Em Santo André, ponte da avenida dos Estados, na altura da rua dos Alpes, é liberada para veículos

Diagnóstico feito pelo Semasa identificou infiltração e comprometimento da estrutura da via, que passou por obras de recuperação

0
541
Ricardo Trida/ PSA
SB post

A Prefeitura de Santo André liberou na segunda-feira (26) para o tráfego de veículos a ponte da avenida dos Estados localizada na altura da rua dos Alpes. Durante o final de semana, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) executou o trabalho de sinalização horizontal e vertical, além da ligação dos semáforos para pedestres e carros.

A travessia sobre o rio Tamanduateí passou por obras de recuperação de sua estrutura, que tiveram início em dezembro do ano passado, após o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela intervenção, detectar que a segurança da ponte estava prejudicada. Parte da estrutura ficou completamente comprometida por conta de infiltração de água da chuva, causando danos irreversíveis. Mas o Semasa conseguiu recuperar 70% da passagem, adequando a via para seis metros de largura útil, com duas faixas disponíveis para a circulação de veículos.

“Esta é mais uma ponte que a gente devolve para a cidade, uma alça importante que faz ligação no sentido Mauá – São Paulo para o centro de Santo André. Já entregamos no prazo a ponte do Sam’s Club e nesse ano estamos entregando, também no prazo, esta ponte da rua dos Alpes”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que esteve no local nesta segunda-feira.

As obras também envolveram a reconstrução do guarda-corpo da ponte, que é a estrutura de concreto lateral que traz proteção aos pedestres e motoristas. O investimento total foi de cerca de R$ 1 milhão. Agentes do DET permanecerão no local pelos próximos dias orientando os motoristas e controlando o fluxo de veículos nas duas faixas de rolamento da ponte no sentido centro.

Santa Teresinha – Outra ponte que passa por benfeitorias é a da rotatória de Santa Teresinha, sentido São Caetano, na altura do viaduto Presidente Castelo Branco. O trabalho, que também é de recuperação da estrutura da via, contempla a instalação de 72 estacas de concreto para sustentar a passagem e evitar que a água não infiltre a estrutura. A previsão é de que as obras, orçadas em R$ 1,2 milhão, terminem até abril.

Diagnóstico inédito – A manutenção das pontes da avenida dos Estados teve início a partir de um diagnóstico inédito realizado em 2017 pelo Semasa em 43 pontes que cruzam rios e córregos da cidade. O objetivo foi detectar preventivamente problemas que pudessem comprometer a segurança das estruturas e, assim, agilizar obras de recuperação das vias para evitar maiores problemas.

Com o estudo, ainda no ano passado, outras duas pontes passaram por intervenção: no rio Tamanduateí (avenida dos Estados junto à avenida Eng. Olavo Alaísio de Lima, ao lado da Craisa) e outra do córrego Guarará (avenida Capitão Mário Toledo de Camargo com a rua Cisplatina). Além disso, o Semasa também reconstruiu em seis meses, de abril a outubro, a ponte nas proximidades do Sam’s Club, que entrou em colapso.

Texto: Viviane Raymundi

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome