Frequentadores de dois bares da região central de São José dos Campos foram surpreendidos no dia (29/02) com uma incursão do programa Lei Seca. Profissionais do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências e Emergências), agentes de trânsito e guardas municipais da Prefeitura levaram informações sobre o custo e o impacto de um acidente de trânsito no sistema de saúde.
Na ação, os clientes receberam orientações e foram alertados sobre os perigos e as consequências de beber e dirigir. Aproximadamente 150 pessoas foram abordadas.
O intuito foi conscientizar os condutores. Nos feriados prolongados, as mortes no trânsito sobem 30% em média, de acordo com levantamento divulgado no mês passado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Esse aumento está diretamente associado à mistura de álcool e direção.
As equipes chegaram ao estabelecimento uniformizadas e com as respectivas viaturas e sirenes ligadas, chamando a atenção de todos. Os agentes se aproximaram das mesas e entregaram uma conta que traz a estimativa das despesas de um acidente de trânsito no município.
Após a abordagem, os clientes tiraram fotos com as conhecidas placas da Lei Seca, mostrando apoio ao programa, que neste ano traz nova mensagem: Por Mais Sorrisos.
O slogan propõe à sociedade uma nova avaliação quando o assunto é beber e dirigir. Tanto envolver-se num acidente de trânsito como ser autuado por embriaguez ao volante numa blitz, as duas ocorrências interferem negativamente no bem-estar das pessoas.
Nesse sentido, a orientação da campanha é para que os motoristas e motociclistas busquem formas alternativas de locomoção – táxi, transporte individual por aplicativos ou ônibus – para chegar em casa com segurança depois da diversão.
Para receber as ações educativas do programa Lei Seca, o estabelecimento interessado pode fazer a solicitação pelo e-mail educamob@sjc.sp.gov.br.
MAIS NOTÍCIAS
Mobilidade Urbana