Em São José dos Campos, biblioteca Cassiano Ricardo tem programação especial em março

Programação de março da Biblioteca Cassiano Ricardo será voltada à informação e acessibilidade por meio da leitura - Foto: PMSJC

0
644
SB post

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo oferece uma programação especial para este mês de março. Exposições, oficinas e contação de histórias são algumas das atividades culturais gratuitas para toda a população. Já nesta segunda-feira (5), será possível visitar a exposição “Visceral”, com poesias da escritora joseense Luana Helena e fotos de Isabel Ponce. A mostra pode ser vista até o dia 28 de março, de segunda a sexta, das 8h15 às 16h45.

Pensando na importância da formação, informação e acessibilidade, a Biblioteca Cassiano Ricardo traz para seu público atividades diversificadas. “A informação é a ferramenta privilegiada do processo de formação e desenvolvimento do homem e da sociedade. E com o objetivo de oferecer, aos nossos leitores e visitantes, um serviço de qualidade nesta área da informação e da formação, a nossa programação está com uma série de atividades culturais e pedagógicas focadas na acessibilidade para pessoas com deficiência e nas tecnologias integradas à missão da Biblioteca, como difusora da cultura, promotora de acesso ao livro e formação leitora”, disse a coordenadora do programa de bibliotecas, Gisele Moreira.

A programação conta com a Fundação Dorina Nowill como parceira. A Fundação apresenta a oficina “A leitura inclusiva e o livro digital acessível Daisy (sistema digital acessível)”, sobre livros digitais sonoros que têm como objetivo ajudar deficientes visuais ou qualquer outra pessoa que possua dificuldade de acesso a materiais escritos tradicionais. A atividade acontece nos dias 14 e 21, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Nos dias 14 e 21, das 14h às 16h acontece a oficina de contação de história “Conta aí…”, ministrada pela professora Flávia Mara, e no dia 23 a escritora Sandra Guimarães será a mediadora da oficina pedagógica e literária “Quem conta um conto aumenta um ponto”, que acontece entre 14h e 16h30.

Outras oficinas pedagógicas e literárias acontecem neste mês de março. No dia 26, o mestre em educação, Kelem Zapparoli, apresenta a “Contar e Encantar”, das 14h às 16h. O doutor em história social, Ricardo Sorgon Pires ministrará a oficina “História oral: uma introdução para a prática escolar e comunitária”, no dia 27, das 14h às 17h. E no dia 28, entre 14h e 16h30, acontece a oficina “Introdução à Literatura Afro-brasileira”, apresentada pela doutora em estudos literários, Nilce Camila de Carvalho.

Visitas monitoradas

A biblioteca Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos, também realiza visitas monitoradas para grupos de aproximadamente 40 pessoas. Essa atividade é oferecida às terças e quintas-feiras, no período da manhã ou tarde e têm duração de 1h30.

Durante a visita, os participantes conhecem a história do patrono do local, Cassiano Ricardo, e visitam todas as dependências da biblioteca. Ao final, participam de uma oficina de confecção de marcador de página, que levam como lembrança.

A Biblioteca Cassiano Ricardo está localizada na rua 15 de Novembro, 99, no centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3921-6330.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome