Prefeitura de São Bernardo lança semana de proteção e cuidado à Saúde da Mulher

Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde irão ofertar coletas de Papanicolau e exames preventivos de câncer de mama, de hoje a 9 de março, das 7h às 17h

0
331
SB post

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Bernardo lançou a “Semana da Mulher”.  Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão oferecer de 8 a 9 de março coletas de Papanicolau, consultas ginecológicas e exames preventivos de câncer de mama, sem necessidade de agendamento prévio. O horário de funcionamento será das 7h às 17h.

Uma equipe multiprofissional, composta por médicos ginecologias, enfermeiras e técnicos/auxiliares de enfermagem foi selecionada para atender exclusivamente ao público feminino.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve na UBS Leblon, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, conversando com as pacientes e médicas da unidade. Salientou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Abrimos todas as unidades de saúde para as mulheres, a prevenção é sempre o melhor tratamento. Ano passado, realizamos 7.200 exames de Papanicolau, esse ano queremos ampliar ainda mais o número de atendimentos. Escolhemos homenagear as mulheres, oferecendo um serviço de saúde com respeito e eficiência”, disse Morando.

A dona de casa, Maria Lucia, 52 anos, fez questão de participar da ação logo no primeiro dia. “Essa é a segunda vez que participo dessa campanha. É muito importante estarmos atentos ao nosso corpo. Nós mulheres precisamos fazer os exames preventivos todos os anos, eles podem salvar a nossa vida”, explicou Maria.

Também dona de casa, Deborah Castilho, 53 anos, fez elogios à Administração, destacando os serviços do setor no município. “Sou moradora do bairro e frequento a UBS Leblon, mas já fui atendida em quase todos os postos do município. Sempre sou muito bem atendida e posso afirmar que a saúde está melhorando e muito”, apontou Deborah.

Para participar da campanha, basta ir até a UBS portando um documento com foto, a carteirinha da unidade e o cartão do SUS. As pacientes que apresentarem alterações nos exames serão indicadas para realizar tratamento no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

Por:  Gabriela Maria

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome