Programa Vem Maria em Santo André, que acolhe mulheres vítimas de violência, completa 20 anos

Centro de referência recebe por mês cerca de 280 mulheres, que sofrem variados tipos de agressões

0
706
Alex Cavanha/PSA
SB post

Criado com o objetivo de promover acolhimento, acompanhamento social e atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência, o programa Vem Maria completou 20 anos de criação na sexta-feira (20). A data foi celebrada durante a manhã, em uma cerimônia realizada no auditório Heleny Guariba. O centro de referência do programa recebe por mês cerca de 280 mulheres, algumas pela primeira vez e outras que retornam para passar por atendimento psicossocial da equipe técnica multidisciplinar formada por uma assistente social e duas psicólogas.

A maior parte dos atendimentos do Vem Maria é relacionada à violência doméstica, mas também há mulheres que procuram por auxílio depois de passarem por outros tipos de violência, tais como a institucional, sexual e assédio moral. Mais recentemente, uma nova forma de agressão se tornou comum, a violência digital, quando há difamação da mulher pelo parceiro na internet e com a chamada “pornografia da vingança”, que consiste em divulgar em sites e redes sociais fotos e vídeos com cenas íntimas do casal, para constranger e ameaçar as mulheres.

Em todas as situações, a profissional responsável pelo atendimento prioriza respostas individualizadas e faz os encaminhamentos necessários, sempre de acordo com a decisão da mulher atendida. “Comemorar 20 anos de Vem Maria é muito importante, porque é um programa que atravessou várias gestões, se fortalecendo como uma política pública na cidade, antes mesmo da criação da Lei Maria da Penha. Muito se caminhou nestas duas décadas, mas podemos caminhar muito mais. Esse é o nosso compromisso, trabalhar mais, articulando principalmente a rede desse atendimento”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

“Celebrar 20 anos deste programa, uma política pública de defesa da mulher em situação de violência, em situação de fragilidade, para nós é um orgulho. É uma política pública que sobrevive a governos, que sobrevive a bandeiras, que sobrevive a cores. A proteção da mulher e a proteção da dignidade da pessoa humana deve se sobrepor a qualquer momento”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

No centro de referência são ofertados atendimentos psicossociais (individual e em grupo), orientações sobre os direitos das mulheres, inserção social e de cidadania, reuniões de rede para articulação e fortalecimento dos serviços. Em março deste ano, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social deu início a diversas apresentações do programa “Vem Maria”, com palestras informativas e reflexivas em diversos locais da cidade (centros comunitários, CRAS, Unidades de Saúde, Instituições de Ensino), com objetivo de divulgar o serviço e orientar as mulheres a buscar ajuda quando necessário. A mulher vítima de violência doméstica pode procurar atendimento em um dos seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Santo André.

A mulher vítima de violência doméstica pode procurar atendimento em um dos seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Santo André. As equipes das unidades são responsáveis por direcionar as vítimas para o centro de referência do Vem Maria, quando necessário.

Relação dos CRAS de Santo André:

CRAS ALZIRA FRANCO
Endereço: Rua Amapola, s/nº – Jardim Alzira Franco
Contato: (11) 4437-2932/ 4474-1928
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h

CRAS CENTRO
Endereço: Rua Xavier de Toledo, 350 – Centro
Contato: (11) 4433-4550
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h

CRAS MAREK
Endereço: Rua Engenheiro Heitzmann Júnior, s/nº – Jardim Marek
Telefone: (11) 4474-2712
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h

CRAS RECREIO/MIAMI
Endereço: Rua Arara Azul, 1710 – Recreio da Borda do Campo
Contato: (11) 4457-9880
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h

CRAS VILA LUZITA
Endereço: Estrada do Pedroso, 236 – Vila Luzita
Contato: (11) 4455-8527
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 7h às 17h

CRAS JARDIM CRISTIANE
Endereço: Rua Martinópolis, s/nº, Jardim Cristiane
Contato: (11) 4452- 2944
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h

CRAS UTINGA
Endereço: Avenida Utinga, 1971, Utinga
Contato: (11)4994-4766
Expediente: de segunda a sexta-feira – das 8h às 17h

Texto: Daniele Vieira

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome