Sorte é quando a oportunidade encontra o preparo, conheça a fórmula de sucesso do vendedor Pit Bull

Edgar Ueda entrevista, em sua série TurnAround, Luis Paulo Luppa – o milionário vendedor pit bull

0
399
SB post

Luis Paulo Luppa “O vendedor Pit Bull” é considerado um dos maiores especialistas de vendas do Brasil. Escreveu 19 livros com mais de 2 milhões de cópias vendidas em mais de 30 países. Treinou mais de 1 milhão de profissionais em todo o mundo. Aos 23 anos começou a ganhar dinheiro como vendedor e atualmente é Chairman e CEO do Grupo Trend, empresa com atuação mundial no segmento de turismo. Em 2017 a CVC adquiriu a maior parte das operações da Check In Participações, empresa do Grupo Trend, por 258 milhões de reais. Graduado em Direito e pós-graduado em Marketing no Brasil e também graduado em Varejo nos Estados Unidos, possui ainda cursos de especialização na Europa e Estados Unidos em Merchandising e Gestão Empresarial. Iniciou sua carreira em 1980, atuando em empresas do segmento industrial, distribuidor- atacadista, varejo e serviços. Em 1993, Luppa foi eleito um dos melhores mil executivos do mundo. Já acumulou diversos prêmios, entre eles, o de excelência em treinamento de vendas, personalidade do ano de RH, palestrante revelação do Brasil e palestrante internacional Brasil – Japão.

Nesta entrevista da série Turnaround, Luppa revela sua fórmula de sucesso e explica quais são os foram os comportamentos que ele assumiu para chegar ao topo.

Edgar Ueda: O Luppa é empresário, escritor, palestrante de sucesso e presidente do Grupo Trend. Qual foi o seu momento de Turnaround e em que momento você decidiu fazer isso?

Luppa: A vida é feita de ciclos e cada ciclo depende de uma grande virada. Eu não enumeraria uma. Acho que a grande virada ela tem a ver primeiro com um o teu lado de filosofia de vida e de comportamento de vida. A virada importante é a que te faz acordar. O que te faz despertar bem é fazer o que gosta e não gostar do que faz. Fazer aquilo que você gosta é o que te dá a energia diferente do seu competidor. Minha esposa todo dia me fala que eu trabalho muito e eu digo a ela: eu não trabalho, eu me divirto. Quando você faz o que gosta você está na frente do seu competidor por você ter uma energia a mais, um sorriso a mais, uma capacidade de resiliência a mais. Acho que a grande virada na vida de todo mundo é descobrir o teu ponto de satisfação. O teu ponto de tesão. É você dizer, eu acordo feliz, eu acordo cantando, eu acordo batendo papo, eu acordo disposto a fazer as coisas. Aquilo que parece muito difícil, passa a ser viável. Então acho que a grande virada é emocional. A grande virada é comportamental. O quanto eu estou motivado para buscar o meu desafio? Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Então vamos pensar grande. Vamos pensar que todo mundo tem o direito a dar uma grande virada na vida. Quem deu e quem conseguiu não tem três pernas, quatro braços, cinco cabeças, é igualzinho. Simplesmente ele se dispôs a fazer aquilo que talvez você não esteja disposto.

Edgar Ueda: Como profissional de vendas você foi campeão. Como escritor escreveu 19 livros, mais de 2 milhões de cópias em mais de 30 países. Inclusive recebeu um prêmio de melhor palestrante Brasil-Japão em 2008 do embaixador. Como um executivo e presidente de uma grande empresa multinacional você teve essa alavancagem. Quais são os atributos? É um conjunto de competências, está ligado ao comportamento? Ao que você atribui todo esse sucesso?

Luppa: Primeiro é você entender que não consegue fazer nada sozinho. Para você ter uma condição de buscar algo diferenciado na sua vida vai precisar de ajuda sempre. Existem coisas na sua vida que você precisa eliminar, outras que você precisa gerenciar e outras que você precisa potencializar. Você jamais vai ter sucesso na sua vida, ou terá com prazo de validade muito curto, se você não eliminar da sua vida, por exemplo, a vaidade. Na minha opinião é o pior defeito do ser humano. É um veneno silencioso que te consome e você não tem a percepção desse consumo do mal que ele te faz. Quando você tem com você naturalmente a humildade e a força de trabalho você andou 50%. Eu estive no Jô (Soares) uma vez e ele me perguntou se eu tivesse que esquartejar o sucesso quantos porcento seria pra cada coisa? Eu disse: 60% disciplina, 20% talento e 20% muito trabalho. Mas a disciplina é tudo, é o que te move. A disciplina é fazer bem feito aquilo que precisa ser feito. Para uma grande virada o primeiro passo é você acreditar em você. Você não precisa que ninguém acredite em você. Você não precisa que nem sua mulher, nem seu filho, nem seu chefe, seu sócio, nada. Basta você dizer, eu consigo. Agora o “eu consigo” qualquer um fala. Você tem que acordar cedo e dormir tarde. Aqui na empresa tem o brunch com o presidente. Não pode vir nenhum líder. Converso com o pessoal da faxina, pessoal que atende o telefone, só supervisor para baixo e eu pergunto: “me diz uma coisa, quem é que faz alguma coisa aqui depois do trabalho”? Um diz, eu vou pra academia, outro diz, eu nado. Eu digo: vocês não entenderam. O que você faz para ser alguém de verdade na sua família? A vida é uma família, você passa muito mais tempo no trabalho do que em casa com quem você ama. Há família no trabalho e família em casa. O que você representa pra sociedade? Por exemplo, você trabalha numa operadora de turismo, porque você não faz um curso de inglês, estuda espanhol, faz uma faculdade? Porque ninguém quer acordar cedo e dormir tarde. Sorte é quando a oportunidade encontra o preparo. Isso é sorte. Então se você não está preparado não adianta. Tudo que eu estou falando aqui não custa um centavo. Acreditar em você e comportamento. Quantos livros você leu neste ano? Conhecimento é muito legal, mas o que vale é a atitude. O que você fez na vida que deu certo? Garra, trabalho, disposição para aprender, continuidade, acreditar e disciplina é o que faz o cara vencer. O Tiger Woods tem uma expressão que eu gosto muito. “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”. Isso explica o momento da virada.
Ficou curioso para saber mais sobre o TurnAround do Luis Paulo Luppa? Assista a entrevista completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kXrdeh_9mFc

Fez sentido para você esta entrevista? Compartilhe com seus amigos e familiares. Contribua compartilhando conteúdo que faz a diferença na vida das pessoas. Vamos criar uma corrente do bem.

Website: http://www.edgarueda.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome