No próximo sábado, 17 de março, das 8 às 14 horas, a Prefeitura de Ubatuba organiza o dia D de ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
As ações terão como foco as regiões do Ipiranguinha, Estufa II e Sesmaria. Além dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, participam do dia D voluntários de diversas autarquias e secretarias municipais e moradores dos diferentes bairros.
A ação é aberta a quem queira participar. As equipes se concentrarão às 8 horas na Escola Municipal Mário Covas (rua da Cascata, 823), no Ipiranguinha, e no campo de futebol da Praça Maracanã, na Estufa II.
Febre amarela
O dia D também será de reforço à vacinação contra a febre amarela. As unidades de saúde Estufa II-A e Sesmaria abrirão das 8 às 14 horas. Já no Ipiranguinha, haverá uma tenda fixa de vacinação no posto de gasolina na entrada da rua da Cascata, também no mesmo horário, e equipes volantes de Estratégia de Saúde da Família aplicando a vacina casa a casa.
Últimos preparativos
Em reunião realizada na quarta-feira, 14, foram acertados os últimos detalhes da ação. Participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Educação e de Serviços de Infraestrutura Pública, além da assessoria do Gabinete do Prefeito.
“A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a batalha contra o mosquito”, destacou Adilson Lopes, assessor de Desenvolvimento Social do Gabinete do Prefeito.
“A participação da população é de fundamental importância. O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser uma preocupação constante. É importante também que todos tomem a vacina contra a febre amarela, antes que o vírus chegue a Ubatuba”, reforçou o prefeito Délcio Sato (PSD).