para lidar com a carreira e a vida. Ninguém precisa ser um campeão, mas pode aplicar esse foco para estimular o pensamento crítico. A gestão do tempo é fundamental tanto no tabuleiro quanto nas relações comerciais.”

Bill Gates, aclamado mundialmente ao popularizar os computadores pessoais por meio da Microsoft, aconselha que os comandantes tenham uma postura visionária. Ele mesmo fez previsões incríveis como o nascimento do e-commerce, dos smartphones e das redes sociais. “Para conseguir isso, é vital conhecer e entender todos os processos de uma empresa. Desse modo, o CEO estará sempre bem informado, perto de seus funcionários e por dentro de tudo que se passa no seu segmento.”

2. Conheça a importância da tecnologia na competitividade

Vincent Mifsud, CEO da ScribbleLive, aconselha que as empresas invistam em novidades cibernéticas, mas de forma racional e sem desperdícios. “Muitas startups queimam o dinheiro excessivamente. É fundamental investir para impulsionar o crescimento, mas, quando uma equipe se acostuma a uma cultura de gastos, fica difícil reverter essa situação. Aprenda com as corporações de inteligência computacional que faliram ou quase fecharam suas portas nos anos 1990.”

Outra indicação dele é que as decisões sejam sempre calcadas em fatos. “Permaneça focado em seus investimentos, principalmente no marketing. Aposte em conteúdo e use as ferramentas adequadas para garantir que esteja tomando decisões com base em dados concretos.”

O consultor de gestão e capital de risco Peter S. Cohan dá uma recomendação específica para mercados amplos, que tenham muitos consumidores, mas também concorrentes: tentar oferecer a mercadoria mais barata com a melhor qualidade possível. “Para crescer e expandir a linha de produtos, é crucial investir em linguagens de programação, acelerar o tempo de resposta ao cliente, reduzir os desperdícios nas operações e, por fim, entregar os melhores produtos com os menores preços.”

Ele exemplifica sua linha de raciocínio citando a Amazon. “Essa organização fez crescer suas receitas a uma taxa anual média de 27% na última década, com uma margem de lucro mínima, de 0,37%, ganhando na quantidade.”

3. Inove com atitudes simples

Outra sugestão de Cohan pode ajudar a inovar de maneira fácil e barata: os leilões reversos. Neles, os compradores que sofrem com a oscilação de preços de insumos estratégicos em suas cadeias produtivas se reúnem, geralmente em uma plataforma tecnológica, e estabelecem um preço máximo para um produto ou um serviço.

Os vendedores que aceitam esse montante podem impor alguns detalhes no processo de compra, como a forma de entrega ou o prazo. O consumidor, por sua vez, concorda com essas condições em troca de um preço mais vantajoso. “Esse é o serviço que a Priceline oferece aos viajantes desesperados e sensíveis ao preço que desistem da conveniência e do conforto por um valor mais baixo. Essa empresa conseguiu um aumento médio de 46% em suas ações na última década.”

Como podemos concluir, os modelos de negócios estão diretamente relacionados aos avanços tecnológicos, independentemente do segmento. Para avançar na carreira, é essencial acrescentar habilidades ao talento de forma prática. Dessa forma, o indivíduo tem muito mais chance de ser promovido e, finalmente, conquistar a independência financeira.

Sobre o Grupo Impacta:
Desde 1988 o Grupo Impacta Tecnologia tem a missão de oferecer conhecimento sem limites, através de seus mais de 300 treinamentos e 40 certificações. Com a qualidade de quem já treinou mais 1 milhão de alunos, além de mais de 25 mil empresas de renome, a Impacta tem o objetivo de formar profissionais especializados e preparados para assumir posições de liderança nos mercados de TI, Gestão e Design. A Impacta Certificação e Treinamento conta com uma localização privilegiada, na Avenida Paulista, o coração de São Paulo, com fácil acesso pelo metrô Trianon-Masp. Porém, você não precisa vir até aqui para desfrutar de todo o conteúdo e qualidade da Impacta, pois com a criação das modalidades Ao Vivo e Online, você tem acesso aos melhores cursos e treinamentos de onde quer que você esteja. Mais informações em: www.impacta.com.br

Informações à imprensa:
NB Press Comunicação
Telefone: (11) 3254-6464
Contatos: Guilherme Ávila / Bárbara Acácia / Marina do Amaral
E-mails: guilhermeavila@nbpress.combarbaracacia@nbpress.commarinadoamaral@nbpress.com

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