Concurseiros apostam em Mapas Mentais para acelerar os estudos

Segundo Howard Gardner, professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, os Mapas Mentais estão entre um dos melhores métodos comprovadamente eficazes para aprendizagem de vários tipos de assunto.

0
588
SB post

Os Mapas Mentais estão entre um dos melhores métodos comprovadamente eficazes para aprendizagem de vários tipos de assunto.

Concurseiro é um termo muito utilizado nas redes sociais para a pessoa que estuda por conta própria com o objetivo de ser aprovado em algum concurso público. Segundo o IBGE, um dos concursos públicos mais concorridos do Brasil é o de Consultor Legislativo do Senado Federal e Câmara dos Deputados.

O último, realizado em março de 2016, teve 157.939 inscritos para 246 vagas disponíveis, o que representa uma média de 642,02 candidatos por vaga. Com tanta concorrência, os concurseiros apostam cada vez mais em métodos de estudos inovadores que garantam um aprendizado mais rápido e eficaz.

A técnica do Mapeamento da Mente, criada pelo inglês Tony Buzan na década de 70, organiza um conteúdo no formato de diagrama, partindo de uma ideia central para várias ideias paralelas.

Concurseiros e outros adeptos dessa técnica afirmam que, através do estudo com Mapas Mentais, é possível ler um livro apenas uma única vez e criar um resumo tão claro e completo que estudando apenas por 5 minutos depois você se lembraria de todo o conteúdo estudado.

Segundo Howard Gardner, professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, os Mapas Mentais estão entre um dos melhores métodos comprovadamente eficazes para aprendizagem de vários tipos de assunto. Confira 4 benefícios desta técnica:

1- A inteligência flui e os parágrafos limitam

A inteligência humana flui. E grandes blocos de textos não incentivam esse processo natural da mente humana.

Quanto mais dinâmica for uma informação, mais fácil e eficiente será para o cérebro processar e retê-la, impedindo que o estudante esqueça aquele conteúdo no futuro.

2- Os mapas mentais são objetivos

Eles permitem que conteúdos extensos e cansativos sejam explicados através de pontos principais. Na era da informação, assimilar tudo seria impossível.

Com um Mapa Mental, é possível ter uma visão macro do assunto, onde apenas os pontos mais relevantes estão destacados e organizados de uma forma hierárquica e tudo isso sem perder a qualidade.

Todos esses fatores reunidos são capazes de aumentar em até 73% a taxa de memorização em comparação a outros métodos tradicionais de estudo.

3- Os Mapas Mentais são atrativos

Um Mapa Mental bem construído dispõe de recursos como cores e imagens, que são muito eficientes.

Quando se utiliza Mapas Mentais, o espaço em branco ao redor do conteúdo colorido ajuda a focar melhor, a saber o que é mais importante e também ajuda os olhos relaxarem dos textos lineares e cansativos.

Já as imagens são uma linguagem universal que pode superar qualquer barreira linguística. O ser humano é intrinsecamente ensinado a processar imagens desde criança. Quanto mais cor e mais chamativo, mais fácil será o aprendizado.

4- Estrutura hierárquica

Quando conceitos são ensinados aleatoriamente é mais fácil esquecer. Já os Mapas Mentais formam estruturas na mente humana, o que permite que a memorização seja bem maior.

O cérebro funciona por associação. Uma ideia sempre dará origem a outra. E é isso que o Mapa Mental faz.

Por isso os Mapas Mentais são tão eficazes para pessoas que estão estudando para concurso público, vestibular e até mesmo para quem está na escola ou deseja simplesmente organizar a rotina.

Website: https://eutenhodireito.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome