SB post
O Paço Municipal de Santo André foi tomado neste domingo (3) por cerca de 8 mil amantes do skate, que participaram da maior corrida da modalidade no mundo, a Skate Run. Além dos percursos de 4 km e 8 km, o evento contou também com uma série de atrações e atividades envolvendo o esporte.
O evento foi um sucesso. Ao todo, foram quase 3 mil skatistas inscritos e outras 5 mil pessoas de público rotativo. Uma corrida histórica para a modalidade e para Santo André, que tem a fama de “cidade do skate”.
Disputada nas categorias “Profissional” e “Amador”, tanto masculino como feminino, a competição também contou com a participação de um dos embaixadores da modalidades no Brasil, o andreense hexacampeão mundial, Sandro Dias, também conhecido como Mineirinho. Outros destaques da Skate Run foram a clínica de skate e shows de Motocross Freestyle e BMX Freestyle, com o campeão brasileiro Fred Kyrillos e Caio Rabisco, da seleção brasileira.
Segundo o prefeito Paulo Serra, o evento é importante para o município por estimular as pessoas as praticarem esportes, além de oferecer entretenimento para os munícipes. “O skate é o segundo esporte mais praticado na cidade, só perde para o futebol. Eventos como esse só nos ajudam, por isso que fizemos grande esforço para trazer esse evento para a cidade. Investimento no esporte, na cultura e no lazer, é economia na saúde e na segurança. Esse tipo de atração sem dúvida nenhuma traz mais qualidade de vida para o andreense”, disse o prefeito.
Para Mineirinho, um evento desse porte em sua cidade natal vem em um momento decisivo para a modalidade, que passará a ser olímpica a partir de 2020. “Fazia tempo que não tínhamos um grande evento como esse em Santo André. Desde o ‘Dia D’ não tivemos mais eventos aqui. Voltar com um evento dessa magnitude para nós é maravilhoso por fortalecer mais o esporte. Ficamos felizes que deu tudo certo e a galera compareceu. O meu primeiro campeonato de skate foi nessa rua, em 1986, e estar participando de um evento desse tamanho no mesmo lugar que disputei o primeiro evento de skate da minha vida é uma sensação muito boa”, contou Mineirinho.
Essa foi a quarta edição da Skate Run, sendo a primeira em Santo André. As premiações para os vencedores foram entre R$ 500 e R$ 5 mil, variando de acordo com a colocação e modalidade. Com o apoio da Prefeitura, o evento é particular e não teve custo aos cofres do município.
Texto: Renan Muniz
Fotos: Ricardo Trida/PSA
Fotos: Ricardo Trida/PSA
Publicidade