“Missão Santo André Colômbia” estimula exportações e criação de empregos na cidade

Lançamento do projeto ocorreu nesta segunda-feira, com a presença de representantes de 110 empresas

0
511
SB post

Com o objetivo de abrir novas oportunidades para empresas de Santo André e gerar empregos no município, a Prefeitura lançou na segunda-feira (26) o projeto “Missão Santo André Colômbia”. A iniciativa visa incentivar as exportações da cidade para o promissor mercado colombiano, que passou a contar com diversas oportunidades de negócios após o acordo de paz de 2016 que encerrou décadas de conflito entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Desenvolvido em parceria com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Tec Mobile e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o projeto foi lançado em evento no Auditório Heleny Guariba (anexo ao Teatro Municipal) e contou com a presença de representantes de 110 empresas, além do prefeito Paulo Serra e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Ailton Lima.

Na avaliação do prefeito Paulo Serra, a iniciativa é importante para que as empresas alcancem maiores lucros e gerem mais empregos em Santo André. “A nossa cidade vem se recuperando economicamente e viramos o ano sendo a cidade do ABC que mais gerou empregos, além de que pela primeira vez depois de seis anos nós encerramos um ciclo de déficit na balança comercial, exportamos mais do que importamos. Esse ambiente é muito favorável para estreitarmos relações com um país em crescimento, como a Colômbia. Hoje eles estão entre as economias que mais crescem na America Latina, em franco desenvolvimento. Isso dá oportunidade para os empresários instalados na cidade exportarem mercadorias e fazerem parcerias técnicas. Assim, podemos melhorar ainda mais a geração de emprego em Santo André”.

A Colômbia está entre as economias mais promissoras da América Latina. O país se encontra em crescimento econômico há cerca de 10 anos consecutivos, com uma média anual de 4%, conforme dados do Banco Mundial. Além disso, o interesse em investimentos no país aumentou entre os empreendedores brasileiros, muito devido ao crescente PIB (Produto Interno Bruto) e ao baixo índice de desemprego. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia cresceu 165% entre 2005 e 2014. No país existem departamentos que tiram dúvidas referentes à legislação, tributação, além de informar quais negócios são mais carentes de investimento.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a ideia do projeto surgiu após contato com uma das empresas parceiras. “Um dos apoiadores do nosso Meeting Empresarial no ano passado foi a Tec Mobile, então os visitei pessoalmente para agradecer. Como eles possuem filial na Colômbia, fizeram o convite para conhecermos o local. Após a visita, reconhecemos o potencial e todos os pontos positivos de se empreender no país, que é promissor. Dessa forma, resolvemos fazer a Missão Santo André Colômbia para que as empresas sejam estimuladas a também exportarem seus serviços para o país”, afirmou.

O evento desta segunda-feira foi apenas o primeiro passo do projeto “Missão Santo André Colômbia”. Entre maio e junho estão previstas visitas técnicas para o contato com empresas colombianas.

Texto: Renan Muniz
Fotos: Ricardo Trida/PSA

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome