Encceja 2018: inscrições abertas geram aumento da procura por cursos preparatórios

A confirmação do Encceja movimenta cursos preparatórios que dão aulas voltadas para quem quer concluir o Ensino Fundamental e Médio por meio do exame. Para conseguir a certificação nas provas marcadas para 5 de agosto, é preciso alcançar uma nota mínima. Retomar a rotina de estudos é um dos desafios em que os cursos auxiliam, além de repassar os conteúdos focados para a prova.

0
491
SB post

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão abertas até a próxima sexta-feira (27) e a confirmação do edital já movimenta cursos preparatórios que auxiliam os candidatos nos conteúdos de todas as áreas do conhecimento que serão abordados nas provas. O exame, marcado para 5 de agosto, funciona como uma espécie de “provão”, em que os candidatos têm a chance de concluir o Ensino Fundamental e Médio. Para conseguir a certificação, é preciso alcançar uma nota mínima, o que exige preparação.

A demanda pelos cursos preparatórios é reflexo da grande procura pelas inscrições. Apenas nos três primeiros dias de inscrições, foram mais de 660 mil candidatos em todo Brasil, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova. No ano passado, foram 1,5 milhão de inscritos.

“Em nossas escolas, já são 3.800 alunos matriculados para os preparatórios para as provas de Ensino Fundamental e Ensino Médio no Encceja. Até o mês da prova, esse número deve crescer ainda mais, já que temos cursos intensivos. São pessoas que tiveram que parar de estudar por dificuldades ao longo da vida e agora encontram no exame uma oportunidade de retomar a jornada escolar, planejando, inclusive, ingressar na faculdade”, conta Victor Francischelli, diretor do Curso Evidente, um dos principais preparatórios do Encceja do país, com escolas em sete estados.

Esse é o caso da Valdirene da Costa, de 40 anos, que parou de estudar na 7ª série do Ensino Fundamental e agora está de volta aos bancos escolares. “Deixei a escola quando muito nova, por isso, quando decidi fazer o Encceja, fui procurar um curso preparatório. As aulas já começaram e já lembrei de muita coisa que havia esquecido. Estou me sentindo cada vez mais preparada”, conta ela, que pretende conquistar o certificado do Ensino Médio para poder ingressar em uma faculdade.

No ano passado, os alunos que passaram pelo curso preparatório do Curso Evidente tiveram 90% de aprovação no Encceja. Segundo o coordenador pedagógico Jonas Schubert, um dos motivos que ajudou nesse alto nível de aprovação são as turmas exclusivas para quem vai fazer a prova. “Nossas aulas são voltadas para proporcionar ao aluno o conhecimento necessário de todas as matérias que vão cair na prova. Além disso, a ideia é ajudar o aluno a enfrentar a insegurança de voltar a estudar e conquistar a tão sonhada conclusão”, conta ele.

Muitos participantes não entram em uma sala de aula há muito tempo, por isso, os cursinhos preparatórios auxiliam no processo de “volta à escola” para fazer a preparação. Joel Martins, 48 anos, faz parte deste grupo. Ele parou de estudar quando tinha apenas 10 anos de idade e, em 2017, entrou no Curso Evidente para se preparar para o Exame do ano passado. “Eu senti que teria que terminar o Ensino Médio para conseguir um cargo melhor dentro da empresa em que trabalho. Conheci o curso preparatório do Evidente e quando voltei para a sala de aula foi tudo muito diferente, mudou muito desde a época em que eu estudava. Depois da preparação, me senti confiante para fazer a prova e passei”, comemora Joel.

As inscrições para o Encceja e poderão ser realizadas até as 23h59 de 27 de abril gratuitamente. As provas estão marcadas para o dia 5 de agosto. O site para informações é o http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/

Sobre o Curso Evidente
Desde 2005 no mercado de cursos preparatórios, o Curso Evidente é especializado na preparação para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e cursos profissionalizantes. A escola está presente em sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Website: http://www.cursoevidente.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome