Greve dos Caminhoneiros – Prefeitura de Ubatuba declara situação de emergência na cidade

0
660
Greve dos Caminhoneiros Ubatuba
SB post

Diante do impacto e da gravidade dos efeitos decorrentes da paralisação nacional dos caminhoneiros, iniciada no dia 21, que ocasionou o desabastecimento de bens indispensáveis à manutenção de serviços públicos essenciais o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD) assinou na tarde desta segunda-feira, 28, um Decreto declarando situação de emergência no município.

O documento também prevê a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise no Gabinete do Prefeito, cuja função é propor e adotar todas as medidas preventivas ou reparadoras, administrativas e judiciais visando a manutenção dos serviços públicos essenciais à população ubatubense. O órgão é composto pelo prefeito, chefe de gabinete, e pelos secretários municipais das seguintes pastas: Administração, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Saúde, Segurança Pública e Comunicação.

Foi realizada uma reunião entre representantes das secretarias mais afetadas, juntamente com o Comitê e representantes de empresas, como a Verde Bus, para avaliar a atual situação em que o município se encontra.

Para o prefeito, a medida foi necessária para garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais. “Estamos tomando todas as providências para que os serviços básicos de atendimento à população sejam afetados o mínimo possível. Nossa equipe está trabalhando para encontrar soluções temporárias até que a situação normalize, por isso, contamos com o poio e compreensão dos cidadãos nesse período difícil”, destacou Sato.

A administração ainda esclarece que a medida não foi expedida antes pois a expectativa era normalização da situação em âmbito nacional e o seguimento do curso natural dos serviços e abastecimentos. Como o quadro permanece inalterado, se fez necessária a decretação da situação de emergência no âmbito do município de Ubatuba.

Serviços

Até quarta-feira, 30, as escolas municipais e creches funcionam normalmente. Nesta data, a situação será revista, pois será preciso avaliar o abastecimento de gás de cozinha e mantimentos para oferecimento da merenda.

A secretaria de Saúde, em um primeiro momento, estava tendendo somente pacientes da hemodiálise e situações de emergência. Com um abastecimento emergencial, a pasta conseguiu retomar o atendimento aos pacientes oncológicos de quimioterapia e radioterapia. Para os demais pacientes, exames e cirurgias eletivas, os serviços de transporte ainda estão suspensos. O SAMU permanece com plano emergencial –  a central de regulação está liberando apenas para casos graves emergenciais – a triagem sobre o atendimento ou não da ocorrência mediante acionamento via telefone é feita por uma regulação médica regional, cuja sede é em São Sebastião.

A Verde Bus, empresa de transporte coletivo, continua operando com a frota reduzida, circulando nos horários de domingo e feriados. De acordo com o gerente administrativo, Carlos Araújo, a frota possui combustível para atender à população nestas condições somente até sexta-feira, 01 de junho.

Referente à coleta de lixo, a Sanepav, empresa responsável pelos serviço, voltou a operar nesta segunda-feira, 28, com frota reduzida. Tanto a prestadora de serviço como a Prefeitura solicitam a compreensão e colaboração da comunidade quanto ao armazenamento do lixo.

O presidente interino da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), Pedro Tuzino, também informou que por questão de segurança, foi suspenso o transporte de material de aterro e extrações. Obras também foram suspensas por falta de logística, material, equipamentos e combustível. Segundo ele, assim que a situação normalizar e as condições forem recuperadas, os trabalhos serão retomados. Com relação às obras, a previsão é voltar ao normal na próxima segunda-feira, 04. Os serviços administrativos, rotinas e frentes que estão supridas seguem dentro da normalidade.

Festa da Colônia Japonesa

Também devido à paralisação dos caminhoneiros, o transporte e a montagem da estrutura para a realização da Festa da Colônia Japonesa e das apresentações culturais foram afetados, bem como, a aquisição de insumos para o preparo dos pratos tradicionais da Festa. Diante disso, um consenso entre a organizadora Associação Nipo Brasileira (Anibra) e a Prefeitura Municipal, ficou decidido que a festa será adiada.

“A ANIBRA – Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, vem comunicar à população que a realização do “11º Festival da Cultura Japonesa”, a qual estava prevista para 30/05/2018, será prorrogada para a data de 23/09/2018, tendo em vista o movimento grevista denominado “greve dos caminhoneiros”. Mais informações, e esclarecimentos, acesse a página da associação no Facebook pelo portal www.facebook.com/anibra.ubatuba, comunicou a diretoria da Associação.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome