Em Santo André, Cartão Prioridade beneficia 315 idosos no primeiro dia de cadastramento

Com o benefício, maiores de 65 anos poderão entrar nos ônibus municipais pela porta da frente; cadastro será realizado no saguão do Teatro Municipal até 6 de abril

0
1323
SB post

Criado com o objetivo de facilitar a entrada de idosos nos ônibus municipais, o Cartão Prioridade já beneficiou os primeiros munícipes de Santo André. No dia (05/03), a Prefeitura deu início ao cadastramento dos usuários maiores de 65 anos, que agora poderão entrar pela porta da frente dos coletivos da cidade. Neste primeiro dia, foram emitidos 315 cartões, que já podem ser utilizados em qualquer ônibus municipal.

O cadastramento está sendo realizado no saguão do Teatro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 6 de abril. Com o cartão, além de poder entrar pela porta da frente dos ônibus, o idoso não precisa mais apresentar o RG para o motorista. As novidades trazem maior conforto e segurança aos usuários e fazem parte da campanha “Pela Porta da Frente”, promovida pela Prefeitura, por meio da SATrans, em parceria com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). Quem tiver interesse em obter o Cartão Prioridade deverá apresentar documento com foto e comprovante recente de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido nos últimos três meses e em nome do próprio idoso. O cartão é emitido na hora e o usuário já poderá utilizá-lo.

O aposentado Euzinei Ventura Soares, de 66 anos, não perdeu tempo e já fez seu cartão logo no primeiro dia. “Com a entrada pela porta da frente, o motorista consegue ver que está entrando uma pessoa de idade. Agora todos são iguais, não tem diferença. Quando entrava por trás, me sentia excluído. Isso trás a dignidade e o respeito de volta porque não importa sua idade, importa seu valor. Você é cidadão do município e temos os mesmos direitos que todos os outros. O caminho é esse, é melhorar”, afirmou Soares.

Quem também já saiu do Teatro Municipal com o cartão em mãos foi a aposentada Maria Célia de Andrade, de 65 anos, que só vê vantagens e maior facilidade com a nova medida. “Eu achei ótima essa ação. Agora a tendência é melhorar muito e reduzir também o número de acidentes com idosos no transporte público. Além disso, é muita humilhação você ter que mostrar o RG para entrar no ônibus, enquanto todo mundo pode entrar normal. É uma iniciativa simples, mas muito boa”, afirmou Maria.

Com a novidade, será apenas necessário o idoso passar o Cartão Prioridade no leitor da catraca e fazer o reconhecimento biométrico para liberar sua passagem, sem a cobrança de tarifa. Tanto o embarque como a emissão do cartão são gratuitos. O idoso que não tiver o novo cartão poderá continuar acessando os ônibus pela porta de trás. O cartão Melhor Idade, que já existe e oferece gratuidade para usuários entre 60 e 65 anos continuará funcionando normalmente.

Texto: Renan Muniz
Fotos: Ricardo Trida/PSA

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome