EAD: conheça essa nova tendência de ensino

Entenda o que é EAD e confira dicas para ter sucesso nessa nova modalidade de ensino.

0
918
SB post

O novo modelo de ensino, chamado EAD (ensino a distância) configura uma nova modalidade no campo da educação no qual professores e alunos estão separados fisicamente.

Dessa maneira, a tecnologia faz-se necessária para promover a conexão e a devida troca de informações entre educadores e estudantes, ou mesmo de aluno para aluno.

Esse novo modelo tem atraído professores e alunos do mundo todo. No Brasil, o ensino a distância é hoje uma forte tendência, visto que oferece diversas vantagens, como acessibilidade prática e flexibilidade de horário, por exemplo.

No âmbito geral, o EAD vem sendo considerado uma ótima alternativa para quem possui uma rotina corrida de trabalho e que precisa ampliar o nível de conhecimento.

Além disso, outro grande fator atrativo do ensino a distância é a configuração de um campo amplo de diversas opções de curso. Nessa modalidade é possível encontrar cursos de curta duração, graduação ou até mesmo cursos de pós-graduação a distância.

Sendo assim, o EAD é uma ótima opção para estudantes de diversas idades e níveis de conhecimento, visto que é possível fazer desde cursos rápidos a até mesmo uma pós-graduação.

No entanto, algumas áreas ou mesmo cursos demandam a necessidade de alguns encontros presenciais para aulas práticas ou em laboratórios, apresentação de trabalhos e provas finais.

Essas aulas geralmente ocorrem na própria instituição de ensino responsável pela elaboração dos cursos. Dessa maneira, antes de fazer a matrícula, é preciso avaliar cautelosamente o calendário de duração completa do curso para sincronizá-lo com as suas demais atividades.

Ainda assim, é importante ressaltar que, apesar de a educação a distância proporcionar flexibilidade de horário, é preciso ter muita disciplina para que os estudos sejam produtivos e gerem resultados efetivos para o conhecimento profissional e/ou acadêmico.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para que você obtenha sucesso com a EAD. Confira abaixo:

Tenha uma rotina de estudos

Mesmo na modalidade EAD é importante ter disciplina e separar algumas horas, todos os dias, para se dedicar aos estudos. A flexibilidade é uma característica muito atrativa da educação a distância porque é possível alinhar os compromissos dos estudos com as demais atividades do dia a dia.

Sendo assim, o ideal é montar o seu próprio calendário com a quantidade de horas determinadas para o estudo, bem como a meta de aprendizagem do dia e o progresso do curso.

2. Descubra o lugar ideal

Tão importante quanto ter uma rotina de estudos, é descobrir o melhor local de estudos para você. A educação a distância lhe dá total liberdade para escolher o local do estudo.

Mas algumas pessoas possuem dificuldade para alcançar a concentração em casa; dessa maneira, vale procurar por cafeterias ou bibliotecas públicas. É muito provável que, nesses ambientes, você encontre outras pessoas se dedicando aos estudos também. Dessa maneira, você ganha uma dose a mais de incentivo e, consequentemente, facilidade para se concentrar.

3. Esclareça suas dúvidas

Ainda que no EAD a resposta dos professores não seja instantânea como nas salas de aula tradicionais, é imprescindível que você esclareça todas as suas questões com eles ou até mesmo com os outros alunos.

Procure saber como a plataforma promove a interação entre educadores e alunos para facilitar o esclarecimento das dúvidas e até mesmo as observações e contribuições a respeito do conteúdo para agregar mais conhecimento a todos.

Website: https://www.portalpos.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome